Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.docx)
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, logo abaixo.
  • Os autores afirmam não haver conflitos de interesses de acordo com a política editorial da RICV no manuscrito enviado.

Diretrizes para Autores

2.1. SUBMISSÃO DO ARTIGO:

2.1.1. Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Um tutorial simplificado para o processo de submissão de manuscritos na platforma pode ser acessado aqui.

2.1.2. Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.docx).
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5 cm; usa uma fonte Times New Roman de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos no item Diretrizes para autores e estão no MODELO DO ARTIGO CORRESPONDENTE (ver modelo para cada tipo abaixo).
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

2.1.3. Categorias de trabalhos aceitos

  • Artigos originais: são contribuições destinadas a divulgar resultados de pesquisa empírica inédita. Devem atender aos princípios de objetividade e clareza da questão norteadora. Artigos originais deverão ter no mínimo de 10 páginas e máximo de 25 páginas, incluindo a lista de referências;
  • Artigos de revisão: deverão ser categorizados como Narrativa, Integrativa, Sistemática ou Metanálise, de Escopo, e explicitar Objetivo, Fonte de dados, Síntese dos dados (quantitativos ou qualitativos) e Conclusões (as conclusões e suas aplicações). Os procedimentos adotados e a delimitação do tema devem estar incluídos. Revisões de literatura (sistemática, integrativa, narrativa ou metanálise): mínimo 20 páginas e máximo de 35 páginasincluindo a lista de referências;
  • Relato de experiência/caso: é um texto que descreve uma experiência que possa contribuir de forma relevante para sua área de atuação. Ele traz as motivações ou metodologias para as ações tomadas na situação e as considerações/impressões que a vivência trouxe àquele(a) que a viveu. O relato é feito de modo contextualizado, com objetividade e aporte teórico. Em outras palavras, não é uma narração emotiva e subjetiva, nem uma mera divagação pessoal e aleatória. É importante que seu relato não fique apenas no nível de descrever uma situação. Ele deve ir além e estabelecer ponderações e reflexões, embasadas na experiência relatada e no seu respectivo construto teórico. É esperado que tais experiências possam contribuir para outros pesquisadores da área, ampliando seu efeito como potencial exemplo para outros estudos e vivências.  Relato de experiência/caso: mínimo 5 páginas e máximo de 15 páginasincluindo a lista de referências;
  • Carta ao Editor: comunicação de matéria relevante ligada a RICV ou comentário crítico de trabalhos publicados na mesma, quando será concedido o direito de contra argumentar aos autores. O manuscrito deve ter no máximo duas páginas. Cartas ao editor: máximo de 02 páginas;

Sugerimos o uso das seguintes recomendações, de acordo com a categoria do manuscrito submetido:

CONSORT – checklist e fluxograma para ensaios controlados e randomizados;

STARD – checklist e fluxograma para estudos de acurácia diagnóstica;

MOOSE – checklist e fluxograma para metanálises e revisões sistemáticas de estudos observacionais;

PRISMA – checklist e fluxograma para revisões sistemáticas e metanálises;

STROBE – checklist para estudos observacionais em epidemiologia;

RATS – checklist para estudos qualitativos.

2.1.4. Autoria

Será aceito o máximo de 08 autoras(es) por manuscrito. O texto manuscrito não deve incluir qualquer informação que permita a identificação de autoria; os dados das autorias deverão ser informados apenas nos campos específicos do formulário de submissão.  Poderá ser incluído, após o tópico de conclusão do artigo, o item "Agradecimentos", caso seja necessário citar instituições e pessoas que colaboraram com o desenvolvimento do estudo, mas não preenchem os critérios de coautoria. Indicar acordo internacional. 

Os autores devem colocar seu ORCID (Open Researcher and Contributor ID) no momento em que submeterem seu artigo a Revista da RICV. O ORCID é um código alfanumérico internacional que identifica exclusivamente cientistas e outros autores académicos e contribuidores e os diferencia de quaisquer outros pesquisadores. Caso ainda não possua, efetue seu cadastro através do link https://orcid.org/ 

 2.2- FORMATAÇÃO DO ARTIGO:

2.2.1. Organização do manuscrito

Deve ser utilizado o editor de texto preferencialmente Word, com fonte Times New Roman 12 e espaçamento entrelinhas 1,5 cm e utilizar o MODELO pertinente ao tipo de trabalho a ser submetido (ver na pasta do link "Arquivos para autores"). Este modelo deve ser baixado para o computador do autor e enviado no formato .docx. O número máximo de páginas deve respeitar os limites estabelecidos para cada categoria de trabalho definida anteriormente. Podem ser submetidos/aceitos manuscritos em língua portuguesa.

2.2.2. Página de título

Deve conter: título do artigo em português e inglês; nome completo das(os) autoras(es), maior titulação e afiliação institucional; link do currículo lattes (para autores nacionais) e ORCID; Declaração de Conflito de Interesse (caso não haja, escrever apenas “Nada a declarar.”); número de tabelas, imagens e figuras; Endereço eletrônico de todas as autorias.

2.2.3. Resumo

Deve ser apresentado em português e inglês*; no mesmo arquivo que o corpo do artigo, estruturado nos tópicos: Objetivo; Método; Resultados; Conclusão. Os autores deverão apresentar o texto do resumo em português e inglês, e este não exceder o máximo de 250 palavras. Ao final, devem ser apresentados 3 a 5 palavras-chave, de acordo com Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da Biblioteca Virtual de Saúde.

*Atenção: cabe aos autores entregar traduções de boa qualidade. Traduções ruins resultarão em devolução ou rejeição sumária do artigo.

2.2.4. Corpo do artigo

Para os artigos originais ou revisões sistemáticas, deve-se seguir a estrutura: Introdução, Métodos, Resultados, Discussão e Conclusão, podendo ser estruturados na mesma sessão os resultados e discussão. 

Para os relatos de experiência, deve-se seguir a estrutura: Introdução, Relato (com o contexto da intervenção, público-alvo, descrição das ações, resultados alcançados, discussão, avanços e desafios) e Conclusão. Outras categorias de manuscritos (revisões narrativas, ensaios, resenhas e cartas ao editor) seguem os formatos de texto a elas apropriados.

2.2.4. Citações 

As indicações das referências nas citações devem seguir o Estilo Vancouver (ver no GUIA PARA ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS VANCOUVER - ICMJE- basta clicar no link pra abrir).. Ao final do texto, cada citação deve ser referenciada conforme a normatização selecionada.

2.2.5. Referências

As referências devem ser formatadas no Estilo Vancouver (ver no GUIA PARA ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS VANCOUVER - ICMJE- basta clicar no link pra abrir). URLs e DOIs devem ser incluídos para as referências, quando disponíveis.

2.2.6. Tabelas, quadros e figuras

As figuras e tabelas devem ser inseridas no texto, não ao final do documento na forma de anexos, com numeração arábica consecutiva e breve título/legenda. No texto deve haver indicação do local de inserção de cada uma delas.

Tabelas: Devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, na ordem em que foram citadas no texto e receber um breve título (O que? Quem? Onde? Quando?). A linha de cabeçalho deverá ter traço superior e inferior apenas, e a última linha da tabela deverá ser limitada inferiormente com traço, enquanto o restante da tabela não deverá conter traços horizontais ou verticais. As notas explicativas devem ser colocadas no rodapé das tabelas e ser identificadas com números arábicos sobrescritos.

  Figuras: As ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos, etc.) devem ser citadas como Figuras e numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, na ordem em que foram citadas no texto e apresentadas após as tabelas, caso existam. Devem conter título e legenda apresentados na parte inferior da figura. Só serão admitidas para publicação figuras suficientemente claras e com qualidade digital, preferentemente no formato vetorial. No formato JPEG, a resolução mínima deve ser de 300 dpi. Se houver figura extraída de outro trabalho, previamente publicado, os autores devem solicitar autorização, por escrito, para sua reprodução e encaminhar para a revista.

2.2.7 Documentos suplementares (clique nos links para obter os modelos):

Parecer de Comitê de Ética em Pesquisa (quando couber, baixado da Platorma Brasil, Parecer consubstanciado do CEP), Carta de ApresentaçãoDeclaração de Autoria e Responsabilidade, e Cessão de Direitos Autorais (quando do uso de imagens que não sejam do autor, não obrigatório somente para obras em domínio público).

Artigos originais

São contribuições destinadas a divulgar resultados de pesquisa empírica inédita. Devem atender aos princípios de objetividade e clareza da questão norteadora. Artigos originais deverão ter no mínimo de 10 páginas e máximo de 25 páginas no formato do modelo, incluindo a lista de referências;

Para formatação, baixe o arquivo 2023-RICV-Modelo 1- ARTIGO ORIGINAL E REVISÃO que está na pasta "Arquivos para autores" (clique no link e baixe o modelo para seu computador. Se o arquivo não for baixado a formatação original é perdida). Para submissão do manuscrito enviar a versão para os parceristas SEM IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES. Os dados das autorias deverão ser informados apenas nos campos específicos do formulário de submissão. Em caso de aceite do manuscrito, o arquivo .docx será devolvido para possíveis correções dos pareceristas, quando couber, e então deverão ser inseridos na primeira página. no local designado, as informações sobre os autores, conforme disposto no modelo.

Revisões de literatura (sistemática, integrativa, narrativa ou metanálise)

Deverão ser categorizados como Narrativa, Integrativa, Sistemática ou Metanálise, de Escopo, e explicitar Objetivo, Fonte de dados, Síntese dos dados (quantitativos ou qualitativos) e Conclusões (as conclusões e suas aplicações). Os procedimentos adotados e a delimitação do tema devem estar incluídos. Revisões de literatura (sistemática, integrativa, narrativa ou metanálise): mínimo 20 páginas e máximo de 35 páginas, incluindo a lista de referências;

Para formatação, baixe o arquivo 2023-RICV-Modelo 1- ARTIGO ORIGINAL E REVISÃO que está na pasta "Arquivos para autores" (clique no link e baixe o modelo para seu computador. Se o arquivo não for baixado a formatação original é perdida). Para submissão do manuscrito enviar a versão para os parceristas SEM IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES. Os dados das autorias deverão ser informados apenas nos campos específicos do formulário de submissão. Em caso de aceite do manuscrito, o arquivo .docx será devolvido para possíveis correções dos pareceristas, quando couber, e então deverão ser inseridos na primeira página. no local designado, as informações sobre os autores, conforme disposto no modelo.

Relato de experiência/caso

É um texto que descreve uma experiência que possa contribuir de forma relevante para sua área de atuação. Ele traz as motivações ou metodologias para as ações tomadas na situação e as considerações/impressões que a vivência trouxe àquele(a) que a viveu. O relato é feito de modo contextualizado, com objetividade e aporte teórico. Em outras palavras, não é uma narração emotiva e subjetiva, nem uma mera divagação pessoal e aleatória. É importante que seu relato não fique apenas ao nível de descrever uma situação, devendo ir além e estabelecer ponderações e reflexões, embasadas na experiência relatada e no seu respectivo constructo teórico. É esperado que tais experiências possam contribuir para outros pesquisadores da área, ampliando seu efeito como potencial exemplo para outros estudos e vivências.  Relato de experiência/caso: mínimo 5 páginas e máximo de 15 páginas, incluindo a lista de referências;

Para formatação, siga o modelo disponível no arquivo intitulado 2023-RICV-Modelo 2-RELATO DE EXPERIÊNCIA OU CASO (clique no link que dá acesso à pasta "Arquivos para autores" e baixe o modelo para seu computador. Para submissão do manuscrito enviar a versão para os parceristas SEM IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES. Os dados das autorias deverão ser informados apenas nos campos específicos do formulário de submissão. Em caso de aceite do manuscrito, o arquivo .docx será devolvido para possíveis correções dos pareceristas, quando couber, e então deverão ser inseridos na primeira página. no local designado, as informações sobre os autores, conforme disposto no modelo.

Carta ao Editor

Comunicação de matéria relevante ligada a RICV ou comentário crítico de trabalhos publicados na mesma, quando será concedido o direito de contra argumentar aos autores. O manuscrito deve ter no máximo duas páginas. Cartas ao editor: máximo de 02 páginas.

Utilize o modelo disposto no arquivo 2023-RICV-Modelo 3-CARTA AO EDITOR, que deve ser baixado para seu computador. (clique no link que dá acesso à pasta "Arquivos para autores" e baixe o modelo para seu computador. Para submissão do manuscrito enviar a versão para os parceristas SEM IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES. Os dados das autorias deverão ser informados apenas nos campos específicos do formulário de submissão. Em caso de aceite do manuscrito, o arquivo .docx será devolvido para possíveis considerações dos pareceristas, quando couber, e então deverão ser inseridos na primeira página. no local designado, as informações sobre os autores, conforme disposto no modelo.

Arte de capa 2023

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  1. Produza uma obra de arte plástica que poderá ser realizada com qualquer técnica e material, podendo ser abstrata, gráfica ou realista, sendo obra física ou digital.
  2. Os temas de 2023 para as edicões regulares são orientados por Ciências Biológicas, Saúde e Educação, Gestão e Difusão em Biociências. Assim não é mandatório que sua obra de arte trate especificamente desses temas, mas poderá guardar relação com esses.
  3. A obra pode, mas não obrigatoriamente precisa, ser inédita, mas tem que ser autoral e os direitos de exibição serão da revista, que não possui fins lucrativos por fazer parte do sistema Open Journal System e não cobra nehuma taxa, nem de submissão e nem de publicação, ou quaisquer outras. 
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