REPRESENTAÇÕES DA MULHER NEGRA EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

Palavras-chave:

Mulher negra; Discurso; Identidade; Representações sociais.

Resumo

Considerando que o livro didático é um dos recursos mais utilizados, na esfera educacional, ao qual professores e estudantes têm acesso, neste trabalho, discutimos, à luz da Teoria das Representações Sociais (DURKHEIM, 1987 [1895]; MOSCOVICI, 2016) e da Análise do discurso (FOUCAULT, 1997; 2000), como a figura da mulher negra está sendo representada em um livro didático da coleção Geração Alpha (2018) de língua portuguesa, direcionado ao 6º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, observa-se como os discursos produzidos neste material constroem representações simbólicas de subjetividades e identidades em torno dessa figura emblemática. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho discurso-interpretativista, cujo recorte analítico seleciona enunciados verbais, não-verbais e imagéticos para compor o corpus de análise. Durante o processo analítico, foi possível observar que a figura da mulher negra está circunscrita em formações discursivas que produzem determinados efeitos de sentidos, os quais apontam para a uma (in)visibilidade socio, cultural e historicamente construída, pondo em circulação uma representatividade ilusoriamente construída.

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Biografia do Autor

Elionai Mendes da Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutoranda e Mestre em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras Linguagens e representações da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

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Publicado

2023-10-26

Como Citar

Silva, E. M. da. (2023). REPRESENTAÇÕES DA MULHER NEGRA EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA. Diálogos E Diversidade, 3, e18481. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/18481

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo