EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: A EXPERIÊNCIA DO COMITÊ ÉTNICO-RACIAL EM UMA ESCOLA DA REDE JESUÍTA DE EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Combate ao racismo, Educação étnico-racial, Práticas educativas antirracistasResumo
Este artigo objetiva explanar sobre o trabalho desenvolvido em uma escola da Rede Jesuíta de Educação no que tange à educação étnico-racial e seus impactos na cultura institucional, a partir da criação e da atuação formativa do Comitê Étnico-Racial. Para tanto, apresenta as atividades desenvolvidas pelo Comitê, que tem, como objetivo, elaborar e executar, junto à comunidade vieirense, estudos e estratégias fundantes, que visam potencializar o entendimento sobre práticas educativas antirracistas, embasadas nas leis vigentes e nos pressupostos preconizados pela Companhia de Jesus.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. 111. ed. São Paulo: Pólen, 2019.
ARRUPE, Pe. Pedro. Nossos Colégios: hoje e amanhã. 3.ed. São Paulo: Loyola. 1967.
ASANTE, Molefi Kete. Afrocentricidade: notas sobre uma posição disciplinar. Afrocentricidade como um novo paradigma. In: NASCIMENTO, Elisa Larkin (Org.). Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. Trad. Carlos Alberto Medeiros. São Paulo: Selo Negro, 2009. p. 93-110.
ASANTE, Molefi Kete. Interracial Apostolate. In: ARRUPE, Pedro; AIXALA, Jerome (Ed.). Justice with faith today: Selected letters and addresses II. St. Louis: The Institute of Jesuit Sources, 1980. p. 13–27.
BIONDI; Karina. Junto e misturado: uma etnografia do PCC. São Paulo: Terceiro Nome, 2010.
BRASIL. Governo federal. Lei nº 9.394/96. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília-DF,1996. Disponível em: https://www.planalto. gov.br > leis/.../. Acesso em: 12 fev.2023.
BRASIL. Governo federal. Lei nº. 10.639/03, de 9 de Janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Brasília-DF, 2003. Disponível em: https://www.planalto.gov.br > leis/.../. Acesso em: 12 fev.2023.
BRASIL. Lei nº 11.645/08, de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília-Df, 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br > leis/.../. Acesso em: 12 fev.2023.
BRASIL. Governo federal. Lei nº. 12.711/12, 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Brasília-DF, 2012. Disponível em: https://www.planalto.gov.br > leis/.../. Acesso em: 12 fev.2023.
BRASIL. Governo federal. Lei nº 13.005/2014, de 25 de Junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília-DF, 2014. Disponível em: https://www.planalto.gov.br > leis/.../. Acesso em: 12 fev.2023.
CARMO, Eliane Fátima Boa Morte do. História e Cultura da África nos anos iniciais do Ensino Fundamental: os Adinkra. Salvador: Artegraf, 2017.
DECRETOS da Congregação Geral: 17° desde a restauração da Companhia de Jesua – CG 36: Remando mar adentro. São Paulo: Loyola, 2016.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Estudos e Pesquisas Informação Demográfica e Socioeconômica, n.41. Eio de Janeiro, 2019. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv 101681_informativo.pdf. Acesso em: 13 mar 2023.
LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Trad. João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p.20-28, jan./fev./mar./abr. 2002.
MUNANGA, K. [Entrevista a Priscila Camazano]. Educação cidadã é primordial para enfrentar o Racismo. Folha de São Paulo, 26 fev. 2023. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2023/02/educacao-cidada-e-primordial-para-enfrentar-racismo-diz-kabengele-munanga.shtml?utmsource=sharenativo &utmmedium=social&utm_campaign=sharenativo. Acesso em: 13 mar 2023
PARO, Vitor Henrique. Educação como exercício do poder: crítica ao senso comum em educação. São Paulo: Cortez, 2018.
PEC – PROJETO EDUCATIVO COMUM da Rede Jesuíta de Educação Básica: 2021-2025. São Paulo: Rede Jesuíta de Educação, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Camila Portugal da Paixão, Maria Aparecida Marques da Rocha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.