EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: A EXPERIÊNCIA DO COMITÊ ÉTNICO-RACIAL EM UMA ESCOLA DA REDE JESUÍTA DE EDUCAÇÃO
Keywords:
Combate ao racismo, Educação étnico-racial, Práticas educativas antirracistasAbstract
Este artigo objetiva explanar sobre o trabalho desenvolvido em uma escola da Rede Jesuíta de Educação no que tange à educação étnico-racial e seus impactos na cultura institucional, a partir da criação e da atuação formativa do Comitê Étnico-Racial. Para tanto, apresenta as atividades desenvolvidas pelo Comitê, que tem, como objetivo, elaborar e executar, junto à comunidade vieirense, estudos e estratégias fundantes, que visam potencializar o entendimento sobre práticas educativas antirracistas, embasadas nas leis vigentes e nos pressupostos preconizados pela Companhia de Jesus.
Downloads
References
ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. 111. ed. São Paulo: Pólen, 2019.
ARRUPE, Pe. Pedro. Nossos Colégios: hoje e amanhã. 3.ed. São Paulo: Loyola. 1967.
ASANTE, Molefi Kete. Afrocentricidade: notas sobre uma posição disciplinar. Afrocentricidade como um novo paradigma. In: NASCIMENTO, Elisa Larkin (Org.). Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. Trad. Carlos Alberto Medeiros. São Paulo: Selo Negro, 2009. p. 93-110.
ASANTE, Molefi Kete. Interracial Apostolate. In: ARRUPE, Pedro; AIXALA, Jerome (Ed.). Justice with faith today: Selected letters and addresses II. St. Louis: The Institute of Jesuit Sources, 1980. p. 13–27.
BIONDI; Karina. Junto e misturado: uma etnografia do PCC. São Paulo: Terceiro Nome, 2010.
BRASIL. Governo federal. Lei nº 9.394/96. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília-DF,1996. Disponível em: https://www.planalto. gov.br > leis/.../. Acesso em: 12 fev.2023.
BRASIL. Governo federal. Lei nº. 10.639/03, de 9 de Janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Brasília-DF, 2003. Disponível em: https://www.planalto.gov.br > leis/.../. Acesso em: 12 fev.2023.
BRASIL. Lei nº 11.645/08, de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília-Df, 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br > leis/.../. Acesso em: 12 fev.2023.
BRASIL. Governo federal. Lei nº. 12.711/12, 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Brasília-DF, 2012. Disponível em: https://www.planalto.gov.br > leis/.../. Acesso em: 12 fev.2023.
BRASIL. Governo federal. Lei nº 13.005/2014, de 25 de Junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília-DF, 2014. Disponível em: https://www.planalto.gov.br > leis/.../. Acesso em: 12 fev.2023.
CARMO, Eliane Fátima Boa Morte do. História e Cultura da África nos anos iniciais do Ensino Fundamental: os Adinkra. Salvador: Artegraf, 2017.
DECRETOS da Congregação Geral: 17° desde a restauração da Companhia de Jesua – CG 36: Remando mar adentro. São Paulo: Loyola, 2016.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Estudos e Pesquisas Informação Demográfica e Socioeconômica, n.41. Eio de Janeiro, 2019. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv 101681_informativo.pdf. Acesso em: 13 mar 2023.
LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Trad. João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p.20-28, jan./fev./mar./abr. 2002.
MUNANGA, K. [Entrevista a Priscila Camazano]. Educação cidadã é primordial para enfrentar o Racismo. Folha de São Paulo, 26 fev. 2023. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2023/02/educacao-cidada-e-primordial-para-enfrentar-racismo-diz-kabengele-munanga.shtml?utmsource=sharenativo &utmmedium=social&utm_campaign=sharenativo. Acesso em: 13 mar 2023
PARO, Vitor Henrique. Educação como exercício do poder: crítica ao senso comum em educação. São Paulo: Cortez, 2018.
PEC – PROJETO EDUCATIVO COMUM da Rede Jesuíta de Educação Básica: 2021-2025. São Paulo: Rede Jesuíta de Educação, 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Camila Portugal da Paixão, Maria Aparecida Marques da Rocha
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.