A PRÁXIS PEDAGÓGICA NA SALA DE AULA DA EJA: UMA ANÁLISE DOS CONTEÚDOS TRABALHADOS PELOS PROFESSORES
Palavras-chave:
Educação, Práxis pedagógica na EJA, formação de professoresResumo
Este estudo analisa a temática práxis pedagógica na turma da EJA, com a finalidade de verificar o seguinte problema: quais as dificuldades enfrentadas pelos professores na sua práxis pedagógica nesta modalidade de ensino. Como objetivo geral para dar investigação colocou o seguinte: Investigar a práxis pedagógica dos professores da EJA do Município de Milagres-Bahia. Para concretizar o estudo da temática destacamos os seguintes objetivos específicos: analisar a práxis pedagógica dos professores a partir dos estudos teóricos realizados nas turmas de EJA no município de Milagres-Bahia; apresentar um conjunto de proposições para melhorar o trabalho dos professores que trabalham na turma da EJA. A abordagem utilizada foi a da investigação qualitativa, sendo que o procedimento estratégico foi a pesquisa-ação, tendo como instrumento entrevista semiestruturada. Os resultados apresentados foram os seguintes: as dificuldades em relação aos conteúdos, avaliação, metodologia e o uso do material didático, organização da pratica pedagógica e a concepção dessa prática: tradicional e inovadora. Ao finalizar a pesquisa concluímos que é possível tornar a escola em um espaço de formação continuada
Downloads
Referências
AMORIM, Antônio. Políticas Públicas em Educação, Tecnologia e Gestão do trabalho docente. Salvador: ADUNEB. 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso 20-08-18.
______. Ministério da Educação. Marco de Ação de Belém. Documento Nacional Preparatório a VI Conferência Internacional de Educação de (VI CONFINTEA),Brasília, abril de 2010.
._______. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação de Jovens e Adultos. Parecer nº, 41/2002, 02 de dezembro de 2002. Relator: Sylvia Figueiredo Gouvêa. Brasília, 2002. Disponível em portal.mec.gov.br. Acesso 27-03-18.
_________. Educação para Jovens e Adultos: Ensino Fundamental: Proposta Curricular-1º segmento. São Paulo: Ação educativa; Brasília: Mec, 2001;
__________. Guia de livros didáticos: PNLD, 2011- EJA. Ministério da Educação, Brasília: MEC; SECAD, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 36 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GERLAHARDT, Tatiana Engel e; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa, coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. In: Pesquisa Científica. SILVEIRA, Denise Tolfo e, CÓRDOVA, Fernanda Peixoto, 2009, p.31 a 41. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2009.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia cientifica. 5 e 7.ed. São Paulo: Atlas, 2003, 2010.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de: Reflexões acerca da organização curricular e das práticas pedagógicas na EJA. Educar, Curitiba, n. 29, p. 83-100, Editora, UFPR. 2007. Disponível em: www. Scielo. br. Acesso: 05-09-18
PACHECO, L.H.B. Alves dos Santos; POLETINE, Márcia Regina Oliveira. Formação de educadores de Jovens e Adultos. V Seminário Nacional. 13 a 15 de maio. Faculdade de Educação-UNICAMP-Campinas, SP,2015.Disponível em: sistemas .sead.ufscar.br/snfee/index.php/snfee/article/viewFile/46/12.Acesso, 29-09-2018.
TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 13, p. 5-24, jan./fev./mar./abr. 2000.
______________. Os Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria Nilda dos Santos Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.