A PRÁXIS PEDAGÓGICA NA SALA DE AULA DA EJA: UMA ANÁLISE DOS CONTEÚDOS TRABALHADOS PELOS PROFESSORES

Autores

Palavras-chave:

Educação, Práxis pedagógica na EJA, formação de professores

Resumo

Este estudo analisa a temática práxis pedagógica na turma da EJA, com a finalidade de verificar o seguinte problema: quais as dificuldades enfrentadas pelos professores na sua práxis pedagógica nesta modalidade de ensino. Como objetivo geral para dar investigação colocou o seguinte: Investigar a práxis pedagógica dos professores da EJA do Município de Milagres-Bahia. Para concretizar o estudo da temática destacamos os seguintes objetivos específicos: analisar a práxis pedagógica dos professores a partir dos estudos teóricos realizados nas turmas de EJA no município de Milagres-Bahia; apresentar um conjunto de proposições para melhorar o trabalho dos professores que trabalham na turma da EJA. A abordagem utilizada foi a da investigação qualitativa, sendo que o procedimento estratégico foi a pesquisa-ação, tendo como instrumento entrevista semiestruturada. Os resultados apresentados foram os seguintes: as dificuldades em relação aos conteúdos, avaliação, metodologia e o uso do material didático, organização da pratica pedagógica e a concepção dessa prática: tradicional e inovadora. Ao finalizar a pesquisa concluímos que é possível tornar a escola em um espaço de formação continuada

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Biografia do Autor

Maria Nilda dos Santos Souza, Escola Municipal de Milagres - Bahia

Mestra em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Atuou como professora tutora na modalidade EAD e Semi Presencial na Instituição Baiana de Ensino Superior no curso de Pedagogia e pela Faculdade do Maciço de Baturitê - FMB com as disciplinas- Direitos Humanos, História e Cultura Afro Brasileira. Atualmente é professora da Escola Municipal de Tartaruga.

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Publicado

2025-01-07

Como Citar

Souza, M. N. dos S. (2025). A PRÁXIS PEDAGÓGICA NA SALA DE AULA DA EJA: UMA ANÁLISE DOS CONTEÚDOS TRABALHADOS PELOS PROFESSORES. Diálogos E Diversidade, 5, e15961. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/15961

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo