ESTRATÉGIAS DE PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores/as

Palabras clave:

estratégias, inclusão na educação superior, permanência

Resumen

O acesso de pessoas com deficiência à Educação Superior é garantido por várias políticas públicas em vigência no Brasil, porém, para além do acesso, é necessário incentivar a adoção de ações e medidas com vistas a proporcionar a permanência destes estudantes em tal nível de ensino. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo discutir a importância das estratégias de permanência de estudantes com deficiência na Educação Superior. Para desenvolvimento deste estudo foi utilizado o método da revisão de literatura, baseando-se em leituras e autores especialistas na área. Os resultados desta investigação revelam que, apesar de passarem por desafios semelhantes aos demais estudantes, em termos de estranhamento e aprendizagem dos complexos códigos do universo acadêmico, os estudantes com deficiência precisam também superar resistências, barreiras e estigmas que perpassam suas trajetórias, tendo em vista a manutenção de seus projetos de vida e perspectivas de futuro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mayne Costa Cerqueira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Mestre em Educação Científica, Inclusão e Diversidade pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). É servidora pública da UFRB, atuando no Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS).

Susana Couto Pimentel, Universidade Federal do Reconcavo da Bahia (UFRB)

Doutora em Educação. Professora Associada da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Campus de Feira de Santana. Docente do Mestrado em Educação Científica, Inclusão e Diversidade.

Citas

BRASIL. Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica; Ministério da Educação: Brasília, 2001. disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/diretrizes.pdf. Acesso: 11 maio 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais- DEFICIÊNCIA FÍSICA. Brasília – DF:2006.

CERQUEIRA, M. C. Permanência na Educação Superior: Percepções de estudantes com deficiência da UFRB. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade – Mestrado Profissional, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 152f. Feira de Santana, 2022.

CURY, C. R. J. Políticas inclusivas e compensatórias na educação básica. Cadernos de Pesquisa [online]. 2005, v. 35, n. 124 , pp. 11-32. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0100-15742005000100002>. Acesso em 20 maio 2024.

CUNHA, A. M. de O.; BRITO, T. T. R; CICILLINI, G. A. Dormi aluno (a)... Acordei professor (a): interfaces da formação para o exercício do ensino superior. In: Anais da 29ª Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, MG, 2006. Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/29ra/trabalhos/trabalho/GT11-2544--Int.pdf. Acesso em: 15 maio 2024.

CUNHA, M. I. da. O lugar da formação do professor universitário: o espaço da pós-graduação em Educação em questão. Revista Diálogo Educacional, v. 9, n. 26, p. 81- 90, 2009.

CUNHA, M. I. da. Verbetes: formação inicial e formação continuada. In: MOROSINI, M. C. (Org.). Enciclopédia de Pedagogia Universitária. Brasília: MEC/INEP, 2006. v. 2. p. 353-354.

COULON, A. A condição de estudante: a entrada na vida universitária. Tradução de: Georgina Gonçalves dos Santos, Sônia Maria Rocha Sampaio. Salvador: EDUFBA, 2008.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MICHAELIS, Dicionário Online de Português. Editora Melhoramentos Ltda, 2015. Disponível em: [https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/estrat%C3%A9gia/]. Acesso em: 02 abr. 2024.

NUNES, R. S. dos R; VELOSO, T. C. M. A. Elementos que interferem na permanência do estudante na educação superior pública. In: SEMINÁRIO NACIONAL DA REDE UNIVERSITAS, 23, 2015, Belém. Anais: Belém: Universidade Federal do Pará, 2015

OLIVEIRA, G. K. A. P. Inclusão na educação superior: novas tessituras para o campo da docência universitária. Tese de Doutorado. 215f. Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador, 2021.

OLIVEIRA, G. K. A. P. A Trajetória de Afiliação de Estudantes com Deficiência na Educação Superior. Dissertação de Mestrado. Salvador, 2017.

PIMENTEL, S. C. Práticas Educacionais Inclusivas: com a palavra atores sociais da educação na Bahia. In: Educação Especial em Tempos de Transformação: IV Congresso Baiano de Educação Inclusiva (VI CBEI) e IV Simpósio Brasileiro de Educação Inclusiva (SBEE) / Félix Marcial Díaz Rodriguez, Sheila de Quadros Uzêda, Regiane da Silva Barbosa, Fernanda Matrigani M. Gutierres de Queiroz, Genigleide Santos da Hora (organizadores) – Curitiba: CRV, 2022.

SANTOS, G. G.; SAMPAIO, S. M. R. (Org.). Observatório da Vida Estudantil: universidade, responsabilidade social e juventude. / Organização e apresentação de Georgina Gonçalves dos Santos, Sônia Maria Rocha Sampaio; Prefácio de André Lazaro. – Salvador: EDUFBA, 2013.

SETTON, M. da G. J. A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea. Revista Brasileira de Educação, n. 20, p. 60-70. Mai/ago. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n20/n20a05> Acesso em: 31 mai. 2024.

TOURAINE, A. Poderemos viver juntos? Iguais e diferentes. Petrópolis: Vozes, 1999.

Publicado

2025-01-07

Cómo citar

Cerqueira, M. C., & Pimentel, S. C. (2025). ESTRATÉGIAS DE PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Diálogos E Diversidade, 5, e20318. Recuperado a partir de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/20318

Número

Sección

Artigos de fluxo contínuo