STAYING STRATEGIES FOR STUDENTS WITH DISABILITIES IN HIGHER EDUCATION
Keywords:
strategies, permanence, inclusion in higher educationAbstract
Access for people with disabilities to Higher Education is guaranteed by several public policies in force in Brazil, however, in addition to access, it is necessary to encourage the adoption of actions and measures with a view to ensuring that these students remain at that level of education. In this sense, the present study aimed to discuss the importance of retention strategies for students with disabilities in Higher Education. To develop this study, the literature review method was used, based on readings and authors who are experts in the area. The results of this investigation reveal that, despite going through similar challenges to other students, in terms of strangeness and learning the complex codes of the academic universe, students with disabilities also need to overcome resistance, barriers and stigmas that permeate their trajectories, considering maintaining your life projects and future perspectives.
Downloads
References
BRASIL. Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica; Ministério da Educação: Brasília, 2001. disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/diretrizes.pdf. Acesso: 11 maio 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais- DEFICIÊNCIA FÍSICA. Brasília – DF:2006.
CERQUEIRA, M. C. Permanência na Educação Superior: Percepções de estudantes com deficiência da UFRB. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade – Mestrado Profissional, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 152f. Feira de Santana, 2022.
CURY, C. R. J. Políticas inclusivas e compensatórias na educação básica. Cadernos de Pesquisa [online]. 2005, v. 35, n. 124 , pp. 11-32. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0100-15742005000100002>. Acesso em 20 maio 2024.
CUNHA, A. M. de O.; BRITO, T. T. R; CICILLINI, G. A. Dormi aluno (a)... Acordei professor (a): interfaces da formação para o exercício do ensino superior. In: Anais da 29ª Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, MG, 2006. Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/29ra/trabalhos/trabalho/GT11-2544--Int.pdf. Acesso em: 15 maio 2024.
CUNHA, M. I. da. O lugar da formação do professor universitário: o espaço da pós-graduação em Educação em questão. Revista Diálogo Educacional, v. 9, n. 26, p. 81- 90, 2009.
CUNHA, M. I. da. Verbetes: formação inicial e formação continuada. In: MOROSINI, M. C. (Org.). Enciclopédia de Pedagogia Universitária. Brasília: MEC/INEP, 2006. v. 2. p. 353-354.
COULON, A. A condição de estudante: a entrada na vida universitária. Tradução de: Georgina Gonçalves dos Santos, Sônia Maria Rocha Sampaio. Salvador: EDUFBA, 2008.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MICHAELIS, Dicionário Online de Português. Editora Melhoramentos Ltda, 2015. Disponível em: [https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/estrat%C3%A9gia/]. Acesso em: 02 abr. 2024.
NUNES, R. S. dos R; VELOSO, T. C. M. A. Elementos que interferem na permanência do estudante na educação superior pública. In: SEMINÁRIO NACIONAL DA REDE UNIVERSITAS, 23, 2015, Belém. Anais: Belém: Universidade Federal do Pará, 2015
OLIVEIRA, G. K. A. P. Inclusão na educação superior: novas tessituras para o campo da docência universitária. Tese de Doutorado. 215f. Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador, 2021.
OLIVEIRA, G. K. A. P. A Trajetória de Afiliação de Estudantes com Deficiência na Educação Superior. Dissertação de Mestrado. Salvador, 2017.
PIMENTEL, S. C. Práticas Educacionais Inclusivas: com a palavra atores sociais da educação na Bahia. In: Educação Especial em Tempos de Transformação: IV Congresso Baiano de Educação Inclusiva (VI CBEI) e IV Simpósio Brasileiro de Educação Inclusiva (SBEE) / Félix Marcial Díaz Rodriguez, Sheila de Quadros Uzêda, Regiane da Silva Barbosa, Fernanda Matrigani M. Gutierres de Queiroz, Genigleide Santos da Hora (organizadores) – Curitiba: CRV, 2022.
SANTOS, G. G.; SAMPAIO, S. M. R. (Org.). Observatório da Vida Estudantil: universidade, responsabilidade social e juventude. / Organização e apresentação de Georgina Gonçalves dos Santos, Sônia Maria Rocha Sampaio; Prefácio de André Lazaro. – Salvador: EDUFBA, 2013.
SETTON, M. da G. J. A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea. Revista Brasileira de Educação, n. 20, p. 60-70. Mai/ago. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n20/n20a05> Acesso em: 31 mai. 2024.
TOURAINE, A. Poderemos viver juntos? Iguais e diferentes. Petrópolis: Vozes, 1999.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Mayne Costa Cerqueira, Susana Couto Pimentel
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.