FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA INCLUSÃO
Palabras clave:
Pessoa com Deficiência, Inclusão, Institutos FederaisResumen
Este estudo teve por objetivo analisar a formação continuada de professores como estratégia para a inclusão de estudantes com deficiência na educação profissional, em especial, a partir de documentos institucionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Para o desenvolvimento deste trabalho pautou-se na abordagem qualitativa da pesquisa, com uso da pesquisa bibliográfica e análise de documentos. A discussão bibliográfica foi feita à luz dos estudos de autores que dialogam acerca da ruptura de antigos paradigmas do espaço educacional para o acolhimento da diversidade, bem como de legislações para o público da educação especial e normativas sobre formação docente do IFBA. Os dados revelam que a formação continuada de professores é fundante para a promoção da inclusão da pessoa com deficiência, pois a formação continuada docente e a inclusão estão interligadas e as ações em uma esfera têm impacto direto na outra.
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Citas
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