FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA INCLUSÃO

Autores/as

Palabras clave:

Pessoa com Deficiência, Inclusão, Institutos Federais

Resumen

Este estudo teve por objetivo analisar a formação continuada de professores como estratégia para a inclusão de estudantes com deficiência na educação profissional, em especial, a partir de documentos institucionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Para o desenvolvimento deste trabalho pautou-se na abordagem qualitativa da pesquisa, com uso da pesquisa bibliográfica e análise de documentos. A discussão bibliográfica foi feita à luz dos estudos de autores que dialogam acerca da ruptura de antigos paradigmas do espaço educacional para o acolhimento da diversidade, bem como de legislações para o público da educação especial e normativas sobre formação docente do IFBA. Os dados revelam que a formação continuada de professores é fundante para a promoção da inclusão da pessoa com deficiência, pois a formação continuada docente e a inclusão estão interligadas e as ações em uma esfera têm impacto direto na outra.

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Biografía del autor/a

Roberta Cantuária Borges, Universidade Federal do Reconcavo da Bahia (UFRB)

Mestranda em Educação Científica, Inclusão e Diversidade pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Certificada pelo Prolibras em proficiência em Tradução/Interpretação da Libras-Português e Português-Libras (UFSC/INES/MEC/INEP). É Tradutora e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Feira de Santana.

Susana Couto Pimentel, Universidade Federal do Reconcavo da Bahia (UFRB)

Doutora em Educação. Professora Associada da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Campus de Feira de Santana. Docente do Mestrado em Educação Científica, Inclusão e Diversidade.

Citas

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Publicado

2025-01-07

Cómo citar

Borges, R. C., & Pimentel, S. C. (2025). FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA INCLUSÃO. Diálogos E Diversidade, 5, e20306. Recuperado a partir de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/20306

Número

Sección

Artigos de fluxo contínuo