A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TEA

Autores/as

Palabras clave:

Coordenação Pedagógica, Inclusão Escolar, Transtorno do Espectro Autista

Resumen

Este estudo objetivou identificar como a coordenação pedagógica pode atuar para a inclusão escolar de estudantes com TEA num processo de dialogicidade com a equipe docente. O interesse por esse tema justifica-se pela ampliação da demanda da educação inclusiva a cada ano, e por compreender que o coordenador pedagógico é um agente de inclusão dentro do ambiente escolar, potencializando a escolarização dos estudantes, possibilitando a equidade nas oportunidades a fim de que sejam desenvolvidas as competências necessárias para o avanço escolar. Assim, este estudo teve como opção metodológica a revisão bibliográfica, de abordagem qualitativa, descritiva e de natureza básica, com autores que discutem o tema de forma pertinente. Foi possível, através desta pesquisa, constatar que o coordenador, enquanto organizador do trabalho pedagógico, pode mediar o trabalho do professor em sala de aula e contribuir com o processo de inclusão dos alunos com deficiência, desenvolvendo, de forma conjunta com o docente, práticas de reflexão constante do processo educativo, articulando as ações, visando à inclusão do aluno com TEA em todo o processo.

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Biografía del autor/a

Acrya dos Santos Souza, Universidade Federal do Reconcavo da Bahia (UFRB)

Mestranda em Educação Científica, Inclusão e Diversidade, na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). É membro do Grupo de Estudos em Educação Inclusiva (GEEDI), da UFRB. Atualmente atua como Coordenadora Pedagógica na Rede Pública Municipal, em Feira de Santana - BA.

Susana Couto Pimentel, Universidade Federal do Reconcavo da Bahia (UFRB)

Doutora em Educação. Professora Associada da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Campus de Feira de Santana. Docente do Mestrado em Educação Científica, Inclusão e Diversidade.

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Publicado

2025-01-07

Cómo citar

Souza, A. dos S., & Pimentel, S. C. (2025). A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TEA. Diálogos E Diversidade, 5. Recuperado a partir de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/20285

Número

Sección

Artigos de fluxo contínuo