PRÁTICAS FORMATIVAS COM O CINEMA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

Palabras clave:

Cinema. Training Practices. Community.

Resumen

RESUMO

O presente trabalho objetiva abordar, analisar e discutir as significativas experiências, vivências formativas e representativas através da linguagem cinematográfica em distintos espaços circulados e revisitados pela autora, professora e pesquisadora em formação do campo temático em questão. Trata-se, portanto, de um estudo qualitativo através de relato de experiência, tomando como dispositivos metodológicos roda de conversa, oficinas formativas e cineconversa, que muito contribuíram para as reflexões individuais e coletivas acerca da importância do cinema implicado nas práticas educativas e comunitárias no município de Serrolândia, Bahia. Incialmente o trabalho faz uma abordagem acerca da história do cinema no contexto mundial e nacional e das políticas públicas voltadas para o audiovisual no Brasil. As iniciativas apresentadas resultam em experiências capazes de contribuir para a formação individual e coletiva dos sujeitos/as, com práticas pedagógicas transformadoras e mobilização comunitária.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elisiane Reis dos Santos, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Citas

REFERÊNCIAS

ALVES, Nilda. Práticas pedagógicas em imagens e narrativas: memórias de processos didáticos e curriculares para pensar a escola hoje. São Paulo, Cortez, 2019.

BAHIA. Secretaria da Educação. Caderno Orientador Programas e Projetos Estruturantes Artísticos e Culturais: possibilidades, criações e caminhos para um novo mundo! Secretaria da Educação do Estado da Bahia. – Salvador: SEC, 2023.

BRASIL. Lei nº 13.006 de 26 de junho de 2014. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para obrigar a exibição de filmes de produção nacional nas escolas de educação básica. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13006.htm Brasília, 2021. Acesso em: mai. 2021.

BOGDAN, Robert C. BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação uma introdução à teoria e aos métodos. Porto editora, Portugal -2010.

CALDAS, A. N., & ALVES, N. Circulação de ideias em pesquisas com os cotidianos: contatos entre os ‘praticantespensantes’ de currículos na internet. Revista Teias, Rio de Janeiro 2014. Disponível em: www.revistateias.proped.pro.br . Acesso em 29 de set. 2023.

COSTA, Flávia Cesarino. As ruidosas mulheres do cinema silencioso. Mulheres de Cinema (org) Karla Holanda. Rio de Janeiro: Numa 2019.

MACEDO, Roberto Sidnei. Atos de currículo formação em atos?: para compreender, entretecer e problematizar currículo e formação. Ilhéus: Editus, 2014.

MEDEIROS, Sergio Augusto Leal de. Imagens educativas do cinema. 1. Ed. Curitiba: Appris, 2016.

MOREIRA, Gislene. Sertões contemporâneos: rupturas e continuidades no semiárido. Salvador: Eduneb; Edufba 2018.

PINEAU, Gaston. A autoformação no decurso da vida: entre a hetero e ecoformação in: NÓVOA, Antônio, FINGER, Mathias (org). O método (auto)biográfico e a formação. Trad. Maria Nóvoa. -2.ed.-Natal, RN: EDUFRN, 2014.

PINHEIRO, Leandro Rogério. Rodas de conversa e pesquisa: reflexões de uma abordagem etnográfica. Pro-Posições | Campinas, SP | V. 31 | e20190041 | 2020.

SABADIN, Celso. A história do cinema para quem tem pressa. 1.ed.Rio de Janeiro: Valentina, 2018.

SERROLÂNDIA. Lei nº 0481/2012. Institui o Plano Municipal de Educação - PME no Município de Serrolândia/BA e dá outras providências. Disponível em: Câmara Municipal de Serrolândia/BA (camaraserrolandia.ba.gov.br) Serrolândia-Bahia, 2012. Acesso em: set 2023.

SILVA, Humberto Pereira da. Glauber Rocha: cinema, estética e revolução. Jundiaí, Paco Editorial: 2016.

Publicado

2025-01-07

Cómo citar

Santos, E. R. dos. (2025). PRÁTICAS FORMATIVAS COM O CINEMA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Diálogos E Diversidade, 5, e18755. Recuperado a partir de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/18755

Número

Sección

Artigos de fluxo contínuo