A GESTÃO DO CONHECIMENTO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO NÃO-SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores/as

Palabras clave:

Instituições de ensino superior; gestão do conhecimento; revisão não sistemática da literatura.

Resumen

Las instituciones de educación superior se caracterizan por ser organizaciones especializadas, que forman personas calificadas, inciden en la capacidad de absorción de conocimientos de la sociedad, es decir, aumentan la capacidad de la sociedad para comprender tecnologías y conocimientos externos (no producidos en ella) y, en consecuencia, aumentan la capacidad de la sociedad para utilizar este conocimiento. Esto hace posible que la sociedad produzca nuevos conocimientos. Este estudio tiene como objetivo analizar las estrategias de gestión del conocimiento utilizadas por las IES brasileñas. Para ello, se realizó una revisión no sistemática de la literatura, identificándose once estudios empíricos que presentan acciones de gestión del conocimiento en las IES. La mayor representatividad de las encuestas corresponde a la gestión de la calidad en la atención y el servicio, con el fin de mejorar los procesos y así ganar mayores cuotas de mercado. El tema recae en la calidad de los servicios, no abordando el problema de manera más incisiva, en cómo es la estructura de la organización, cómo está organizada, qué procesos y decisiones son responsables de su éxito y fracaso.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lenaíla Fernanda Gomes Ventura, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Mestranda no curso de Gestão Educacional pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora e Coordenadora do curso de Administração da Faculdade de Santa Cruz da Bahia-FSC.

Luciana Maines da Silva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutora em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), com período sanduíche junto a Universitetet i Stavanger, Noruega (2020). Estágio pós-doutoral junto ao INSPER. É pesquisadora permanente do Mestrado Profissional em Gestão Educacional da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Citas

ALMEIDA, Marcio (org.). A universidade possível: experiências de gestão universitária. São Paulo: Cultura Editores Associados, 2001.

ARGOTE, L. DARR, E. D.; EPPLE, D. The Acquisition, Transfer, and Depreciation of Knowledge in Service Organizations: Productivity in Franchises. Management Science. Vol. 41, nº 11, November, 2003, pp. 1750-1762. Disponível em http://pubsonline.informs.org/doi/pdf/10.1287/mnsc.41.11.1750.

BARATA-MOURA, José. Educação Superior: Direito ou Mercadoria? Avaliação-Revista da Avaliação Institucional da Educação Superior, Campinas, v. 8, n. 4, dez. 2003.

BOBBIO, Vitor Pinheiro et al. Gestão da Qualidade Aplicada a Instituições de Ensino Superior. Research, Society and Development, v. 7, n. 9, p. 01-32, 2018.

BATISTA, Luiz Gustavo Alves; SOUZA PINTO Marli Dias de. Cooperação e parceria na universidade: o caso do ESAI/UFSC. Anais: IV Colóquio sobre Gestão Universitária na América do Sul. 2004.

BASTOS, Antônio Virgílio Bittencourt. Trabalho e qualificação: questões conceituais e desafios postos pelo cenário de reestruturação produtiva. Treinamento, desenvolvimento e educação em organizações e trabalho: fundamentos para a gestão de pessoas. Porto Alegre: Artmed, p. 23-40, 2006.

BRASIL. Decreto n° 5.154 de 23 de julho de 2004: Regulamento o § 2° do art. 36 e dos arts. 39 a 42 da Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Retirado em 24/02/2022, do Ministério da Educação no World Wide Web: http://www.mec.gov.br/ Brasil. 2004

BRITO, Lydia Maria Pinto; BOLSON, Saionara Brano. Gestão do Conhecimento: Estudo em uma instituição privada de ensino superior. RAUnP-ISSN 1984-4204-Digital Object Identifier (DOI): http://dx. doi. org/10.21714/raunp., v. 6, n. 2, p. 77-87, 2014.

CALDAS, Rosângela Formentini; DE SOUZA MACHADO, Larissa. Integração Comunitária através da Educação Cooperativa: Os Programas de Ensino e Pesquisa da UNESP/FFC1. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, v. 1, n. 1, p. 19-34, 2014.

CATANI, A.; HEY, A. A educação superior no Brasil e as tendências das políticas de ampliação do acesso. Atos de pesquisa em educação, v. 2, n. 3, p. 414-429, set./dez. 2007.

DE SÁ, Fabiano Bento et al. Práticas de gestão do conhecimento: um estudo em organizações mineiras. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 3, n. 1, p. 114-131, 2013.

DITTADI, Jadir Roberto; DE SOUZA, Marcos Antonio. Práticas de Gestão Adotadas em Instituições de Ensino Superior Estabelecidas no Estado de Santa Catarina. In: Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC. 2009.

DRUCKER, P.F. The Age of Discontinuity: Guidelines to Our Changing Society. Heinemann, London, 1969.

ETZKOWITZ, H.; LEYDESDORFF, L. The dynamics of innovation: from National Systems and “Mode 2” to a Triple Helix of university-industry-government relations. Research Policy, Amsterdam, v. 29, p. 109-123, 2003.

ETZIONI, Amitai. Organizações modernas. São Paulo: Pioneira, 1989.

FERASSO, Marcos; SALDANHA, Jorge Alberto Velloso. A Gestão do Conhecimento Aplicada em Instituições de Ensino Superior-O Caso da Associação Catarinense de Fundações Educacionais. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, p. 51-69, 2011.

FORTES, Victória Correa et al. Avaliação da qualidade no Ensino Superior: aplicação do modelo HedPerf em uma IES Privada. In: Congresso Nacional de Excelência em Gestão. 2011.

GALLUCCI, Laura. Gestão do conhecimento em instituições privadas de ensino superior: bases para a construção de um modelo de compartilhamento de conhecimento entre os membros do corpo docente. Dissertação. PUC/SP. 2007. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/1229

LEONTIEV, Alexei. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Centauro, 2004.

NARDES, Larissa et al. A implantação de um modelo de gestão de pessoas com base na gestão por competências em uma Instituição de Ensino Superior Privada. Revista Gestão Organizacional, v. 14, n. 2, p. 69-94, 2021.

NEVES, Clarissa Eckert Baeta; RAIZER, Leandro; FACHINETTO, Rochele Fellini. Acesso, expansão e eqüidade na educação superior: novos desafios para a política educacional brasileira. Sociologias, p. 124-157, 2007.

NUSSENZVEIG, H. M. Repensando a universidade. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2004.

NOWOTNY, H. (2001). Re-Thinking Science: Knowledge and the Public in an Age of Uncertainty. Polity Press, Cambridge.

ORTEGA, Eliane Maria Vani. O ensino médio público e o acesso ao ensino superior. Estudos em avaliação educacional, n. 23, p. 153-176, 2001.

PARANHOS FILHO, Moacyr et al. Aplicação do modelo de avaliação da qualidade de serviço SERVQUAL em curso superior Tecnologia de Gestão da Produção Industrial. Dissertação. IFSC. 2009. Disponível em http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92587

PAULA, Danúzia da Rocha de; CIANCONI, Regina de Barros. Práticas de gestão do conhecimento: caso dos sítios associados ao portal corporativo da FIOCRUZ. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12, p. 49-63, 2007.

PAVITT, K. (1991). What makes basic research economically useful? Research Policy, 20:109–119.

PIMENTEL, Maurício Gonçalves. A Gestão do Conhecimento e a Formação de Competências no Ensino Superior Privado. FMU. 2013.

PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre educação de adultos. São Paulo. Editora Cortez, 2010.

POZO, J.I. Humana mente: el mundo, la conciencia y la carne. Madrid: Morata, 2001.

RIBEIRO, Verbenia Mendonça Fernandes Silva. Implementação de práticas de Gestão do Conhecimento em uma unidade de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Dissertação. UNIFEI. 2017. Disponível em
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/842/3/dissertacao_ribeiro1_2017.pdf

RODRIGUES, Leonel Cezar; MACCARI, Émerson Antônio. Gestão do conhecimento em instituições de ensino superior. Revista de Negócios, v. 8, n. 2, 2007.

ROSENBERG, N. & NELSON, R. R. (1994). American universities and technical advance in industry. Research Policy, 23:323–348

SILVA JÚNIOR, João dos Reis. The new brazilian university: a busca por resultados comercializáveis. Canal 6 Editora LTDA, 2017.

SILVA JÚNIOR, João dos Reis; SGUISSARDI, Valdemar. Novas faces da educação superior no Brasil: reforma do Estado e mudanças na produção. Cortez/Bragança Paulista, SP/USF-IFAN, 2001.

SVEIBY, Karl Erik. A nova riqueza das organizações: gerenciando e avaliando patrimônios de conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

TERRA, José Cláudio Cyrineu; GORDON, Cindy. Realizing the promise of corporate portals: Leveraging knowledge for business success. Routledge, 2003.

Publicado

2023-06-13

Cómo citar

Ventura, L. F. G., & Silva, L. M. da . (2023). A GESTÃO DO CONHECIMENTO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO NÃO-SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Diálogos E Diversidade, 3, e16655. Recuperado a partir de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/16655

Número

Sección

Dossiê temático: Mestrado Profissional, pesquisa aplicada e educação