KNOWLEDGE MANAGEMENT IN HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS: A NON-SYSTEMATIC LITERATURE REVIEW
Keywords:
Instituições de ensino superior; gestão do conhecimento; revisão não sistemática da literatura.Abstract
Higher education institutions are characterized by being specialized organizations, which train qualified people, influence society's ability to absorb knowledge, that is, increase society's ability to understand external technologies and knowledge (not produced in it) and, consequently, they increase society's capacity to use this knowledge. This makes it possible for society to produce new knowledge. This study aims to analyze the knowledge management strategies used by Brazilian HEIs. To this end, a non-systematic review of the literature was carried out, identifying eleven empirical studies that present knowledge management actions in HEIs. The highest representativeness of the surveys corresponds to quality management in care and service, in order to improve processes and thus gain greater market shares. The theme falls on the quality of services, not addressing the problem in a more incisive way, on how the structure of the organization is, how it is organized, which processes and decisions are responsible for their success and failure.
Downloads
References
ARGOTE, L. DARR, E. D.; EPPLE, D. The Acquisition, Transfer, and Depreciation of Knowledge in Service Organizations: Productivity in Franchises. Management Science. Vol. 41, nº 11, November, 2003, pp. 1750-1762. Disponível em http://pubsonline.informs.org/doi/pdf/10.1287/mnsc.41.11.1750.
BARATA-MOURA, José. Educação Superior: Direito ou Mercadoria? Avaliação-Revista da Avaliação Institucional da Educação Superior, Campinas, v. 8, n. 4, dez. 2003.
BOBBIO, Vitor Pinheiro et al. Gestão da Qualidade Aplicada a Instituições de Ensino Superior. Research, Society and Development, v. 7, n. 9, p. 01-32, 2018.
BATISTA, Luiz Gustavo Alves; SOUZA PINTO Marli Dias de. Cooperação e parceria na universidade: o caso do ESAI/UFSC. Anais: IV Colóquio sobre Gestão Universitária na América do Sul. 2004.
BASTOS, Antônio Virgílio Bittencourt. Trabalho e qualificação: questões conceituais e desafios postos pelo cenário de reestruturação produtiva. Treinamento, desenvolvimento e educação em organizações e trabalho: fundamentos para a gestão de pessoas. Porto Alegre: Artmed, p. 23-40, 2006.
BRASIL. Decreto n° 5.154 de 23 de julho de 2004: Regulamento o § 2° do art. 36 e dos arts. 39 a 42 da Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Retirado em 24/02/2022, do Ministério da Educação no World Wide Web: http://www.mec.gov.br/ Brasil. 2004
BRITO, Lydia Maria Pinto; BOLSON, Saionara Brano. Gestão do Conhecimento: Estudo em uma instituição privada de ensino superior. RAUnP-ISSN 1984-4204-Digital Object Identifier (DOI): http://dx. doi. org/10.21714/raunp., v. 6, n. 2, p. 77-87, 2014.
CALDAS, Rosângela Formentini; DE SOUZA MACHADO, Larissa. Integração Comunitária através da Educação Cooperativa: Os Programas de Ensino e Pesquisa da UNESP/FFC1. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, v. 1, n. 1, p. 19-34, 2014.
CATANI, A.; HEY, A. A educação superior no Brasil e as tendências das políticas de ampliação do acesso. Atos de pesquisa em educação, v. 2, n. 3, p. 414-429, set./dez. 2007.
DE SÁ, Fabiano Bento et al. Práticas de gestão do conhecimento: um estudo em organizações mineiras. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 3, n. 1, p. 114-131, 2013.
DITTADI, Jadir Roberto; DE SOUZA, Marcos Antonio. Práticas de Gestão Adotadas em Instituições de Ensino Superior Estabelecidas no Estado de Santa Catarina. In: Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC. 2009.
DRUCKER, P.F. The Age of Discontinuity: Guidelines to Our Changing Society. Heinemann, London, 1969.
ETZKOWITZ, H.; LEYDESDORFF, L. The dynamics of innovation: from National Systems and “Mode 2” to a Triple Helix of university-industry-government relations. Research Policy, Amsterdam, v. 29, p. 109-123, 2003.
ETZIONI, Amitai. Organizações modernas. São Paulo: Pioneira, 1989.
FERASSO, Marcos; SALDANHA, Jorge Alberto Velloso. A Gestão do Conhecimento Aplicada em Instituições de Ensino Superior-O Caso da Associação Catarinense de Fundações Educacionais. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, p. 51-69, 2011.
FORTES, Victória Correa et al. Avaliação da qualidade no Ensino Superior: aplicação do modelo HedPerf em uma IES Privada. In: Congresso Nacional de Excelência em Gestão. 2011.
GALLUCCI, Laura. Gestão do conhecimento em instituições privadas de ensino superior: bases para a construção de um modelo de compartilhamento de conhecimento entre os membros do corpo docente. Dissertação. PUC/SP. 2007. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/1229
LEONTIEV, Alexei. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Centauro, 2004.
NARDES, Larissa et al. A implantação de um modelo de gestão de pessoas com base na gestão por competências em uma Instituição de Ensino Superior Privada. Revista Gestão Organizacional, v. 14, n. 2, p. 69-94, 2021.
NEVES, Clarissa Eckert Baeta; RAIZER, Leandro; FACHINETTO, Rochele Fellini. Acesso, expansão e eqüidade na educação superior: novos desafios para a política educacional brasileira. Sociologias, p. 124-157, 2007.
NUSSENZVEIG, H. M. Repensando a universidade. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2004.
NOWOTNY, H. (2001). Re-Thinking Science: Knowledge and the Public in an Age of Uncertainty. Polity Press, Cambridge.
ORTEGA, Eliane Maria Vani. O ensino médio público e o acesso ao ensino superior. Estudos em avaliação educacional, n. 23, p. 153-176, 2001.
PARANHOS FILHO, Moacyr et al. Aplicação do modelo de avaliação da qualidade de serviço SERVQUAL em curso superior Tecnologia de Gestão da Produção Industrial. Dissertação. IFSC. 2009. Disponível em http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92587
PAULA, Danúzia da Rocha de; CIANCONI, Regina de Barros. Práticas de gestão do conhecimento: caso dos sítios associados ao portal corporativo da FIOCRUZ. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12, p. 49-63, 2007.
PAVITT, K. (1991). What makes basic research economically useful? Research Policy, 20:109–119.
PIMENTEL, Maurício Gonçalves. A Gestão do Conhecimento e a Formação de Competências no Ensino Superior Privado. FMU. 2013.
PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre educação de adultos. São Paulo. Editora Cortez, 2010.
POZO, J.I. Humana mente: el mundo, la conciencia y la carne. Madrid: Morata, 2001.
RIBEIRO, Verbenia Mendonça Fernandes Silva. Implementação de práticas de Gestão do Conhecimento em uma unidade de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Dissertação. UNIFEI. 2017. Disponível em
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/842/3/dissertacao_ribeiro1_2017.pdf
RODRIGUES, Leonel Cezar; MACCARI, Émerson Antônio. Gestão do conhecimento em instituições de ensino superior. Revista de Negócios, v. 8, n. 2, 2007.
ROSENBERG, N. & NELSON, R. R. (1994). American universities and technical advance in industry. Research Policy, 23:323–348
SILVA JÚNIOR, João dos Reis. The new brazilian university: a busca por resultados comercializáveis. Canal 6 Editora LTDA, 2017.
SILVA JÚNIOR, João dos Reis; SGUISSARDI, Valdemar. Novas faces da educação superior no Brasil: reforma do Estado e mudanças na produção. Cortez/Bragança Paulista, SP/USF-IFAN, 2001.
SVEIBY, Karl Erik. A nova riqueza das organizações: gerenciando e avaliando patrimônios de conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
TERRA, José Cláudio Cyrineu; GORDON, Cindy. Realizing the promise of corporate portals: Leveraging knowledge for business success. Routledge, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Lenaíla Fernanda Gomes Ventura, Luciana Maines da Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.