REGIÃO E REGIONALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA
Palabras clave:
Identidade, Diversidade, ColonialidadeResumen
Este artigo aponta a importância de articulação entre as práticas pedagógicas e a realidade sociocultural dos sujeitos quilombolas como mecanismo para garantir uma educação escolar situada nas vivências ancestrais da comunidade como marco de uma educação escolar quilombola. Nesse aspectos, utilizaremos a Regionalidade na sua forma existencial como meio de articulação entre teoria e prática/vivência-de-mundo para pensar outros sentidos de região e identidade a partir dos aspectos simbólicos, temporais e existencial da questão negra quilombola como potência que eclode e ao mesmo tempo nos convida a (re)pensar os regionalismos balizados pelos princípios teóricos da Geografia. Se propõe evidenciar a importância de uma educação contextualizada para promoção do conhecimento, da ética, valorizando a pluralidade do pensamento e as diferentes formas de ser-no-mundo. Soma-se aos esforços e ao enfrentamento do racismo estrutural que segrega e dificulta o acesso da população negra à educação formal, evidenciando a necessidade de uma modalidade pautada nos princípios democráticos e diversos que regem a educação básica partindo de um movimento de “dentro para fora” em redes de afetos e formação híbrida. Pensar a regionalidade para além de modelos clássicos e gnosiológicos, historicamente legitimados no mundo ocidentalizado, pressupõe transgredir o sentido de Região e Regionalidade a partir de análises radicalmente plurais, diversas em co-criação.
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