PSICOMOTRICIDADE: SUA RELAÇÃO COM A DISGRAFIA

Autores/as

Palabras clave:

psicomotricidade, disgrafia, aprendizagem.

Resumen

O tema psicomotricidade e o transtorno disgráfico são bastante atuais e de veras recorrentes no ambiente escolar, todavia não deve se pensar em psicomotricidade somente dentro do contexto escolar, devido à complexidade e importância do assunto. O presente estudo se propôs a fazer um breve levantamento sobre a correlação entre psicomotricidade e disgrafia, através de publicações de estudiosos da área de maneira a contribuir para amenizar o problema disgráfico através da psicomotricidade, sendo uma delas a conscientização dos pais com relação à importância das brincadeiras lúdicas em cada fase do desenvolvimento motor da criança. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rafael Soares Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Pós-Doutorando em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (UFRRJ); Pós-Doutorando em Química pelo IQSC-USP; Doutor em Ensino de Ciências e Matemática, com ênfase em Educação Especial e Inclusiva. Membro do Grupo de Pesquisa - Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE/UFRRJ).

Fabio José Antonio da Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Servidor público do município de Apucarana/PR, na área da Saúde Pública, atuando como Profissional de Educação Física no SUS.

Citas

BARBOSA, José Juvêncio. Alfabetização e Leitura. São Paulo; Cortez, 1994. 2ª ed.

CARON, Juliane. Psicomotricidade: Um recurso envolvente na psicopedagogia para a aprendizagem. Revista de Educação do Ideau, Erechim, v. 5, n. 10, p.1-17, jan. 2010. Semestral. Disponível em:

https://www.ideau.com.br/getulio/restrito/upload/revistasartigos/208_1.pdf.

Acesso em: 05 maio 2019.

AGUIAR, Cristhiane. A Importância do trabalho da Psicomotricidade na Educação Infantil como prevenção da disgrafia nas séries iniciais. http://recil.grupolusofona.pt/jspui/bitstream/10437/9277/1/Cristhiane%20Mestrado%202.pdf

CRUZ, V. Dificuldades de Aprendizagem Específicas. Lisboa: LIDEL. Edições Técnicas, Lda. 2009.

CUNHA, Denise Pires. Disgrafia devido às alterações do esquema corporal. 2007. 42 fls. Monografia (Pós- Graduação/ Lato Sensu) Instituto a Voz do Mestre. Disponível em: http://www.avm.edu.br/monopdf/7/DENISE%20PIRES%20CUNHA.pdf

Acesso em: 05 maio 2019

FÁVERO, Maria Teresa M. (2004). Desenvolvimento Psicomotor e aprendizagem da escrita. Mestrado em Educação (Graduação em pedagogia), Departamento de Teoria e prática daEducação, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2004. Disponível em: http://www.ppe.uem.br/dissertacoes/2005-Maria_Teresa.pdf Acesso em 06 maio 2019.

FERREIRA NETO, Amarílio. Catálogo de periódicos de educação física e esporte (1930-2000). Vitória: Proteoria, 2002.

FONSECA, V. da.(1995). Introdução às dificuldades de aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas.

FONSECA, Vitor da. e MENDES, Nelson. Escola, escola, quem és tu? Perspectivas psicomotoras do Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

FREITAS, B.C.A.F. A influência da psicomotricidade na disgrafia. 2004. 42f. Monografia (Especialização em Psicomotricidade) - Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, 2004.

GOMES, J. D. G. Construção de coordenadas espaciais, psicomotricidade e desempenho escolar. Dissertação de mestrado Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação, 1998.

LOFIEGO, J. L. Disgrafia: Avaliação Fonoaudiológica. Rio de Janeiro: Revinter,

LE BOULCH, J. Educação Psicomotora: Psicocinética na Idade Escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

OLIVEIRA, G. de C. Psicomotricidade: Educação e Reeducação. São Paulo: Vozes, 2000.

PEREIRA, Karina. Perfil Psicomotor: Caracterização de escolares da primeira série do ensino fundamental de colégio particular. – São Carlos: UFScar, 2005.179 p. Dissertação (mestrado) – Universidade de São Carlos. https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/5334/DissKP.pdf?sequence=1 Acesso em 05 maio 2019.

SANDRI, Lorena da Silva Lemos. A psicomotricidade e seus benefícios. Revista de Educação do Ideau, v. 5, n. 12, 15 p. - Julho - Dezembro 2010. Semestral Disponível em: https://docplayer.com.br/5940732-A-psicomotricidade-e-seus-beneficios.html Acesso em: 05 maio 2019.

ROSSI, Franciele Santos. Considerações sobre a Psicomotricidade na Educação Infantil. Revista Vozes dos Vales da Ufvjm: Publicações Acadêmicas, Minas Gerais, v.1, n. 1, p.1-18, maio 2012. Mensal. Disponível em:

http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2011/09/Considerações-sobre-a-Psicomotricidade-na-Educação-Infantil.pdf Acesso em: 05 maio 2019.

SCOZ, 1994. Disponível em: www.abpp.com.br/regulamentar.htm. Acesso em: 18 maio de 2019.

TORRES, R. & Fernandez, P: Dislexia, Desortografia e Disgrafia. Amadora MC Graw-Hell. 2001.

Publicado

2023-06-13

Cómo citar

Silva, R. S., & Silva, F. J. A. da. (2023). PSICOMOTRICIDADE: SUA RELAÇÃO COM A DISGRAFIA . Diálogos E Diversidade, 3, e13596 . Recuperado a partir de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/13596

Número

Sección

Artigos de fluxo contínuo