NARRATIVAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO
Palabras clave:
LÍNGUA INGLESA, TECNOLOGIAS DIGITAIS CONTEMPORÂNEAS, FORMAÇÃO DOCENTEResumen
O presente artigo é parte do resultado do projeto de pesquisa e intervenção do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED) e objetiva analisar novos comportamentos e atitudes quanto ao uso das tecnologias digitais e contemporâneas nas aulas de língua inglesa, suscitando reflexões sobre a prática docente. Desse modo, é válido refletir acerca do discurso do professor na era digital e a maneira como as tecnologias digitais contemporâneas podem interferir na sua formação docente. Para tanto, foi empreendida uma pesquisa qualitativa, subsidiada por Entrevistas Narrativas que oportunizaram a reflexão a partir dos discursos dos docentes envolvidos. Durante todo o processo, buscamos analisar a influência que as tecnologias digitais contemporâneas têm para a formação docente dos participantes e percebemos de que maneira cada docente lida concede as TDIC em suas práticas. A partir das análises oriundas das Entrevistas Narrativas, foi possível observar como a aproximação e/ou distanciamento que o docente tem com o uso cotidiano de tecnologias digitais diversas pode influenciar na maneira como ele as descreve e, principalmente, como eles lidam com elas em sua própria sala de aula.
Descargas
Citas
CECÍLIO, Sálua. SANTOS, Jacqueline Florêncio. Sociedade em rede, trabalho docente e sociabilidades contemporâneas. In: Formação e profissão docente em tempos digitais. – Campinas, SP: Alínea, 2009.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e tempo docente. – Campinas, SP: Papirus, 2013.
OLIVEIRA, Fabiane Lopes de. SIEVERT, Genaldo Luis. Mediação como fator de integração. O professor imigrante digital frente ao aluno nativo digital e a importância meditática: uma reflexão. In: Redes e mídias sociais. – 1. Ed. – Curitiba: Appris, 2015.
SCHÜTZE, Fritz. Biography analysis on the empirical base of autobiographical narratives: how to analyse autobiographical narrative interviews. Em: http://www.uni-magdeburg.de/zsm/projekt/biographical/1/B2.1.pdf. Acessado em: 28/11/2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Josiane da Cruz Lima Ribeiro, Rodrigo dos Reis Nunes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.