DIVERSIDADES, DIFERENÇAS E DIFERENÇA NO TERRITÓRIO ESCOLAR: CARTOGRAFIAS INICIAIS

Autores/as

Palabras clave:

Revisão Sistemática, Diversidade, Diferenças, Diferença

Resumen

Este ensaio teórico é resultado de pesquisa realizada em uma universidade pública baiana rastreia os conceitos de diversidade, diferenças e diferença, através da pesquisa bibliográfica com ênfase na revisão sistemática, num recorte temporal de 2010-2020. O objetivo central foi identificar matrizes teóricas que subsidiam os conceitos-chave mencionados. Tratou-se de um estudo de base qualitativa, inspirado na cartografia, conforme preconiza Deleuze e Guattari (2011). O procedimento de pesquisa adotado foi a revisão sistemática, a partir dos descritores “Diversidades, diferenças e escola”. Como procedimento metodológico utilizou-se dos pressupostos da cartografia realizando o mapeamento dos trabalhos pelos títulos, resumos, palavras-chave e comportamento de citações para identificação de direcionamentos na matriz teórica e resultados obtidos. Os resultados apontaram que dentre as 24 pesquisas do corpus de análise, pelo menos 11 não mencionam ou indicam pistas das concepções que tomam para subsidiar a pesquisa. Além disso, apresenta as pistas de que em geral o conceito de diversidade tem sido mais tensionado para a fronteira da homogeneização, com a fixação de sujeitos em categorias já existentes, demarcando desigualdades. Há em geral uma afirmação da diversidade cordial e celebrativa, e diferença tomada como sinônimo de diferenças no escopo geral das pesquisas analisadas.

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Biografía del autor/a

Luna Layse Almeida da Silva, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Bacharela em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo em Multimeios pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – DCH – Campus III - Juazeiro/BA e graduanda em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas, pela UNEB – DCH – Campus IV - Jacobina/BA. Integrante do grupo de pesquisa Diversidade, Discursos, Formação na Educação Básica e Superior (DIFEBA).

Ana Lúcia Gomes da Silva, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Professora titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus IV, Jacobina, atuando no Curso de Letras Vernáculas e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade (PPED), UNEB, Jacobina. Líder do grupo de pesquisa Diversidade, Discursos, Formação na Educação Básica e Superior (DIFEBA) e pesquisadora vinculada ao grupo de pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade (DIVERSO),

Juliana Cristina Salvadori, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutora em Literaturas de Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC - Minas). Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, Jacobina. Atua como docente na graduação (Curso de Letras Língua Inglesa e Literaturas) e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade - PPED.

Citas

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Publicado

2021-11-17

Cómo citar

Silva, L. L. A. da ., Silva, A. L. G. da, & Salvadori, J. C. (2021). DIVERSIDADES, DIFERENÇAS E DIFERENÇA NO TERRITÓRIO ESCOLAR: CARTOGRAFIAS INICIAIS. Diálogos E Diversidade, 1, e13175. Recuperado a partir de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/13175

Número

Sección

Dossiê temático: Diversidade, diferença e educação inclusiva