DIVERSIDADES, DIFERENÇAS E DIFERENÇA NO TERRITÓRIO ESCOLAR: CARTOGRAFIAS INICIAIS
Keywords:
Revisão Sistemática, Diversidade, Diferenças, DiferençaAbstract
This theoretical essay, the result of a research carried out in a public university in Bahia, tracks the concepts of diversity, differences and difference, through bibliographical research with an emphasis on systematic review, in a time frame from 2010-2020. The main objective was to identify theoretical matrices that support the key concepts mentioned. This was a qualitatively-based study, inspired by cartography, as recommended by Deleuze and Guattari (2011). The research procedure adopted was a systematic review, based on the descriptors “Diversity, differences and school”. As a methodological procedure, it was used the assumptions of cartography mapping the works by titles, abstracts, keywords and citation behavior to identify directions in the theoretical matrix and results obtained. The results showed that among the 24 researches in the corpus of analysis, at least 11 do not mention or indicate clues of the conceptions they take to support the research. In addition, it presents clues that, in general, the concept of diversity has been more strained towards the frontier of homogenization, with the fixation of subjects in existing categories, demarcating inequalities. There is, in general, an affirmation of cordial and celebratory diversity, and difference taken as a synonym for differences in the general scope of the research analyzed.
Downloads
References
ALCÂNTARA, Ramon Luiz de Santana. Formação para a diversidade? Desafios da formação de professores em Grajaú-MA. São Luís: UFM, 2015, p 16-54. 202f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas) – Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2015. Disponível em: < https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/750#preview-link0>. Acesso em 26 abr. 2020.
ALMEIDA DA SILVA, Luna Layse. Diversidades e diferenças no território escolar: cartografias iniciais. Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas – Universidade do Estado da Bahia (Trabalho de Conclusão de Curso). Jacobina: UNEB, 2021
BARROS; Gustavo de Almeida; MUNARI, Silvio Ricardo; ABRAMOWICZ, Anete. Educação, Cultura e Subjetividade: Deleuze e a Diferença (Education, Culture and Subjectivity: Deleuze and the Difference). Revista Eletrônica de Educação, v. 11, n. 1, p. 108-124, 2017.
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Diário Oficial [da] União, Poder Executivo, Brasília, DF, 5 out. 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Proposta preliminar. Abr. 2016b. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio>. Acesso em: 18 jan. 2017
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 14 mar 2020.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] União, ano CXXXIV, n. 248, p. 27.833-27.841, 23 dez. 1996.
CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, Antônio Flávio. CANDAU, Vera Maria (orgs). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 2. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Trad: Ana Lúcia de Oliveira; Aurélio Guerra Neto; Célia Pinto Costa. São Paulo: Editora 34, 2011.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a Filosofia? Tradução Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: 34, 1992, p. 25-48.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979, p. 182.
GALLO, Sílvio. Em torno de uma educação menor. Educação & Realidade, v. 27, n. 2, 2002.
KASTRUP, Virginia; ESCOSSIA, Liliana; PASSOS, E. Pistas do método da cartografia. Porto Alegre: Sulina, 2015.
LINO GOMES, N. (2017). Políticas públicas para a diversidade. Sapere Aude, 8(15), 7-22. Disponível em: < https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2017v8n15p7>. Acesso em 1 jun. 2021.
MARTINS GOMES, Aline. A aula oficina para jovens e adultos em situação de hospitalização. In: SILVA, Ana Lúcia Gomes da; CORDEIRO, Janivaldo Pacheco (orgs.). Coletânea Profissão Docente na Educação Básica: práticas docentes no cotidiano escolar [recurso eletrônico]. 1.ed. - Curitiba: Brazil Publishing, 2021. v.5, 893p.: il.
OLIVEIRA, Iris Verena; FERREIRA, Maria Jucilene Lima. Educação e diferença em tempos de incertezas. Plurais Revista Multidisciplinar, v. 4, n. 1, p. 45-64, 2019.
POCAHY, Fernando; DA SILVA, Ana Lúcia Gomes; DOURADO, Emanuela Oliveira Carvalho. A cartografia como pesquisa-in(ter)venção do/no presente: modos de/para pensar-fazer a formação docente. Revista Ciências Humanas, v. 13, n. 1, 2020, p. 5-10.
PACHECO, Jane Adriana Vasconcelos. Diversidade, direitos humanos e formação docente no cotidiano escolar da educação básica. In: CARVALHO, Maria Vilani Cosme de; CARVALHÊDO, Josania Lima Portela; ARAUJO, Francisco Antonio Machado (orgs.). Caminhos da pós -graduação em educação no nordeste do Brasil: avaliação, financiamento, redes e produção científica. Teresina: EDUPI, 2016.
VILLELA, Marcos. Estética da professoralidade: um estudo crítico sobre a formação do professor. 1. ed. Santa Maria: EdUFSM, 2013. 248p
SANTOS, A. I. dos; CERVI, G. M. Diversidade e diferença: movimentos do currículo nos murais de uma escola. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 10, p. e019003, 2019. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7059. Disponível em: <https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7059>. Acesso em: 1 jun. 2021.
SILVA, Ana Lúcia Gomes da; COSTA, Váldina Gonçalves da; PEREIRA, Diego Carlos. (Orgs) Ateliês de Pesquisa: formação de professores (as)-pesquisadores (as) e métodos de pesquisa em educação. Salvador: Eduneb, 2020. p.193.
SILVA, Ana Lúcia Gomes da; RIOS, Ádina Nunes; DA SILVA, Fabrício Oliveira. Profissão docente em contextos de diversidade na Bahia. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, v. 2, n. 3, p. 318-342, jan./mar. 2021. Disponível em: < https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/8099>. Acesso em 9 abr. 2021.
SILVA, Ana Lúcia Gomes da; ABREU, Laís Oliveira; SOUZA, Vaneza Oliveira de. Diários de aula virtual e a (auto) formação na pesquisa em redes colaborativas. Interfaces Científicas-Educação, v. 10, n. 2, p. 110-123, 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.