COMO ME FAÇO PROFESSORA? TRAJETÓRIA DE VIDA E CONSTRUÇÃO PERMANENTE DE UMA IDENTIDADE DOCENTE

Autores/as

Palabras clave:

relato autobiográfico; trajetória acadêmica e profissional; identidade docente

Resumen

Refletir sobre a atuação em Pedagogia é interessante porque articula a memória e reflexão sobre a práxis, mobilizando criar possibilidades de ação sobre realidade, porque as experiências ao longo da vida contribuem para os docentes que somos. Diante disso, objetivou-se analisar como as memórias escolares, acadêmicas e profissionais contribuem para construir o fazer docente. Esta é uma pesquisa autobiográfica, com o procedimento de descrição de cenas dessa trajetória de vida, analisadas a partir de referenciais teóricos vistos no curso de Pedagogia. Como resultados, têm-se cenas vividas que se entrelaçam com quem sou, as expectativas ao longo do percurso e as suas possibilidades concretas, como: a passagem por diversas escolas particulares, o ensino médio em instituto federal com técnico subsequente, os cursos superiores de Psicologia (com mestrado na área) e Pedagogia. Profissionalmente, têm-se as atuações como Psicóloga e professora. Nesse sentido, todas as cenas descritas foram rememoradas e vivenciadas na perspectiva do hoje, discutidas a partir de componentes curriculares de Pedagogia. Conclui-se ressaltando a importância da compreensão que o tornar-se professora acontece agora, resgatando o passado com vistas à atuação futura a partir das experiências vividas enquanto aluna e profissional, assumindo o compromisso ético, político e social que a docência presume.

 

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Biografía del autor/a

Arthemis Nuamma Nunes de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Técnica em Segurança do Trabalho pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

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Publicado

2021-11-24

Cómo citar

Almeida, A. N. N. de. (2021). COMO ME FAÇO PROFESSORA? TRAJETÓRIA DE VIDA E CONSTRUÇÃO PERMANENTE DE UMA IDENTIDADE DOCENTE. Diálogos E Diversidade, 1, e12797. Recuperado a partir de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/12797

Número

Sección

Dossiê temático: História, memória e trajetórias educacionais