COMO ME FAÇO PROFESSORA? TRAJETÓRIA DE VIDA E CONSTRUÇÃO PERMANENTE DE UMA IDENTIDADE DOCENTE
Keywords:
relato autobiográfico; trajetória acadêmica e profissional; identidade docenteAbstract
Refletir sobre a atuação em Pedagogia é interessante porque articula a memória e reflexão sobre a práxis, mobilizando criar possibilidades de ação sobre realidade, porque as experiências ao longo da vida contribuem para os docentes que somos. Diante disso, objetivou-se analisar como as memórias escolares, acadêmicas e profissionais contribuem para construir o fazer docente. Esta é uma pesquisa autobiográfica, com o procedimento de descrição de cenas dessa trajetória de vida, analisadas a partir de referenciais teóricos vistos no curso de Pedagogia. Como resultados, têm-se cenas vividas que se entrelaçam com quem sou, as expectativas ao longo do percurso e as suas possibilidades concretas, como: a passagem por diversas escolas particulares, o ensino médio em instituto federal com técnico subsequente, os cursos superiores de Psicologia (com mestrado na área) e Pedagogia. Profissionalmente, têm-se as atuações como Psicóloga e professora. Nesse sentido, todas as cenas descritas foram rememoradas e vivenciadas na perspectiva do hoje, discutidas a partir de componentes curriculares de Pedagogia. Conclui-se ressaltando a importância da compreensão que o tornar-se professora acontece agora, resgatando o passado com vistas à atuação futura a partir das experiências vividas enquanto aluna e profissional, assumindo o compromisso ético, político e social que a docência presume.
Downloads
References
ARAÚJO, M. D. Do hábito de ler à leitura como significado: qual a diferença? In: AMARILHA, M. (Org.). Anais do 1º Seminário Educação e Leitura. Natal/UFRN, 1996.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília, DF: Presidência da República, [2017]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm#art1 Acesso em: 13 set. 2021.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (LDB). Brasília, DF: Presidência da República, [1996]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 05 jul. 2020.
BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa: Organização do Trabalho Pedagógico - Caderno 01. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica/Diretoria de Apoio à Gestão Educaconal, 2014. Disponível em https://wp.ufpel.edu.br/obeducpacto/files/2019/08/Unidade-1-4.pdf. Acesso em: 08 agosto. 2021.
DANTAS, Aldo; MEDEIROS, Tásia Hortêncio de Lima. Introdução à Ciência Geográfica. Natal: EDUFRN, 2011. Disponível em: http://bibliotecadigital.sedis.ufrn.br/pdf/geografia/Int_Cie_Geo_LIVRO_WEB.pdf
Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/praticasdelinguagem/article/view/33206. Acesso em: 11 set. 2021.
FELDEN, E. L.; LIMA, G.; KRAMER, G. D.; WEYH, L. F. O pedagogo no contexto contemporâneo: desafios e responsabilidades. Vivências: Revista Eletrônica de Extensão da URI. Vol. 9, N.17: p. 68-82, Outubro/2013. ISSN 1809-1636. Disponível em: http://www2.reitoria.uri.br/~vivencias/Numero_017/artigos/pdf/Artigo_07.pdf Acesso em: 09 set. 2021.
FERNANDES, Nohad. Mouhanna. Concepções de Linguagem e o ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa. Interletras (Dourados), Unigran, 2004. Disponível em: https://www.unigran.br/dourados/interletras/ed_anteriores/n1/index.html Acesso em: 07 set. 2021.
GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. São Carlos, SP: João & Pedro Editores, 2010. 208 p.
GOMES, Rosivaldo. As concepções de linguagem e o ensino de língua materna: um percurso. Letras escreve. Macapá, v. 3, n. 1, p. 41-47, 2013.
GRAVES, M. F; GRAVES, B. B. A experiência de leitura por andaime: uma referência flexível para ajudar os estudantes a obter o máximo do texto. In: READING, v. 29, n. 1, Apr. 1995.
KENSKI, Vani Moreira. A vivência escolar dos estagiários e a prática de pesquisa em estágios supervisionados. In: PICONEZ, S. C. B. (org.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
MOREIRA, Daniel Augusto. O método fenomenológico na pesquisa. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002.
NUÑEZ, Isauro Beltrán; RAMALHO, Betania Leite. A pesquisa como recurso da formação e da construção de uma nova identidade docente. Eccos Revista Científica, vol. 7, núm. 1, junho, pp. 87-111. S.P, 2005.
NÚÑEZ, Isauro Beltrán; RAMALHO, Betania Leite. A pesquisa como recurso da formação e da construção de uma nova identidade docente. Eccos Revista Científica, São Paulo, vol. 7, n. 1, p. 87-111, jun. 2005. DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v7i1.404. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/404
Acesso em: 10 jul. 2020.
OLIVEIRA, Christiane Maria Ribeiro de; NEIVA, Katia Maria Costa. Orientação Vocacional/Profissional: Avaliação de um projeto piloto para estudantes da educação profissional. Revista Brasileira de Orientação Profissional jan.-jun.,14(1), 133-143, 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2030/203027936013.pdf. Acesso em: 12 set. 2021.
PASSOS, Mailsa Carla. Memória e história de professores: como praticar e também lembrar. In: VASCONCELOS, Geni Amélia Nader (Org.). Como me fiz professora. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
PAVÃO, Antonio Carlos. Ensinar ciências fazendo ciência. In: PAVÃO, Antonio Carlos; FREITAS, Denise de. (Orgs). Quanta ciência há no ensino de ciências? São Carlos: Edufscar, 2008.
PICONEZ, Stela. C. Bertholo. A prática de ensino e o estágio supervisionado: a aproximação da realidade escolar e a prática de reflexão. In: PICONEZ, S. C. B. (org.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
SAGAN, C. Ciência e esperança. In: SAGAN, C. (Org.). O Mundo Assombrado pelos Demônios: A ciência vista como uma vela no escuro. Ed. Random House, 1995.
SANTIAGO, Mylene Cristina. Trajetória de pesquisa: a autobiografia como experiência formativa. Revista de Práticas de Linguagem: Trajetórias de pesquisa em educação, 10(2), UFJF, 2020. DOI: https://doi.org/10.34019/2236-7268.2020.v10.33206
SILVA, Mariita Bertassoni da; FARIA, Rafaela Roman de; FOCHESATO, Isabel Cristina de Abreu. A orientação profissional (OP) como elo entre a universidade e a escola. Psicol. Argum., Curitiba, 30(68), p. 19-26, jan./mar. 2012. Disponível em https://periodicos.pucpr.br/index.php/psicologiaargumento/article/view/19757/19069 Acesso em: 12 set. 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.