INCLUSÃO EDUCACIONAL NAS POLÍTICAS MUNICIPAIS: UMA ANÁLISE DE NORMATIVOS DE FEIRA DE SANTANA
Palabras clave:
políticas públicas; educação inclusiva; sistema municipalResumen
Este trabalho objetivou analisar leis do município de Feira de Santana quanto à abordagem sobre a inclusão educacional. A metodologia utilizada foi a análise de documentos, com finalidade exploratória, numa abordagem qualitativa, partindo de fontes que ainda não receberam um tratamento analítico. Foram consideradas na análise a Lei Orgânica do Município de Feira de Santana, e a Lei Nº 3.651/2016, que institui o Plano Municipal de Educação. Os resultados demonstram que em ambas as leis as questões relativas à inclusão escolar estão contempladas, abrangendo tanto o público alvo da educação especial quanto a convivência na escola com a diversidade étnica, cultural e a inclusão de discentes que vivenciam atividades itinerantes. A abordagem dada à inclusão envolve não apenas o acesso, mas a permanência e o sucesso escolar de todos os discentes. Considera-se que tais normativos se constituem como recursos que podem ser utilizados para garantia do direito a uma educação verdadeiramente inclusiva. Ressalte-se que tais ferramentas são importantes e necessárias num momento onde pairam ameaças na sociedade brasileira de imposição de um retrocesso nas políticas de inclusão, cabendo à sociedade civil organizada fazer o controle social de tais políticas de modo a fazer valer esses direitos.
Descargas
Citas
BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Tradução Carlos Nelson Coutinho. Nova ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
BRASIL, Decreto nº 10.502, de 30 de setembro de 2020. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/decreto/D10502.htm Acesso em 20 Ago. 2021.
BRASIL, Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm Acesso em: 30 Ago. 2021.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em 31 Ago. 2021.
FEIRA DE SANTANA. Lei Orgânica do Município de Feira de Santana-BA. 2006. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/lei-organica-feira-de-santana-ba Acesso em 20 Ago. 2021.
FEIRA DE SANTANA. Lei Nº 3.651, de 16 de dezembro de 2016. 2016. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/a/ba/f/feira-de-santana/lei-ordinaria/2016/365/3651/lei-ordinaria-n-3651-2016-institui-o-plano-municipal-de-educacao-de-feira-de-santana-e-da-outras-providencias Acesso em: 20 Ago. 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Solidariedade. Indaiatuba: Vila das Letras, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Ed. Pedagógica e Universitária, 1986.
SANTOS, Antônio José Pimentel. Discursos da escola e constituição da subjetividade de estudantes com TDAH. Dissertação de Mestrado em Educação: FACED/UFBA, 2015, 111p.
SASSAKI, Romeu. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação (Reação), São Paulo, Ano XII, mar./abr. 2009, p. 10-16.
PIMENTEL, Susana Couto. Possibilidades de aprendizagem da criança com Síndrome de Down a partir da colaboração dos colegas: um estudo em escola regular. In: MIRANDA, Theresinha Guimarães; GALVÃO FILHO, Teófilo Alves. Educação Especial em contexto inclusivo: reflexão e ação. Salvador: EDUFBA, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Susana Couto Pimentel, Mikaely Almeida Moreira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.