GESTÃO E INOVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: IMPACTOS NA FORMAÇÃO DOCENTE E INTERDISCIPLINARIDADE
Palabras clave:
Gestão. Líder-empreendedor. Docente. Interdisciplinaridade.Resumen
Esta pesquisa abordará a relevância em ter-se um líder-empreendedor na administração no Ensino Superior que implica diretamente na formação do docente e da equipe institucional. Com isso, tem como objetivo ilustrar a importância da gestão inovadora na formação docente e interdisciplinaridade no Ensino Superior, pois é notório que o sistema educacional deve-se adequar as necessidades dos discentes. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Para tanto, realizou-se um levantamento de livros e trabalhos científicos da área do Ensino Universitário, tendo por base autores como: Chizzotti et al. (2012), Viana et al. (2019), Lenoir et al. (2015) e Anony (2019). Concluiu-se com este trabalho, que o sistema universitário atual deve ater-se a uma proposta interdisciplinar, pois através dela serão realizadas pesquisas que colaborarão no desenvolvimento criativo e crítico do discente em suas atividades do cotidiano acadêmico e profissional. Para que isto seja feito de maneira acertada, o Gestor da IES deve fazer-se presente incentivando e formando seus colaboradores e professores ao uso das TICs. Por isso, é indispensável que a Instituição Universitária inove na práxis educativa, onde pregue que o ensino dentro da sala de aula não é simplesmente o gerenciamento da mesma, pelo contrário, deve preocupar-se em estimular a pesquisa interdisciplinar.
Descargas
Citas
BEISIEGEL, Celso de Rui. Educação popular e ensino superior em Paulo Freire. Educação e Pesquisa. São Paulo-SP. v. 44, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v44/1517-9702-ep-44-e104010.pdf. Acesso em: 28 de maio de 2020.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília-DF: 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de diretrizes e bases da educação nacional: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília-DF: 1996.
CHIZZOTTI, A. Metodologia do ensino superior: o ensino com pesquisa. In: CAS-TANHO, Sergio; CASTANHO, Maria Eugênia (Orgs.). Temas e textos em metodo-logia do Ensino Superior. São Paulo: Papirus, 2012. Cap. 8, p. 103-111.
CUNHA, M.I. da. Inovações: conceitos e práticas. In: CASTANHO, Sergio; CASTA-NHO, Maria Eugênia (Orgs.). Temas e textos em metodologia do Ensino Superi-or. São Paulo: Papirus, 2012. Cap. 10, p. 125-136.
D’ÁVILA, C. M. Didática: a arte de formar professores no contexto universitário. In: D’ÁVILA, C.M.; VEIGA, I. P. A. (Orgs.). Didática e docência na Educação Superior: implicações para a formação de professores. Campinas-SP: Papirus, 2019. Cap. 1, p. 13-34.
EMMEL, Rúbia; KRUL, Alexandre José. A Docência no Ensino Superior: Refle-xões e Perspectivas. Revista Brasileira de Ensino Superior. Passo Fundo-RS, vol. 3, n. 1, p. 42-55, Jan.-Mar. 2017. Disponível em: https://seer.imed.edu.br/index.php/REBES/article/view/1732/1237. Acesso em 19 de maio de 2020.
FAVARÃO, N. R. L.; ARAÚJO. C. S. A. Importância da Interdisciplinaridade no Ensino Superior. EDUCERE: revista da educação. Umuarama- PR, v.4, n.2, p.103-115, jul./dez., 2004 Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/173/147. Acesso em 20 de maio de 2020.
FERREIRA, Giselle Martins dos Santos; FREITAS, Rejane Cunha; MOREIRA, Laé-lia Carmelita Portela. Inovação, TIC e Docência: Práticas e Concepções de Pro-fessores em uma IES Privada. Rev. Inter. Educ. Sup. Campinas-SP. v.4 n.1 p.25-51 jan./abr. 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650880/17015. Acesso em 19 de maio de 2020.
HOFFMANN, Jussara. O jogo do contrário em avaliação. Porto Alegre: Mediação, 2005.
KLEIN, Julie Thompson. Ensino interdisciplinar: didática e teoria. In: FAZENDA, Ivani (Org.). Didática e Interdisciplinaridade. Campinas-SP: Papirus, 2015. Cap. 6, p. 111-134.
KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica - Teoria da ciência e iniciação à pesquisa. Petrópolis-RJ: Vozes, 2014.
KUENZER, A.Z. O que muda no cotidiano da sala de aula universitária com as mu-danças no mundo do trabalho? In: CASTANHO, Sergio; CASTANHO, Maria Eugê-nia (Orgs.). Temas e textos em metodologia do Ensino Superior. São Paulo: Pa-pirus, 2012. Cap. 1, p. 15-28.
LENOIR, Yves. Didática e interdisciplinaridade: uma complementaridade necessária e incontornável. In: FAZENDA, Ivani (Org.). Didática e Interdisciplinaridade. Cam-pinas-SP: Papirus, 2015. Cap. 4, p. 47-77.
LUCK, Heloísa. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. 8 ed. Petrópolis: Vozes, 2006.
MASETTO, M.T. Atividades Pedagógicas no cotidiano da sala de aula universitária: reflexões de sugestões práticas. In: CASTANHO, Sergio; CASTANHO, Maria Eugê-nia (Orgs.). Temas e textos em metodologia do Ensino Superior. São Paulo: Pa-pirus, 2012. Cap. 7, p. 83-101.
RETONDO, Lucas. Como ser um bom líder e alcançar resultados excelentes. Disponível em: https://blog.consultoriacoach.com.br/como-ser-um-bom-lider/. Acesso em 14 de maio de 2020.
SEVERINO, A.J. A importância do ler e do escrever no ensino superior. In: CASTA-NHO, Sergio; CASTANHO, Maria Eugênia (Orgs.). Temas e textos em metodologia do Ensino Superior. São Paulo: Papirus, 2012. Cap. 6, p. 71-79.
SOARES, Marisa; SEVERINO, Antônio Joaquim. A prática da pesquisa no ensino superior: conhecimento pertencente na formação humana. Avaliação, Campi-nas; Sorocaba-SP, v. 23 n. 02. p. 372-390, jul. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/aval/v23n2/1982-5765-aval-23-02-372.pdf. Acesso em 28 de maio de 2020.
TAVARES, D. E. Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 1999.
VIANA, C.M.Q. Q. Reflexões sobre avaliação da aprendizagem na visão de alunos da graduação. In: D’ÁVILA, C.M.; VEIGA, I. P. A. (Orgs.). Didática e docência na Educação Superior: implicações para a formação de professores. Campinas-SP: Papirus, 2019. Cap. 4, p. 69-91.
WECHSLER, S. M. A educação criativa: possibilidade para descobertas. In: CAS-TANHO, Sergio; CASTANHO, Maria Eugênia (Orgs.). Temas e textos em metodo-logia do Ensino Superior. São Paulo: Papirus, 2012. Cap. 14, p. 165-171.
ZAINKO, Maria Amélia Sabbag; PINTO, Maria Lúcia Accioly Teixeira. Gestão da ins-tituição de ensino e ação docente. Curitiba: Intersaberes, 2013.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.