GESTÃO E INOVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: IMPACTOS NA FORMAÇÃO DOCENTE E INTERDISCIPLINARIDADE

Autores

Palavras-chave:

Gestão. Líder-empreendedor. Docente. Interdisciplinaridade.

Resumo

Esta pesquisa abordará a relevância em ter-se um líder-empreendedor na administração no Ensino Superior que implica diretamente na formação do docente e da equipe institucional. Com isso, tem como objetivo ilustrar a importância da gestão inovadora na formação docente e interdisciplinaridade no Ensino Superior, pois é notório que o sistema educacional deve-se adequar as necessidades dos discentes. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Para tanto, realizou-se um levantamento de livros e trabalhos científicos da área do Ensino Universitário, tendo por base autores como: Chizzotti et al. (2012), Viana et al. (2019), Lenoir et al. (2015) e Anony (2019). Concluiu-se com este trabalho, que o sistema universitário atual deve ater-se a uma proposta interdisciplinar, pois através dela serão realizadas pesquisas que colaborarão no desenvolvimento criativo e crítico do discente em suas atividades do cotidiano acadêmico e profissional. Para que isto seja feito de maneira acertada, o Gestor da IES deve fazer-se presente incentivando e formando seus colaboradores e professores ao uso das TICs. Por isso, é indispensável que a Instituição Universitária inove na práxis educativa, onde pregue que o ensino dentro da sala de aula não é simplesmente o gerenciamento da mesma, pelo contrário, deve preocupar-se em estimular a pesquisa interdisciplinar.

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Biografia do Autor

Elder Luiz Pires Silva, Universidade Estácio de Sá

Mestrado em Internacional em Auditoria e Gestão Empresarial - Universidad Europea Del Atlántico. Especialização em em Docência e Gestão do Ensino Superior na Estácio de Sá e em Direito do Trabalho pela Universidade Norte do Paraná. Graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade Independente do Nordeste. Atuação como professor tutor de graduação e pós-graduação do Centro Universitário Leonardo da Vinci.

Elisângela Andrade Moreira Cardoso, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestra em Educação (PPGEd/UESB) e em Docência Universitária pela Universidade Tecnológica Nacional de Buenos Aires (UTN/AR); Graduada em Pedagogia com Habilitação em Gestão Escolar (UESB) e em Letras (UNIMES). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Movimentos Sociais, Diversidade, Educação do Campo e da Cidade (GEPEMDECC/UESB) e do Grupo de Estudos e Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (DIFORT/UESB), ambos com registro na CNPq; Professora efetiva da Educação Básica na rede municipal de ensino de Vitória da Conquista/BA.

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Publicado

2021-09-16

Como Citar

Silva, E. L. P., & Cardoso, E. A. M. (2021). GESTÃO E INOVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: IMPACTOS NA FORMAÇÃO DOCENTE E INTERDISCIPLINARIDADE. Diálogos E Diversidade, 1, e11282. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/11282

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo