GESTÃO E INOVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: IMPACTOS NA FORMAÇÃO DOCENTE E INTERDISCIPLINARIDADE
Keywords:
Gestão. Líder-empreendedor. Docente. Interdisciplinaridade.Abstract
This research will address the relevance of having a leader-entrepreneur in administration in Higher Education, which directly involves the formation of the teacher and the institutional team. With this, it aims to illustrate the importance of innovative management in teacher education and interdisciplinarity in Higher Education, as it is clear that the educational system must adapt to the needs of students. The methodology used was bibliographic research. Therefore, a survey of books and scientific papers in the field of University Education was carried out, based on authors such as: Chizzotti et al. (2012), Lenoir (2015), Viana et al. (2019), and Anony (2019). It was concluded with this work, that the current university system must stick to an interdisciplinary proposal, because through it researches will be carried out that will collaborate in the creative and critical development of the student in their daily academic and professional activities. For this to be done correctly, the Manager of the Higher Education Institution must be present, encouraging and training its employees and teachers in the use of ICTs. Therefore, it is essential that the University Institution innovates in educational praxis, where it preaches that teaching within the classroom is not simply its management, on the contrary, it should be concerned with stimulating interdisciplinary research.
Downloads
References
BEISIEGEL, Celso de Rui. Educação popular e ensino superior em Paulo Freire. Educação e Pesquisa. São Paulo-SP. v. 44, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v44/1517-9702-ep-44-e104010.pdf. Acesso em: 28 de maio de 2020.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília-DF: 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de diretrizes e bases da educação nacional: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília-DF: 1996.
CHIZZOTTI, A. Metodologia do ensino superior: o ensino com pesquisa. In: CAS-TANHO, Sergio; CASTANHO, Maria Eugênia (Orgs.). Temas e textos em metodo-logia do Ensino Superior. São Paulo: Papirus, 2012. Cap. 8, p. 103-111.
CUNHA, M.I. da. Inovações: conceitos e práticas. In: CASTANHO, Sergio; CASTA-NHO, Maria Eugênia (Orgs.). Temas e textos em metodologia do Ensino Superi-or. São Paulo: Papirus, 2012. Cap. 10, p. 125-136.
D’ÁVILA, C. M. Didática: a arte de formar professores no contexto universitário. In: D’ÁVILA, C.M.; VEIGA, I. P. A. (Orgs.). Didática e docência na Educação Superior: implicações para a formação de professores. Campinas-SP: Papirus, 2019. Cap. 1, p. 13-34.
EMMEL, Rúbia; KRUL, Alexandre José. A Docência no Ensino Superior: Refle-xões e Perspectivas. Revista Brasileira de Ensino Superior. Passo Fundo-RS, vol. 3, n. 1, p. 42-55, Jan.-Mar. 2017. Disponível em: https://seer.imed.edu.br/index.php/REBES/article/view/1732/1237. Acesso em 19 de maio de 2020.
FAVARÃO, N. R. L.; ARAÚJO. C. S. A. Importância da Interdisciplinaridade no Ensino Superior. EDUCERE: revista da educação. Umuarama- PR, v.4, n.2, p.103-115, jul./dez., 2004 Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/173/147. Acesso em 20 de maio de 2020.
FERREIRA, Giselle Martins dos Santos; FREITAS, Rejane Cunha; MOREIRA, Laé-lia Carmelita Portela. Inovação, TIC e Docência: Práticas e Concepções de Pro-fessores em uma IES Privada. Rev. Inter. Educ. Sup. Campinas-SP. v.4 n.1 p.25-51 jan./abr. 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650880/17015. Acesso em 19 de maio de 2020.
HOFFMANN, Jussara. O jogo do contrário em avaliação. Porto Alegre: Mediação, 2005.
KLEIN, Julie Thompson. Ensino interdisciplinar: didática e teoria. In: FAZENDA, Ivani (Org.). Didática e Interdisciplinaridade. Campinas-SP: Papirus, 2015. Cap. 6, p. 111-134.
KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica - Teoria da ciência e iniciação à pesquisa. Petrópolis-RJ: Vozes, 2014.
KUENZER, A.Z. O que muda no cotidiano da sala de aula universitária com as mu-danças no mundo do trabalho? In: CASTANHO, Sergio; CASTANHO, Maria Eugê-nia (Orgs.). Temas e textos em metodologia do Ensino Superior. São Paulo: Pa-pirus, 2012. Cap. 1, p. 15-28.
LENOIR, Yves. Didática e interdisciplinaridade: uma complementaridade necessária e incontornável. In: FAZENDA, Ivani (Org.). Didática e Interdisciplinaridade. Cam-pinas-SP: Papirus, 2015. Cap. 4, p. 47-77.
LUCK, Heloísa. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. 8 ed. Petrópolis: Vozes, 2006.
MASETTO, M.T. Atividades Pedagógicas no cotidiano da sala de aula universitária: reflexões de sugestões práticas. In: CASTANHO, Sergio; CASTANHO, Maria Eugê-nia (Orgs.). Temas e textos em metodologia do Ensino Superior. São Paulo: Pa-pirus, 2012. Cap. 7, p. 83-101.
RETONDO, Lucas. Como ser um bom líder e alcançar resultados excelentes. Disponível em: https://blog.consultoriacoach.com.br/como-ser-um-bom-lider/. Acesso em 14 de maio de 2020.
SEVERINO, A.J. A importância do ler e do escrever no ensino superior. In: CASTA-NHO, Sergio; CASTANHO, Maria Eugênia (Orgs.). Temas e textos em metodologia do Ensino Superior. São Paulo: Papirus, 2012. Cap. 6, p. 71-79.
SOARES, Marisa; SEVERINO, Antônio Joaquim. A prática da pesquisa no ensino superior: conhecimento pertencente na formação humana. Avaliação, Campi-nas; Sorocaba-SP, v. 23 n. 02. p. 372-390, jul. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/aval/v23n2/1982-5765-aval-23-02-372.pdf. Acesso em 28 de maio de 2020.
TAVARES, D. E. Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 1999.
VIANA, C.M.Q. Q. Reflexões sobre avaliação da aprendizagem na visão de alunos da graduação. In: D’ÁVILA, C.M.; VEIGA, I. P. A. (Orgs.). Didática e docência na Educação Superior: implicações para a formação de professores. Campinas-SP: Papirus, 2019. Cap. 4, p. 69-91.
WECHSLER, S. M. A educação criativa: possibilidade para descobertas. In: CAS-TANHO, Sergio; CASTANHO, Maria Eugênia (Orgs.). Temas e textos em metodo-logia do Ensino Superior. São Paulo: Papirus, 2012. Cap. 14, p. 165-171.
ZAINKO, Maria Amélia Sabbag; PINTO, Maria Lúcia Accioly Teixeira. Gestão da ins-tituição de ensino e ação docente. Curitiba: Intersaberes, 2013.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.