OS CÍRCULOS EPISTEMOLÓGICOS COMO ESTRATÉGIAS NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES CAMPESINOS NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
Keywords:
Estudantes Campesinos. Círculos Epistemológicos. Inclusão Social. Ensino Superior.Abstract
Neste artigo, apresentamos parte de uma pesquisa de mestrado, desenvolvida numa Escola do Campo do Ensino Médio, sobre o protagonismo dos estudantes, inclusão social e o processo de mobilização da organização coletiva, como estratégia de aprendizagem para o acesso ao ensino superior. O objetivo é analisar acerca das potencialidades dos Círculos Epistemológicos na construção de estratégias metodológicas de aprendizagem, comprometidas com a transformação social dos estudantes campesinos, na orientação e mobilização para o acesso ao ensino superior. A metodologia consistiu em uma pesquisa do tipo Participante, com a centralidade nos procedimentos metodológicos baseados nos Círculos Epistemológicos (Romão, 2006). As análises foram fundamentadas nos estudos de Freire (1987) e Pistrak (2011). Esses, dentre outros aportes teóricos, contribuíram para a reflexão de como os estudantes campesinos são colocados longe das universidades, mas também, como se percebem enquanto sujeitos transformadores da realidade em que estão inseridos. Nesse sentido, concluímos, afirmando que o longo processo de negação e exclusão do direito à educação de qualidade aos camponeses necessita de uma cultura acadêmica, que considere as especificidades socioculturais campesinas, na superação das desigualdades educacionais. Os Círculos Epistemológicos possibilitaram a construção de espaços dialógicos, de reconhecimento, troca e valorização de conhecimentos.
Downloads
References
ACCORSSI, Aline; CLASEN, Julia; VEIGA JÚNIOR, Álvaro. Círculos Epistemológicos: reflexões sobre uma abordagem de pesquisa freiriana. Dialogia, São Paulo, n. 39, p. 1-14, e20418, set./dez. 2021. Disponível em: https://doi.org/.10.5585/39.2021.20418.
ARROYO, Miguel G. Os Movimentos Sociais e a construção de outros currículos. Educar em Revista. Curitiba, 2015.
BOURDIEU, Pierre. A miséria do mundo. Petrópolis, Editora Vozes, 2001.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Prefácio, In: SILVA, Andrerika Vieira Lima; PAULO, Fernanda dos Santos; TESSARO, Mônica. Educação popular e pesquisas participativas. Veranópolis: Editora Diálogo Freiriano, 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994. 158p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 6ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
PADILHA, Paulo Roberto. O “Círculo de Cultura” na perspectiva da intertransculturalidade. Instituto Paulo Freire. acervo.paulofreire.org, 2003.
PISTRAK, Moisey M. Fundamentos da Escola do Trabalho. 2011.
ROMÃO, José Eustáquio; CABRAL, Ivone Evangelista; CARRÃO, Eduardo Vítor de Miranda e COELHO, Edgar Pereira. Círculo epistemológico círculo de cultura como metodologia de pesquisa. Revista Educação & Sociedade. Ano 9. n° 13. Universidade Metodista de São Paulo, 2006.
SOUZA, Leila Damiana Almeida dos Santos. BRAGA, Clarissa Bittencourt de Pinho e. Potes cheios de história: uma dinâmica interativa de oralidade para afirmação da identidade e das culturas da infância de crianças assentadas. In: Edilene Matos e José Roberto Severino, Oralidades entre costuras do tempo. EDUFBA, Salvador, 2020.
SOUZA, Leila Damiana Almeida dos Santos. MORAIS, Milena dos Santos Souza. Narrativas dos direitos em tempo de opressão e esperança. Perspectivas em diálogo: Revista de Educação e Sociedade. Naviraí, v. 10, n.24, p.199-213, jul./set. 2023.
TONIOLO, Joze Medianeira dos Santos Andrade. HENZ, Celso Ilgo. Paulo Freire no âmbito da pesquisa: os círculos dialógicos investigativo-formativo como possibilidade de reinvenção dos círculos de cultura e auto(trans)formação permanente com professores. Inter-Ação, Goiânia, v. 42, n. 2, p. 519-537, maio/ago. 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Renilton Gomes Silva, Leila Damiana Almeida dos Santos Souza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.