LITERATURA DE CORDEL NO ENSINO DE CIÊNCIAS: INTERFACES E APRENDIZAGENS
Keywords:
Cordel, Ensino de Ciências, Alfabetização Científica.Abstract
Currently, dialogues on Science Teaching lead us to think about the necessary Scientific Literacy of students. Scientific Literacy and the search for the development of its indicators have been the target of innovative reflections and practices that can generate positive results in the educational field. In this bias, this study presents an investigation of the pedagogical potential of Cordel Literature for Science Teaching, with the main objective of identifying the Scientific Literacy indicators developed from Cordel Literature, as well as its contributions to the development of other skills important in the school path. An application of Cordel was carried out on the object of knowledge “kingdom of fungi”, in the 7th year of Elementary School. The results, analyzed from the Discursive Textual Analysis (DTA), pointed to the development of Scientific Literacy indicators: reading in science, writing in science, creating and articulating ideas. It is understood, therefore, that Cordel Literature can enhance this Teaching and complement other resources used in the classroom, in addition to fostering students' historical and cultural learning.
Downloads
References
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ > Acesso em: 28 Mar 2021.
CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. In: Revista Brasileira de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr 2003 Nº 22. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n22/n22a09.pdf Acesso em: 17 Abr 2021.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-73132006000100009&script=sci_abstract&tlng=pt Acesso em: 02 Abr 2021.
PIZARRO, Mariana Vaitiekunas; JUNIOR, Jair Lopes. Indicadores de alfabetização científica: uma revisão bibliográfica sobre as diferentes habilidades que podem ser promovidas no ensino de ciências nos anos iniciais. In: Investigações em Ensino de Ciências – V20(1), pp. 208-238, 2015. Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/66> Acesso em: 11 Abr 2020.
PLOMP, Tjeerd et al. (Orgs.). Pesquisa-aplicação em educação: uma introdução. São Paulo: Artesanato Educacional, 2018.
QUEIROZ, Cibele; SOUZA, Adna Cristina Barbosa de. Produção de enzimas hidrolíticas por fungos filamentosos em diferentes substratos sólidos. In: Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 7 , p.51849-51860, jul. 2020. ISSN 2525-8761. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/13970/11676 Acesso em: 18 Mar 2021.
SANTOS, Elisandro Ricardo Drechsler dos. Material Complementar ao livro Sistemática Vegetal I: Fungos. Florianópolis (2015). Disponível em: https://uab.ufsc.br/biologia/files/2020/08/Fungos.pdf Acesso em: 30 mar 2023.
SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Ana Maria Pessoa de..Construindo argumentação em sala de aula: a presença do ciclo argumentativo, os indicadores de Alfabetização Científica e o padrão de Toulmin. In: Ciência e Educação, Bauru, v. 17, n. 1, p. 97 - 114, jan. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v17n1/07.pdf Acesso em: 11 Abr 2021.
SILVA, Camila Joyce Alves da; MALTA, Diana Jussara do Nascimento. A importância dos fungos na Biotecnologia. In: Ciências biológicas e da saúde | Recife | v. 2 | n. 3 | p. 49-66 | Jul 2016. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/facipesaude/article/view/3210/2080 Acesso em: 19 Mar 2021.
TEIXEIRA, Francimar Martins. Alfabetização Científica: Questões para reflexão. In: Ciênc. Educ., Bauru, v. 19, n. 4, p. 795-809, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v19n4/v19n4a02.pdf Acesso em: 17 Mar 2021.
TORTORA, Gerard J. Microbiologia [recurso eletrônico] / Gerard J. Tortora, Berdell R. Funke, Christine L. Case ; tradução: Aristóbolo Mendes da Silva ... [et al.] ; revisão técnica: Flávio Guimarães da Fonseca. – 10. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Lyvia Barreto Santos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.