POR QUE PRECISAMOS FALAR DE INCLUSÃO?
Keywords:
Inclusão – Diversidade – Sociedade – Escola.Abstract
O presente artigo aborda a questão da exclusão no contexto escolar e enfatiza que a inclusão deve ser um direito de fato e não somente um discurso cujas práticas não produzem diferença na escola e, consequentemente, na sociedade. Trata-se de um estudo teórico e de cunho bibliográfico, que tem como objetivo discutir a relevância e valorização da diversidade para grupos sociais que têm experimentado a exclusão, pelo fato de não se encaixarem nos padrões ideais socialmente prescritos.
Downloads
References
Dayrell, J. (1996). A escola como espaço sócio-cultural. Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 194, 136-162.
Gadotti, M. (2000). Perspectivas atuais da educação. São Paulo em perspectiva, 14(2), 03-11.
Houaiss, A., Villar, M. D. S., & Franco, F. M. D. M. (2001). Dicionário Houaiss da língua portuguesa. In Dicionário Houaiss da língua portuguesa (pp. lxxiii-2922).
Moreira, A. F. B., & Candau, V. M. (2003). Educação escolar e cultura (s): construindo caminhos. Revista brasileira de educação, 156-168.
Nietzsche, F. W. (2011). Genealogia da moral: uma polêmica. In Genealogia da moral: uma polêmica (pp. 179-179).
Prigogine, I. (1996). O fim das certezas. Unesp.
Santos, B. D. S. (2011). Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural. In Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural (pp. 616-616).
Skliar, C., & Souza, R. M. D. (2009). Considerações sobre as diferenças: caminhos para se (re) pensar a educação. Laboratório Interdisciplinar de Tecnologias Educacionais–LITE, Faculdade de Educação–FE, Universidade Estadual de Campinas–Unicamp.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Dagmar de Mello e Silva, Leiliane Domingues da Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.