FUNDAMENTOS POLÍTICOS-SOCIAIS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADOLESCENTES E ADULTOS EM RESTRIÇÃO DE LIBERDADE
Keywords:
Politicas Públicas Educacionais, Educação de Jovens e Adultos, Sujeitos privados de liberdadeAbstract
This article discusses the policy of care for the education of adolescents, young people and adults in deprivation of liberty, which has been configured as a subjective right of which the State, family and civil society are currently responsible. The general objective of this article is to analyze the social political foundations and educational public policies of the education of young people and adults deprived of liberty. We adopted a qualitative research and strategic devices the bibliographic research. The study considered in essence that the Federal Constitution of 1988, the Statute of the Child and Adolescent promulgated in 1990 and SINASE, were the basis of the construction of guarantees of rights in favor of adolescents who commit an infraction. In this direction, considering the new perspectives given by the aforementioned documents, this article seeks to debate the effective application of the rights guaranteed to adolescents who committed infractions, in order to verify the effectiveness of the processes driving their resocialization.
Downloads
References
AMORIM, Antônio. Políticas públicas em educação, tecnologia e gestão do trabalho docente. Salvador: EDUNEB, 2012.
ARRAZ, Fernando Miranda. A socioeducação: importância de ações e práticas pedagógicas para a vida do adolescente em conflito com a lei. 7. Seminário educação e formação humana –II Simpósio educação, formação e trabalho. Universidade do estado de Minas Gerais. Disponível em: http://www.ppgeduc.uemg.br/wp-content/ uploads/2019/11/SOCIOEDUC-Seminário novo.pdf. Acesso em: 15 jan. 2021
AZEVEDO, Sérgio de. Políticas públicas: discutindo modelos e alguns problemas de implementação. In: SANTOS JÚNIOR, Orlando A. Dos (et. al.). Políticas públicos e gestão local: programa interdisciplinar de capitações de conselheiros municipais. Rio de Janeiro; FASE,2003/
BEISEGEL, Celso Rui. Estado e educação popular: um estudo sobre a educação de adultos. São Paulo: Pioneira, 1974.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov. br /ccivil_03/constituição/constituicao.htm. Acesso em: 15 jan.2021
BRASIL. Ministro da Educação. Lei n. 9.394/96, 20 dezembro de 1996. Estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/LEIS/L9394.htm> Acesso em: 15 jan. 2021
BRASIL. Lei n. 12. 594, de 18 de janeiro de 2012: Institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), regulamenta a execução das medidas socioeducativas destinadas a adolescente que pratique ato infracional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12594ht. Acesso em: 15 jan. 2021.
BRASIL. Lei Federal n. 8069, de 13 de julho de 1990. ECA _ Estatuto da Criança e do Adolescente.
BRASIL. Lei n.13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF., 26 jun 2014. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm
DANTAS, Tania Regina, LAFFIN, Maria Hermínia Lages Fernandes, AGNE, Sandra Aparecida Antonini. Educação de Jovens e Adultos em debate: pesquisa e formação. Ed.Curitiba: CRV, 2017. 200 p.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
HADDAD, S. (Coord.). Ensino supletivo no Brasil: estado de arte. Brasília, DF: REDUC, 1987 apud DI PIERRO, Maria Clara. Notas sobre a redefinição da identidade e das políticas públicas de educação de jovens e adultos no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 92, p. 1.115-1.139, Ed. Especial, out. 2005.
JULIÃO, Elionaldo Fernandes. A ressocialização através do estudo e do trabalho no sistema penitenciário brasileiro. 2009. Tese (Doutorado em Ciências Sociais). Rio de Janeiro – PUC-RIO
MARTINS, R. X. & FLORES, V. F. A implantação do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo): revelações de pesquisas realizadas no Brasil entre 2007 e 2011. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 96, no 242, jan./abr. 2015. Disponível em: Acesso em: 5 fev. 2019.
PAIVA, Vanilda Pereira. Educação Popular e Educação de Adultos. 5ª edição. São Paulo: Loyola 1987.
PEREIRA, Antônio. A educação em prisões como um direito humano: uma educação social que se concretiza a partir da EJA. In. SILVA, Aída; COSTA, Graça; LIMA. Diálogos sobre educação em direitos humanos e a formação de jovens e adultos. Salvador: EDUFBA,2016.
SOARES, Carla Poennia Gadelha; VIANA, Tania Vicente. Educação em espaços de privação de liberdade; descerrando grades/ Carla Poennia Gadelha Soares; Tania Vicente Viana (Orgs.). Jundiaí, Paco Editorial: 2016.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.