FUNDAMENTOS POLÍTICOS-SOCIAIS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADOLESCENTES E ADULTOS EM RESTRIÇÃO DE LIBERDADE

Authors

Keywords:

Politicas Públicas Educacionais, Educação de Jovens e Adultos, Sujeitos privados de liberdade

Abstract

This article discusses the policy of care for the education of adolescents, young people and adults in deprivation of liberty, which has been configured as a subjective right of which the State, family and civil society are currently responsible. The general objective of this article is to analyze the social political foundations and educational public policies of the education of young people and adults deprived of liberty. We adopted a qualitative research and strategic devices the bibliographic research. The study considered in essence that the Federal Constitution of 1988, the Statute of the Child and Adolescent promulgated in 1990 and SINASE, were the basis of the construction of guarantees of rights in favor of adolescents who commit an infraction. In this direction, considering the new perspectives given by the aforementioned documents, this article seeks to debate the effective application of the rights guaranteed to adolescents who committed infractions, in order to verify the effectiveness of the processes driving their resocialization.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Andreia Ramos Santos, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Graduação em Pedagogia pela Faculdade Regional de Filosofia Ciências de Candeias. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos, Mestrado Profissional (MPEJA) da Universidade do Estado da Bahia. Pesquisadora do grupo de pesquisa Contextos e Cognição na Educação de Jovens e Adultos (CCEJA).

Érica Valeria Alves, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos, Mestrado Profissional (MPEJA), do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

References

AMORIM, Antônio. Políticas públicas em educação, tecnologia e gestão do trabalho docente. Salvador: EDUNEB, 2012.

ARRAZ, Fernando Miranda. A socioeducação: importância de ações e práticas pedagógicas para a vida do adolescente em conflito com a lei. 7. Seminário educação e formação humana –II Simpósio educação, formação e trabalho. Universidade do estado de Minas Gerais. Disponível em: http://www.ppgeduc.uemg.br/wp-content/ uploads/2019/11/SOCIOEDUC-Seminário novo.pdf. Acesso em: 15 jan. 2021

AZEVEDO, Sérgio de. Políticas públicas: discutindo modelos e alguns problemas de implementação. In: SANTOS JÚNIOR, Orlando A. Dos (et. al.). Políticas públicos e gestão local: programa interdisciplinar de capitações de conselheiros municipais. Rio de Janeiro; FASE,2003/

BEISEGEL, Celso Rui. Estado e educação popular: um estudo sobre a educação de adultos. São Paulo: Pioneira, 1974.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov. br /ccivil_03/constituição/constituicao.htm. Acesso em: 15 jan.2021

BRASIL. Ministro da Educação. Lei n. 9.394/96, 20 dezembro de 1996. Estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/LEIS/L9394.htm> Acesso em: 15 jan. 2021

BRASIL. Lei n. 12. 594, de 18 de janeiro de 2012: Institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), regulamenta a execução das medidas socioeducativas destinadas a adolescente que pratique ato infracional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12594ht. Acesso em: 15 jan. 2021.

BRASIL. Lei Federal n. 8069, de 13 de julho de 1990. ECA _ Estatuto da Criança e do Adolescente.

BRASIL. Lei n.13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF., 26 jun 2014. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm

DANTAS, Tania Regina, LAFFIN, Maria Hermínia Lages Fernandes, AGNE, Sandra Aparecida Antonini. Educação de Jovens e Adultos em debate: pesquisa e formação. Ed.Curitiba: CRV, 2017. 200 p.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

HADDAD, S. (Coord.). Ensino supletivo no Brasil: estado de arte. Brasília, DF: REDUC, 1987 apud DI PIERRO, Maria Clara. Notas sobre a redefinição da identidade e das políticas públicas de educação de jovens e adultos no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 92, p. 1.115-1.139, Ed. Especial, out. 2005.

JULIÃO, Elionaldo Fernandes. A ressocialização através do estudo e do trabalho no sistema penitenciário brasileiro. 2009. Tese (Doutorado em Ciências Sociais). Rio de Janeiro – PUC-RIO

MARTINS, R. X. & FLORES, V. F. A implantação do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo): revelações de pesquisas realizadas no Brasil entre 2007 e 2011. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 96, no 242, jan./abr. 2015. Disponível em: Acesso em: 5 fev. 2019.

PAIVA, Vanilda Pereira. Educação Popular e Educação de Adultos. 5ª edição. São Paulo: Loyola 1987.

PEREIRA, Antônio. A educação em prisões como um direito humano: uma educação social que se concretiza a partir da EJA. In. SILVA, Aída; COSTA, Graça; LIMA. Diálogos sobre educação em direitos humanos e a formação de jovens e adultos. Salvador: EDUFBA,2016.

SOARES, Carla Poennia Gadelha; VIANA, Tania Vicente. Educação em espaços de privação de liberdade; descerrando grades/ Carla Poennia Gadelha Soares; Tania Vicente Viana (Orgs.). Jundiaí, Paco Editorial: 2016.

Published

2021-09-16

How to Cite

Santos, A. R., & Alves, Érica V. . (2021). FUNDAMENTOS POLÍTICOS-SOCIAIS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADOLESCENTES E ADULTOS EM RESTRIÇÃO DE LIBERDADE. Diálogos E Diversidade, 1, e11342. Retrieved from https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/11342

Issue

Section

Artigos de fluxo contínuo