IMPLICAÇÕES DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA PARA INCLUSÃO SOCIAL NA REDE ESTADUAL DA BAHIA

Autores

Palavras-chave:

Coordenação Pedagógica, diversidades;, formação docente;

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as implicações da Coordenação Pedagógica (CP) para a inclusão social na Rede Estadual da Bahia, buscando compreender como a atuação dos coordenadores e coordenadoras podem contribuir para a efetivação de práticas inclusivas e democráticas nas escolas. Apesar dos avanços nas políticas de inclusão social na educação, ainda existem desafios a serem superados para garantir uma educação de qualidade para todos. Nesse sentido, questiona-se qual é o papel da CP na promoção da inclusão social e como sua atuação pode contribuir para a superação das barreiras à inclusão? Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a CP na Bahia, inclusão social na educação a fim de compreender suas práticas e desafios. Primeiramente discutimos sobre as diversidades presentes nas escolas da Rede Estadual da Bahia, as diferenças e legislação. Posteriori, a função da CP na promoção da inclusão social e finalizamos apresentando suas principais implicações. Concluiu-se que a CP vem contribuindo para a superação das barreiras à inclusão por meio do apoio aos professores, da sensibilização da comunidade escolar e da busca por soluções que garantam a igualdade de oportunidades para todos os alunos.

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Biografia do Autor

Jamile Nascimento Santos, Instituto Federal da Bahia (IFBA)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia, graduação em História pelo Centro Universitário FAVENI, mestrado em História do Atlântico e da Diáspora Africana pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e doutoranda pelo Programa de Pós-graduação Multi-institucional em difusão de Conhecimento vinculada ao Instituto Federal da Bahia (IFBA).

Nívea Eulália Guimarães dos Santos, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Licenciada em Pedagogia e Mestranda em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Rozenilda Pereira dos Santos, Universidade Estadual da Feira de Santana (UEFS)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (Profciamb/UEFS).

Referências

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Publicado

2024-08-30

Como Citar

Nascimento Santos, J., Eulália Guimarães dos Santos, N., & Pereira dos Santos, R. (2024). IMPLICAÇÕES DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA PARA INCLUSÃO SOCIAL NA REDE ESTADUAL DA BAHIA. Diálogos E Diversidade, 4, e20317. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/20317

Edição

Seção

Dossiê temático: Processos de ensino e aprendizagem numa perspectiva inclusiva