IMPLICAÇÕES DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA PARA INCLUSÃO SOCIAL NA REDE ESTADUAL DA BAHIA
Palavras-chave:
Coordenação Pedagógica, diversidades;, formação docente;Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar as implicações da Coordenação Pedagógica (CP) para a inclusão social na Rede Estadual da Bahia, buscando compreender como a atuação dos coordenadores e coordenadoras podem contribuir para a efetivação de práticas inclusivas e democráticas nas escolas. Apesar dos avanços nas políticas de inclusão social na educação, ainda existem desafios a serem superados para garantir uma educação de qualidade para todos. Nesse sentido, questiona-se qual é o papel da CP na promoção da inclusão social e como sua atuação pode contribuir para a superação das barreiras à inclusão? Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a CP na Bahia, inclusão social na educação a fim de compreender suas práticas e desafios. Primeiramente discutimos sobre as diversidades presentes nas escolas da Rede Estadual da Bahia, as diferenças e legislação. Posteriori, a função da CP na promoção da inclusão social e finalizamos apresentando suas principais implicações. Concluiu-se que a CP vem contribuindo para a superação das barreiras à inclusão por meio do apoio aos professores, da sensibilização da comunidade escolar e da busca por soluções que garantam a igualdade de oportunidades para todos os alunos.
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