A PRODUÇÃO DE ATIVIDADES COM O TEXTO DO DISCURSO FUNCIONAL ALGÉBRICO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: OLHARES ATENTOS A ESTUDANTES COM SÍNDROME DE DOWN.

Autores

Palavras-chave:

Ambientes de aprendizagem, Discurso algébrico, Estudantes com síndrome de down

Resumo

Este artigo tem como objetivos apresentar e analisar, em diferentes ambientes, atividades referentes ao discurso algébrico com ênfase na relação funcional. Assim, foram elaboradas propostas de atividades para auxiliar os (as) professores (as) no processo de desenvolvimento de ensino aprendizagem dos estudantes, referente ao texto do discurso algébrico. Cada uma das atividades propostas apresenta uma breve descrição, seguida dos seus respectivos objetivos e ambientes de aprendizagem utilizados. Essas atividades foram classificadas considerando os aportes bernsteinianos e as especificidades de estudantes com síndrome de down (SD), em três tipos, a saber: as atividades envolvendo aspectos visuais, materiais manipuláveis e mão na massa. Os resultados desta pesquisa indicam que, na elaboração das atividades, precisamos considerar as especificidades, mas, na realização, é fundamental que os estudantes com SD estejam engajados com o grupo, ou seja, entender a importância da equidade na diversidade.

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Biografia do Autor

Vanessa Nascimento da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Mestranda em Educação, Inclusão e Diversidade pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Ana Virginia de Almeida Luna, Universidade Estadual da Feira de Santana (UEFS)

Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Adjunta da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

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Publicado

2024-08-30

Como Citar

Nascimento da Silva, V., & de Almeida Luna, A. V. (2024). A PRODUÇÃO DE ATIVIDADES COM O TEXTO DO DISCURSO FUNCIONAL ALGÉBRICO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: OLHARES ATENTOS A ESTUDANTES COM SÍNDROME DE DOWN. Diálogos E Diversidade, 4, e20310. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/20310

Edição

Seção

Dossiê temático: Processos de ensino e aprendizagem numa perspectiva inclusiva