OS CÍRCULOS EPISTEMOLÓGICOS COMO ESTRATÉGIAS NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES CAMPESINOS NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

Autores

Palavras-chave:

Estudantes Campesinos. Círculos Epistemológicos. Inclusão Social. Ensino Superior.

Resumo

Neste artigo, apresentamos parte de uma pesquisa de mestrado, desenvolvida numa Escola do Campo do Ensino Médio, sobre o protagonismo dos estudantes, inclusão social e o processo de mobilização da organização coletiva, como estratégia de aprendizagem para o acesso ao ensino superior. O objetivo é analisar acerca das potencialidades dos Círculos Epistemológicos na construção de estratégias metodológicas de aprendizagem, comprometidas com a transformação social dos estudantes campesinos, na orientação e mobilização para o acesso ao ensino superior. A metodologia consistiu em uma pesquisa do tipo Participante, com a centralidade nos procedimentos metodológicos baseados nos Círculos Epistemológicos (Romão, 2006).  As análises foram fundamentadas nos estudos de Freire (1987) e Pistrak (2011). Esses, dentre outros aportes teóricos, contribuíram para a reflexão de como os estudantes campesinos são colocados longe das universidades, mas também, como se percebem enquanto sujeitos transformadores da realidade em que estão inseridos. Nesse sentido, concluímos, afirmando que o longo processo de negação e exclusão do direito à educação de qualidade aos camponeses necessita de uma cultura acadêmica, que considere as especificidades socioculturais campesinas, na superação das desigualdades educacionais. Os Círculos Epistemológicos possibilitaram a construção de espaços dialógicos, de reconhecimento, troca e valorização de conhecimentos.

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Biografia do Autor

Renilton Gomes Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Graduado em História pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestrando em Educação Científica, Inclusão e Diversidade pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Leila Damiana Almeida dos Santos Souza, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Graduada em Licenciatura em Pedagogia e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

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Publicado

2024-08-30

Como Citar

Gomes Silva, R., & Souza, L. D. A. dos S. (2024). OS CÍRCULOS EPISTEMOLÓGICOS COMO ESTRATÉGIAS NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES CAMPESINOS NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR. Diálogos E Diversidade, 4, e20304. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/20304

Edição

Seção

Dossiê temático: Processos de ensino e aprendizagem numa perspectiva inclusiva