A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TEA
Palavras-chave:
Coordenação Pedagógica, Inclusão Escolar, Transtorno do Espectro AutistaResumo
Este estudo objetivou identificar como a coordenação pedagógica pode atuar para a inclusão escolar de estudantes com TEA num processo de dialogicidade com a equipe docente. O interesse por esse tema justifica-se pela ampliação da demanda da educação inclusiva a cada ano, e por compreender que o coordenador pedagógico é um agente de inclusão dentro do ambiente escolar, potencializando a escolarização dos estudantes, possibilitando a equidade nas oportunidades a fim de que sejam desenvolvidas as competências necessárias para o avanço escolar. Assim, este estudo teve como opção metodológica a revisão bibliográfica, de abordagem qualitativa, descritiva e de natureza básica, com autores que discutem o tema de forma pertinente. Foi possível, através desta pesquisa, constatar que o coordenador, enquanto organizador do trabalho pedagógico, pode mediar o trabalho do professor em sala de aula e contribuir com o processo de inclusão dos alunos com deficiência, desenvolvendo, de forma conjunta com o docente, práticas de reflexão constante do processo educativo, articulando as ações, visando à inclusão do aluno com TEA em todo o processo.
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