CONSTRUINDO REFERÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PRÁTICAS DOCENTES E DIÁLOGOS POSSÍVEIS
Palavras-chave:
AEE, Ação docente, Inclusão, Educação especialResumo
Este artigo busca investigar singularidades e convergências existentes nas práticas de professores do Atendimento Educacional Especializado - AEE e da sala de aula regular através do acompanhamento da rotina de um Centro de Referência em Atendimento Terapêutico e Educacional Especializado no município de Bragança/PA. As escolhas metodológicas da pesquisa, com as vivências em campo tecendo a práxis pedagógica enquanto exercício acadêmico, se respaldam nos pressupostos da pesquisa qualitativa, como apresentada por Flick (2009). Para reafirmar práticas ou confrontá-las, utilizamos como referências pesquisadores como Diniz (2001), Rodrigues (2013), Goffman (1988), Wanderley (2001), Kohan (2013) e Pimenta (2009), os quais ajudam a refletir de forma teórico-crítica as práticas docentes visualizadas nos resultados obtidos até o presente momento da pesquisa. As conclusões preliminares evidenciam que a prática docente no referido Centro se dá na busca de um trabalho crítico-reflexivo, possibilitado pela formação continuada e pela atitude política de transformação assumida pela instituição. A inventividade docente e a consciência de todos os profissionais que atuam no Centro torna-se um ponto forte, onde desenvolve-se a perspectiva da inclusão na medida que a deficiência não é observada como um fator de limitação.
Downloads
Referências
DINIZ, Débora. O que é deficiência. São Paulo: Brasiliense, 2001.
FLICK, Uwe. Qualidade na pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman, Artmed,
GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: LTC, 1988.
KISHIMOTO, T. M. (Org.) Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. São Paulo: Cortez, 2001.
KOHAN, Walter Omar. O mestre inventor: Relatos de um mestre viajante educador. Tradução de Hélia Freitas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
MOENDY Akã. Atendimento Educacional Especializado e Terapêutico. Secretaria Municipal de Educação. Prefeitura municipal de Bragança, 2023.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores – saberes da docência e identidade do professor. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 3, n. 3, 2009.
RODRIGUES, David. Dez ideias (mal)feitas sobre a educação inclusiva. Campinas: Summus, 2013.
SAMPAIO, Maria das Mercês Ferreira; MARIN, Alda Junqueira. Precarização do trabalho docente e seus efeitos sobre as práticas curriculares. Educação e Sociedade. Campinas. v. 25. n°89. p. 1203-1225. set-dez. 2004.
SEMED Bragança-PA - Secretaria Municipal de Educação. Regimento da Instituição. Bragança/PA, 2023.
SILVA, Osni Oliveira Norberto; MIRANDA, Theresinha Guimarães; BORDAS, Miguel Angel. Precarização do trabalho docente análise da atividade dos professores de Educação Especial na região do Piemonte da Diamantina - Bahia. Teias. UERJ. vol. 21. ago 2020. Ed. Especial.
WANDERLEY, Mariangela Belfiore. Refletindo sobre a noção de inclusão. In: As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. Org: Bader Sawaia. 2º ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Bruno Lima, Carolline Septimio Limeira, Leticia Carneiro da Conceição
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.