CONSTRUINDO REFERÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PRÁTICAS DOCENTES E DIÁLOGOS POSSÍVEIS

Autores/as

Palabras clave:

AEE, Ação docente, Inclusão, Educação especial

Resumen

Este artigo busca investigar singularidades e convergências existentes nas práticas de professores do Atendimento Educacional Especializado - AEE e da sala de aula regular através do acompanhamento da rotina de um Centro de Referência em Atendimento Terapêutico e Educacional Especializado no município de Bragança/PA. As escolhas metodológicas da pesquisa, com as vivências em campo tecendo a práxis pedagógica enquanto exercício acadêmico, se respaldam nos pressupostos da pesquisa qualitativa, como apresentada por Flick (2009). Para reafirmar práticas ou confrontá-las, utilizamos como referências pesquisadores como Diniz (2001), Rodrigues (2013), Goffman (1988), Wanderley (2001), Kohan (2013) e Pimenta (2009), os quais ajudam a refletir de forma teórico-crítica as práticas docentes visualizadas nos resultados obtidos até o presente momento da pesquisa. As conclusões preliminares evidenciam que a prática docente no referido Centro se dá na busca de um trabalho crítico-reflexivo, possibilitado pela formação continuada e pela atitude política de transformação assumida pela instituição. A inventividade docente e a consciência de todos os profissionais que atuam no Centro torna-se um ponto forte, onde desenvolve-se a perspectiva da inclusão na medida que a deficiência não é observada como um fator de limitação.

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Biografía del autor/a

Bruno Lima, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Carolline Septimio Limeira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professora Adjunta na Faculdade de Educação na Universidade Federal do Pará- (UFPA).

Leticia Carneiro da Conceição, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é professora na Secretaria Municipal de Educação de Belém/PA e na Secretaria de Estado de Educação do Pará.

Citas

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Publicado

2024-08-30

Cómo citar

Lima, B., Septimio Limeira, C., & Carneiro da Conceição, L. (2024). CONSTRUINDO REFERÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PRÁTICAS DOCENTES E DIÁLOGOS POSSÍVEIS. Diálogos E Diversidade, 4, e20109. Recuperado a partir de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/20109

Número

Sección

Dossiê temático: Processos de ensino e aprendizagem numa perspectiva inclusiva