CONSTRUINDO REFERÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PRÁTICAS DOCENTES E DIÁLOGOS POSSÍVEIS
Palabras clave:
AEE, Ação docente, Inclusão, Educação especialResumen
Este artigo busca investigar singularidades e convergências existentes nas práticas de professores do Atendimento Educacional Especializado - AEE e da sala de aula regular através do acompanhamento da rotina de um Centro de Referência em Atendimento Terapêutico e Educacional Especializado no município de Bragança/PA. As escolhas metodológicas da pesquisa, com as vivências em campo tecendo a práxis pedagógica enquanto exercício acadêmico, se respaldam nos pressupostos da pesquisa qualitativa, como apresentada por Flick (2009). Para reafirmar práticas ou confrontá-las, utilizamos como referências pesquisadores como Diniz (2001), Rodrigues (2013), Goffman (1988), Wanderley (2001), Kohan (2013) e Pimenta (2009), os quais ajudam a refletir de forma teórico-crítica as práticas docentes visualizadas nos resultados obtidos até o presente momento da pesquisa. As conclusões preliminares evidenciam que a prática docente no referido Centro se dá na busca de um trabalho crítico-reflexivo, possibilitado pela formação continuada e pela atitude política de transformação assumida pela instituição. A inventividade docente e a consciência de todos os profissionais que atuam no Centro torna-se um ponto forte, onde desenvolve-se a perspectiva da inclusão na medida que a deficiência não é observada como um fator de limitação.
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Citas
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