DESENHO UNIVERSAL DA APRENDIZAGEM NO COTIDIANO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II: PONDERAÇÕES

Autores

Palavras-chave:

Desenho Universal da Aprendizagem, Professores Especialistas, Autismo.

Resumo

As flexibilizações curriculares para alunos com autismo do sexto ao nono ano devem fazer parte das reflexões e práticas docentes dos professores que atuam neste segmento. Estes alunos, autistas e todos os alunos com deficiências, assim como todos os sujeitos que compõem cada sala de aula tem direito a uma escolarização que busquem efetivar e garantir o processo de aquisição e conhecimentos curriculares referentes a cada série/ano escolar. Para se atingir este objetivo apresenta-se neste artigo a perspectiva de trabalho através do Desenho Universal da Aprendizagem, onde é possível contemplar todas as barreiras de aprendizagem de forma inclusiva. Para este estudo descritivo com abordagem qualitativa foi aplicado um questionário contendo dez perguntas fundamentadas na formação inicial e nas práticas de professores do Ensino Fundamental II da cidade de Juiz de Fora-MG, a amostra foi composta por 14 sujeitos. Os resultados indicaram que, na formação inicial, esses professores não tiveram nenhuma disciplina que abordasse as adaptações curriculares.  Conclui-se que estes conhecimentos foram adquiridos em formações em contextos. A maioria destes professores, conhecem o Desenho Universal da Aprendizagem, mas não se apropriaram efetivamente de suas perspectivas para, de fato, utilizarem seus pressupostos em seu cotidiano de planejamento curricular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Marta Coelho Pereira, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS) - Paraguai

Mestrado em Literatura Brasileira pelo Centro Universitário Academia - UniAcademia

Ana cabanas, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS) - Paraguai

Doctora en Humanitades y Artes con mención en Ciencias de la Educación. Docente da Facultad Interamericana de Ciências Sociales (FICS).

Referências

BRASIL. Presidência da República, Casa Civil. Lei 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, 2015.

BRASIL. Secretaria de Educação Especial (SEE). Marcos Político-Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, 2010.

CENTRE FOR APLLIED SPECIAL TECHNOLOGY (CAST). Universal Design for Learning Guidelines. Wake-field, MA, EEUU: CAST. 2018. Disponível em: http//www.educadora.es/doc/dua/dua_pautas_ esquema_resumem.pdf Acesso em: 15 fev. 2023

______. Universal Design for Learning Guidelines version 2.0. Wakefield, Disponível em: http://udlguidelines.cast.org/ Acesso em: 20 dez. 2020.

GARGIULO, R.; METCALF, D. Teaching in Today’s Inclusive Classrooms: A Universal Design for Learning. New York, USA: Cengage, 2022.

HALL, T. E. et. al. Universal design for learning in the classroom: practical applications. The Guilford Press. A Division of Guilford Publications, Inc 72 Spring Street, New York. 2012.

MEYER, A. ROSE, D. H., GORDON, D. Universal desing for learning: Theory and practice. Wakefield, MA: CAST Professional Publishing. 2016.

PASTOR, C. A. Diseño para el aprendizaje: educación para todos y prácticas de enseñança inclusivas. Rosario, Argentina: Morata, 2016.

PRAIS, J. L.S. Formação inclusiva com licenciadas em Pedagogia: ações pedagógicas baseadas no desenho universal para aprendizagem. Londrina, Brasil: Universidade Tecnológica Federal de Londrina (UFL), 2016.

ROSE, D. H.; MEYER, A. The Future is in the Margins: The Role of Technology and Disability in Educational Reform. 2000. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED451624.pdf Acesso em: 15 abr. 2023.

Downloads

Publicado

2024-01-04

Como Citar

Pereira, S. M. C., & Cabanas, A. (2024). DESENHO UNIVERSAL DA APRENDIZAGEM NO COTIDIANO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II: PONDERAÇÕES. Diálogos E Diversidade, 4, e17805. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/17805

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo