DESENHO UNIVERSAL DA APRENDIZAGEM NO COTIDIANO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II: PONDERAÇÕES
Palavras-chave:
Desenho Universal da Aprendizagem, Professores Especialistas, Autismo.Resumo
As flexibilizações curriculares para alunos com autismo do sexto ao nono ano devem fazer parte das reflexões e práticas docentes dos professores que atuam neste segmento. Estes alunos, autistas e todos os alunos com deficiências, assim como todos os sujeitos que compõem cada sala de aula tem direito a uma escolarização que busquem efetivar e garantir o processo de aquisição e conhecimentos curriculares referentes a cada série/ano escolar. Para se atingir este objetivo apresenta-se neste artigo a perspectiva de trabalho através do Desenho Universal da Aprendizagem, onde é possível contemplar todas as barreiras de aprendizagem de forma inclusiva. Para este estudo descritivo com abordagem qualitativa foi aplicado um questionário contendo dez perguntas fundamentadas na formação inicial e nas práticas de professores do Ensino Fundamental II da cidade de Juiz de Fora-MG, a amostra foi composta por 14 sujeitos. Os resultados indicaram que, na formação inicial, esses professores não tiveram nenhuma disciplina que abordasse as adaptações curriculares. Conclui-se que estes conhecimentos foram adquiridos em formações em contextos. A maioria destes professores, conhecem o Desenho Universal da Aprendizagem, mas não se apropriaram efetivamente de suas perspectivas para, de fato, utilizarem seus pressupostos em seu cotidiano de planejamento curricular.
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