LITERATURA DE CORDEL NO ENSINO DE CIÊNCIAS: INTERFACES E APRENDIZAGENS

Autores

Palavras-chave:

Cordel, Ensino de Ciências, Alfabetização Científica.

Resumo

Atualmente, os diálogos sobre o Ensino de Ciências nos levam a pensar a respeito da necessária Alfabetização Científica dos alunos. A Alfabetização Científica e a busca pelo desenvolvimento dos seus indicadores tem sido alvo de reflexões e práticas inovadoras que podem gerar resultados positivos no campo educacional. Nesse viés, este estudo apresenta uma investigação das potencialidades pedagógicas da Literatura de Cordel para o Ensino de Ciências, tendo como objetivo principal, identificar os indicadores de Alfabetização Científica desenvolvidos a partir da Literatura de Cordel, bem como suas contribuições para o desenvolvimento de outras competências importantes no percurso escolar. Foi realizada uma aplicação do Cordel sobre o objeto de conhecimento “reino dos fungos”, no 7º ano do Ensino Fundamental. Os resultados, analisados a partir da Análise Textual Discursiva (ATD), apontaram para o desenvolvimento dos indicadores de Alfabetização Científica: ler em ciências, escrever em ciências, criar e articular ideias. Compreende-se, desse modo, que a Literatura de Cordel pode potencializar o Ensino de Ciências e complementar outros recursos utilizados em sala de aula, além de fomentar a aprendizagem histórica e cultural dos alunos.

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Biografia do Autor

Lyvia Barreto Santos, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

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Publicado

2023-06-13

Como Citar

Santos, L. B. (2023). LITERATURA DE CORDEL NO ENSINO DE CIÊNCIAS: INTERFACES E APRENDIZAGENS. Diálogos E Diversidade, 3, e17014. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/17014

Edição

Seção

Dossiê temático: Mestrado Profissional, pesquisa aplicada e educação