LITERATURA DE CORDEL NO ENSINO DE CIÊNCIAS: INTERFACES E APRENDIZAGENS
Palavras-chave:
Cordel, Ensino de Ciências, Alfabetização Científica.Resumo
Atualmente, os diálogos sobre o Ensino de Ciências nos levam a pensar a respeito da necessária Alfabetização Científica dos alunos. A Alfabetização Científica e a busca pelo desenvolvimento dos seus indicadores tem sido alvo de reflexões e práticas inovadoras que podem gerar resultados positivos no campo educacional. Nesse viés, este estudo apresenta uma investigação das potencialidades pedagógicas da Literatura de Cordel para o Ensino de Ciências, tendo como objetivo principal, identificar os indicadores de Alfabetização Científica desenvolvidos a partir da Literatura de Cordel, bem como suas contribuições para o desenvolvimento de outras competências importantes no percurso escolar. Foi realizada uma aplicação do Cordel sobre o objeto de conhecimento “reino dos fungos”, no 7º ano do Ensino Fundamental. Os resultados, analisados a partir da Análise Textual Discursiva (ATD), apontaram para o desenvolvimento dos indicadores de Alfabetização Científica: ler em ciências, escrever em ciências, criar e articular ideias. Compreende-se, desse modo, que a Literatura de Cordel pode potencializar o Ensino de Ciências e complementar outros recursos utilizados em sala de aula, além de fomentar a aprendizagem histórica e cultural dos alunos.
Downloads
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ > Acesso em: 28 Mar 2021.
CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. In: Revista Brasileira de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr 2003 Nº 22. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n22/n22a09.pdf Acesso em: 17 Abr 2021.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-73132006000100009&script=sci_abstract&tlng=pt Acesso em: 02 Abr 2021.
PIZARRO, Mariana Vaitiekunas; JUNIOR, Jair Lopes. Indicadores de alfabetização científica: uma revisão bibliográfica sobre as diferentes habilidades que podem ser promovidas no ensino de ciências nos anos iniciais. In: Investigações em Ensino de Ciências – V20(1), pp. 208-238, 2015. Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/66> Acesso em: 11 Abr 2020.
PLOMP, Tjeerd et al. (Orgs.). Pesquisa-aplicação em educação: uma introdução. São Paulo: Artesanato Educacional, 2018.
QUEIROZ, Cibele; SOUZA, Adna Cristina Barbosa de. Produção de enzimas hidrolíticas por fungos filamentosos em diferentes substratos sólidos. In: Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 7 , p.51849-51860, jul. 2020. ISSN 2525-8761. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/13970/11676 Acesso em: 18 Mar 2021.
SANTOS, Elisandro Ricardo Drechsler dos. Material Complementar ao livro Sistemática Vegetal I: Fungos. Florianópolis (2015). Disponível em: https://uab.ufsc.br/biologia/files/2020/08/Fungos.pdf Acesso em: 30 mar 2023.
SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Ana Maria Pessoa de..Construindo argumentação em sala de aula: a presença do ciclo argumentativo, os indicadores de Alfabetização Científica e o padrão de Toulmin. In: Ciência e Educação, Bauru, v. 17, n. 1, p. 97 - 114, jan. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v17n1/07.pdf Acesso em: 11 Abr 2021.
SILVA, Camila Joyce Alves da; MALTA, Diana Jussara do Nascimento. A importância dos fungos na Biotecnologia. In: Ciências biológicas e da saúde | Recife | v. 2 | n. 3 | p. 49-66 | Jul 2016. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/facipesaude/article/view/3210/2080 Acesso em: 19 Mar 2021.
TEIXEIRA, Francimar Martins. Alfabetização Científica: Questões para reflexão. In: Ciênc. Educ., Bauru, v. 19, n. 4, p. 795-809, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v19n4/v19n4a02.pdf Acesso em: 17 Mar 2021.
TORTORA, Gerard J. Microbiologia [recurso eletrônico] / Gerard J. Tortora, Berdell R. Funke, Christine L. Case ; tradução: Aristóbolo Mendes da Silva ... [et al.] ; revisão técnica: Flávio Guimarães da Fonseca. – 10. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lyvia Barreto Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.