A MATEMÁTICA E AS PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Educação Matemática. Professoras dos Anos Iniciais. Formação Docente. Relação com a Matemática.Resumo
Este estudo tem como objetivo compreender que elementos de suas experiências e formação influenciam as relações existentes de professoras dos anos iniciais com a matemática. Como estratégia metodológica, para esta investigação de caráter qualitativo, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, realizadas com sete docentes, licenciadas em Pedagogia, professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas região, cidade e estado. A partir das análises realizadas, percebemos que as relações que as professoras entrevistadas estabelecem com a matemática estão diretamente relacionadas com suas experiências enquanto estudantes, diante as facilidades ou dificuldades que tiveram com a disciplina, e com atitudes positivas ou negativas de seus professores e professoras nesse período de escolarização. O mesmo ocorre com a formação inicial que, muitas vezes, não tem preparado as docentes, de maneira adequada, para ensinar matemática nos anos iniciais, visto que, ao concluírem a graduação, elas continuam com as dificuldades que possuíam antes do ingresso no curso de Pedagogia.
Downloads
Referências
CONTI, Keli Cristina. As Influências Afetivas no Ensino e Aprendizagem da Matemática. In: ALBUQUERQUE, Sílvia Regina Teixeira Pinto de (org.). Educação em Foco. São Paulo: Ottoni, 2011.
COSTA, Jaqueline de M.; PINHEIRO, Nilcéia. A. Maciel; COSTA, Ercules. A formação para matemática do professor de anos iniciais. Ciência & Educação, Bauru, v. 22, p. 505-522, apr./jun. 2016.
CURI, Edda. A Matemática e os professores dos anos iniciais. São Paulo: Musa, 2005.
GUALBERTO, Priscila Mara de Araújo; ALMEIDA Rafael. Formação de professores das series iniciais: algumas considerações sobre a formação de professores das licenciaturas em pedagogia. Olhar de professor, Ponta Grossa, v.12, n.2, p. 287-308, 2009.
LORENZATO, Sergio. Para aprender matemática. Campinas: Autores Associados, 2006.
NACARATO, Adair Mendes; MENGALI, Brenda Leme da Silva; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
POLYA, George. A arte de resolver problemas. Tradução de Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.
THOMAZ, Tereza Cristina. Não gostar de matemática: que fenômeno é este? Cad. Educ. FaE/UFPel, Pelotas (12):18 - 209, jan./jul. 1999
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rosane Machado Botinha, Samira Zaidan
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.