A GESTÃO DO CONHECIMENTO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO NÃO-SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Palavras-chave:
Instituições de ensino superior; gestão do conhecimento; revisão não sistemática da literatura.Resumo
As instituições de ensino superior são caracterizadas por serem organizações especializadas, que formam pessoas qualificadas, influenciam a capacidade de absorção de conhecimentos pela sociedade, ou seja, elevam a capacidade da sociedade de compreender tecnologias e conhecimentos externos (não produzidos nela) e, consequentemente, aumentam a capacidade de a sociedade utilizar esses conhecimentos. Isso possibilita que a sociedade possa produzir novos conhecimentos. O presente estudo tem por objetivo analisar as estratégias de gestão do conhecimento utilizada por IES brasileiras. Para tanto, se realizou uma revisão não sistemática da literatura, identificando onze estudos empíricos que apresentam ações de gestão do conhecimento em IES. A maior representatividade das pesquisas corresponde a gestão da qualidade no atendimento e no serviço, no intuito de melhorar os processos e assim, angariar maiores fatias de mercado. A temática recai sobre a qualidade dos serviços, não tratando o problema de forma mais incisiva, sobre como é a estrutura da organização, como ela é organizada, quais os processos e decisões responsáveis pelo sucesso e fracasso delas.
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