A GESTÃO DO CONHECIMENTO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO NÃO-SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

Palavras-chave:

Instituições de ensino superior; gestão do conhecimento; revisão não sistemática da literatura.

Resumo

As instituições de ensino superior são caracterizadas por serem organizações especializadas, que formam pessoas qualificadas, influenciam a capacidade de absorção de conhecimentos pela sociedade, ou seja, elevam a capacidade da sociedade de compreender tecnologias e conhecimentos externos (não produzidos nela) e, consequentemente, aumentam a capacidade de a sociedade utilizar esses conhecimentos. Isso possibilita que a sociedade possa produzir novos conhecimentos. O presente estudo tem por objetivo analisar as estratégias de gestão do conhecimento utilizada por IES brasileiras. Para tanto, se realizou uma revisão não sistemática da literatura, identificando onze estudos empíricos que apresentam ações de gestão do conhecimento em IES. A maior representatividade das pesquisas corresponde a gestão da qualidade no atendimento e no serviço, no intuito de melhorar os processos e assim, angariar maiores fatias de mercado. A temática recai sobre a qualidade dos serviços, não tratando o problema de forma mais incisiva, sobre como é a estrutura da organização, como ela é organizada, quais os processos e decisões responsáveis pelo sucesso e fracasso delas.

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Biografia do Autor

Lenaíla Fernanda Gomes Ventura, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Mestranda no curso de Gestão Educacional pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora e Coordenadora do curso de Administração da Faculdade de Santa Cruz da Bahia-FSC.

Luciana Maines da Silva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutora em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), com período sanduíche junto a Universitetet i Stavanger, Noruega (2020). Estágio pós-doutoral junto ao INSPER. É pesquisadora permanente do Mestrado Profissional em Gestão Educacional da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

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Publicado

2023-06-13

Como Citar

Ventura, L. F. G., & Silva, L. M. da . (2023). A GESTÃO DO CONHECIMENTO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO NÃO-SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Diálogos E Diversidade, 3, e16655. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/16655

Edição

Seção

Dossiê temático: Mestrado Profissional, pesquisa aplicada e educação