APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ EDUCAÇÃO INDÍGENA E QUILOMBOLA: EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA PARA A ALTERIDADE

Palavras-chave: educação indígena, educação quilombola, colonialidade

Resumo

Não se aplica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jamille da Silva Lima-Payayá, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais (PROET) da Univerisidade do Estado da Bahia (UNEB) e docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Rodrigo Corrêa Teixeira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Permanente no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Geografia - Tratamento da Informação Espacial e professor do Departamento de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas).

Eduardo Marandola Jr., Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutorado em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), realizando a Livre Docência na Área do Núcleo Básico Geral Comum (Sociedade e Ambiente). Atualmente é Professor Associado da Unicamp - Campus de Limeira, onde coordena o Laboratório de Geografia dos Riscos e Resiliência (LAGERR), do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHS) e atua como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (ICHSA) e professor também do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Estado de exceção. Trad. de Iraci D. Poleti. São Paulo: Boitempo, 2004.
FOUCAULT, Michel. Nascimento da Biopolítica; curso dado no College de France (1978-1979). Trad. de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
HAESBAERT, Rogério. Muros, “campos” e reservas: os processos de reclusão e “exclusão” territorial. In: SILVA, J. B. da; LIMA, L. C.; ELIAS, D. (Orgs.). Panorama da Geografia Brasileira, vol. 1. São Paulo: AnnaBlume; Anpege, 2006, p. 23-48.
MARANDOLA JR., Eduardo. Olhar encarnado, geografias em formas-de-vida. GeoTextos, vol. 14, n. 2, dez. 2018, p. 237 - 254.
MBEMBE, Achille. Políticas da Inimizade. Trad. de Marta Lança. Lisboa: Antígona, 2017,
MBEMBE, Achille. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. Trad. de Renata Santini. São Paulo: N-1 edições, 2018.
Publicado
2022-09-10
Métricas
  • Visualizações do Artigo 96
  • Pdf downloads: 39
Como Citar
Lima-Payayá, J. da S., Teixeira, R. C., & Marandola Jr., E. (2022). APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ EDUCAÇÃO INDÍGENA E QUILOMBOLA: EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA PARA A ALTERIDADE. Diálogos E Diversidade, 2, e15102. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/15102
Seção
Dossiê temático: Educação indígena e quilombola