NARRATIVAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO

Palavras-chave: LÍNGUA INGLESA, TECNOLOGIAS DIGITAIS CONTEMPORÂNEAS, FORMAÇÃO DOCENTE

Resumo

O presente artigo é parte do resultado do projeto de pesquisa e intervenção do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED) e objetiva analisar novos comportamentos e atitudes quanto ao uso das tecnologias digitais e contemporâneas nas aulas de língua inglesa, suscitando reflexões sobre a prática docente. Desse modo, é válido refletir acerca do discurso do professor na era digital e a maneira como as tecnologias digitais contemporâneas podem interferir na sua formação docente. Para tanto, foi empreendida uma pesquisa qualitativa, subsidiada por Entrevistas Narrativas que oportunizaram a reflexão a partir dos discursos dos docentes envolvidos. Durante todo o processo, buscamos analisar a influência que as tecnologias digitais contemporâneas têm para a formação docente dos participantes e percebemos de que maneira cada docente lida concede as TDIC em suas práticas. A partir das análises oriundas das Entrevistas Narrativas, foi possível observar como a aproximação e/ou distanciamento que o docente tem com o uso cotidiano de tecnologias digitais diversas pode influenciar na maneira como ele as descreve e, principalmente, como eles lidam com elas em sua própria sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane da Cruz Lima Ribeiro, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Mestra em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Membro do Grupo de Pesquisa Culti-VI (UNEB-Campus IV). Atualmente é professora da Escola Municipal São Sebastião e professora do Colégio Estadual João Queiroz.

Rodrigo dos Reis Nunes, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Doutorando em Educação pela Facultad de Humanidades y Artes, Universidad Nacional de Rosario, Argentina. Professor Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - DCH IV/Jacobina-BA e professor de língua inglesa da Educação Básica, no Colégio Estadual de Serrolândia. É membro do Grupo de Pesquisa Cultura Visual, Educação e Linguagens (CULT-VI), e do Grupo de Pesquisa em FormAção em Linguagem e Ensino (FALE), vinculados à UNEB/DCH IV - Jacobina-BA.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Trad. Plínio Dentzein. – Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

CECÍLIO, Sálua. SANTOS, Jacqueline Florêncio. Sociedade em rede, trabalho docente e sociabilidades contemporâneas. In: Formação e profissão docente em tempos digitais. – Campinas, SP: Alínea, 2009.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e tempo docente. – Campinas, SP: Papirus, 2013.

OLIVEIRA, Fabiane Lopes de. SIEVERT, Genaldo Luis. Mediação como fator de integração. O professor imigrante digital frente ao aluno nativo digital e a importância meditática: uma reflexão. In: Redes e mídias sociais. – 1. Ed. – Curitiba: Appris, 2015.

SCHÜTZE, Fritz. Biography analysis on the empirical base of autobiographical narratives: how to analyse autobiographical narrative interviews. Em: http://www.uni-magdeburg.de/zsm/projekt/biographical/1/B2.1.pdf. Acessado em: 28/11/2014.
Publicado
2022-01-23
Métricas
  • Visualizações do Artigo 196
  • Pdf downloads: 77
Como Citar
Ribeiro, J. da C. L., & Nunes, R. dos R. (2022). NARRATIVAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO. Diálogos E Diversidade, 2, e13212. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/13212
Seção
Artigos de fluxo contínuo