DIVERSIDADES, DIFERENÇAS E DIFERENÇA NO TERRITÓRIO ESCOLAR: CARTOGRAFIAS INICIAIS

Palavras-chave: Revisão Sistemática, Diversidade, Diferenças, Diferença

Resumo

Este ensaio teórico é resultado de pesquisa realizada em uma universidade pública baiana rastreia os conceitos de diversidade, diferenças e diferença, através da pesquisa bibliográfica com ênfase na revisão sistemática, num recorte temporal de 2010-2020. O objetivo central foi identificar matrizes teóricas que subsidiam os conceitos-chave mencionados. Tratou-se de um estudo de base qualitativa, inspirado na cartografia, conforme preconiza Deleuze e Guattari (2011). O procedimento de pesquisa adotado foi a revisão sistemática, a partir dos descritores “Diversidades, diferenças e escola”. Como procedimento metodológico utilizou-se dos pressupostos da cartografia realizando o mapeamento dos trabalhos pelos títulos, resumos, palavras-chave e comportamento de citações para identificação de direcionamentos na matriz teórica e resultados obtidos. Os resultados apontaram que dentre as 24 pesquisas do corpus de análise, pelo menos 11 não mencionam ou indicam pistas das concepções que tomam para subsidiar a pesquisa. Além disso, apresenta as pistas de que em geral o conceito de diversidade tem sido mais tensionado para a fronteira da homogeneização, com a fixação de sujeitos em categorias já existentes, demarcando desigualdades. Há em geral uma afirmação da diversidade cordial e celebrativa, e diferença tomada como sinônimo de diferenças no escopo geral das pesquisas analisadas.

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Biografia do Autor

Luna Layse Almeida da Silva, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Bacharela em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo em Multimeios pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – DCH – Campus III - Juazeiro/BA e graduanda em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas, pela UNEB – DCH – Campus IV - Jacobina/BA. Integrante do grupo de pesquisa Diversidade, Discursos, Formação na Educação Básica e Superior (DIFEBA).

Ana Lúcia Gomes da Silva, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Professora titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus IV, Jacobina, atuando no Curso de Letras Vernáculas e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade (PPED), UNEB, Jacobina. Líder do grupo de pesquisa Diversidade, Discursos, Formação na Educação Básica e Superior (DIFEBA) e pesquisadora vinculada ao grupo de pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade (DIVERSO),

Juliana Cristina Salvadori, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutora em Literaturas de Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC - Minas). Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, Jacobina. Atua como docente na graduação (Curso de Letras Língua Inglesa e Literaturas) e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade - PPED.

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Publicado
2021-11-17
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Como Citar
Silva, L. L. A. da, Silva, A. L. G. da, & Salvadori, J. C. (2021). DIVERSIDADES, DIFERENÇAS E DIFERENÇA NO TERRITÓRIO ESCOLAR: CARTOGRAFIAS INICIAIS. Diálogos E Diversidade, 1, e13175. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/rdd/article/view/13175
Seção
Dossiê temático: Diversidade, diferença e educação inclusiva