DIVERSIDADES, DIFERENÇAS E DIFERENÇA NO TERRITÓRIO ESCOLAR: CARTOGRAFIAS INICIAIS
Palavras-chave:
Revisão Sistemática, Diversidade, Diferenças, DiferençaResumo
Este ensaio teórico é resultado de pesquisa realizada em uma universidade pública baiana rastreia os conceitos de diversidade, diferenças e diferença, através da pesquisa bibliográfica com ênfase na revisão sistemática, num recorte temporal de 2010-2020. O objetivo central foi identificar matrizes teóricas que subsidiam os conceitos-chave mencionados. Tratou-se de um estudo de base qualitativa, inspirado na cartografia, conforme preconiza Deleuze e Guattari (2011). O procedimento de pesquisa adotado foi a revisão sistemática, a partir dos descritores “Diversidades, diferenças e escola”. Como procedimento metodológico utilizou-se dos pressupostos da cartografia realizando o mapeamento dos trabalhos pelos títulos, resumos, palavras-chave e comportamento de citações para identificação de direcionamentos na matriz teórica e resultados obtidos. Os resultados apontaram que dentre as 24 pesquisas do corpus de análise, pelo menos 11 não mencionam ou indicam pistas das concepções que tomam para subsidiar a pesquisa. Além disso, apresenta as pistas de que em geral o conceito de diversidade tem sido mais tensionado para a fronteira da homogeneização, com a fixação de sujeitos em categorias já existentes, demarcando desigualdades. Há em geral uma afirmação da diversidade cordial e celebrativa, e diferença tomada como sinônimo de diferenças no escopo geral das pesquisas analisadas.
Downloads
Referências
ALCÂNTARA, Ramon Luiz de Santana. Formação para a diversidade? Desafios da formação de professores em Grajaú-MA. São Luís: UFM, 2015, p 16-54. 202f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas) – Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2015. Disponível em: < https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/750#preview-link0>. Acesso em 26 abr. 2020.
ALMEIDA DA SILVA, Luna Layse. Diversidades e diferenças no território escolar: cartografias iniciais. Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas – Universidade do Estado da Bahia (Trabalho de Conclusão de Curso). Jacobina: UNEB, 2021
BARROS; Gustavo de Almeida; MUNARI, Silvio Ricardo; ABRAMOWICZ, Anete. Educação, Cultura e Subjetividade: Deleuze e a Diferença (Education, Culture and Subjectivity: Deleuze and the Difference). Revista Eletrônica de Educação, v. 11, n. 1, p. 108-124, 2017.
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Diário Oficial [da] União, Poder Executivo, Brasília, DF, 5 out. 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Proposta preliminar. Abr. 2016b. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio>. Acesso em: 18 jan. 2017
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 14 mar 2020.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] União, ano CXXXIV, n. 248, p. 27.833-27.841, 23 dez. 1996.
CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, Antônio Flávio. CANDAU, Vera Maria (orgs). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 2. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Trad: Ana Lúcia de Oliveira; Aurélio Guerra Neto; Célia Pinto Costa. São Paulo: Editora 34, 2011.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a Filosofia? Tradução Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: 34, 1992, p. 25-48.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979, p. 182.
GALLO, Sílvio. Em torno de uma educação menor. Educação & Realidade, v. 27, n. 2, 2002.
KASTRUP, Virginia; ESCOSSIA, Liliana; PASSOS, E. Pistas do método da cartografia. Porto Alegre: Sulina, 2015.
LINO GOMES, N. (2017). Políticas públicas para a diversidade. Sapere Aude, 8(15), 7-22. Disponível em: < https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2017v8n15p7>. Acesso em 1 jun. 2021.
MARTINS GOMES, Aline. A aula oficina para jovens e adultos em situação de hospitalização. In: SILVA, Ana Lúcia Gomes da; CORDEIRO, Janivaldo Pacheco (orgs.). Coletânea Profissão Docente na Educação Básica: práticas docentes no cotidiano escolar [recurso eletrônico]. 1.ed. - Curitiba: Brazil Publishing, 2021. v.5, 893p.: il.
OLIVEIRA, Iris Verena; FERREIRA, Maria Jucilene Lima. Educação e diferença em tempos de incertezas. Plurais Revista Multidisciplinar, v. 4, n. 1, p. 45-64, 2019.
POCAHY, Fernando; DA SILVA, Ana Lúcia Gomes; DOURADO, Emanuela Oliveira Carvalho. A cartografia como pesquisa-in(ter)venção do/no presente: modos de/para pensar-fazer a formação docente. Revista Ciências Humanas, v. 13, n. 1, 2020, p. 5-10.
PACHECO, Jane Adriana Vasconcelos. Diversidade, direitos humanos e formação docente no cotidiano escolar da educação básica. In: CARVALHO, Maria Vilani Cosme de; CARVALHÊDO, Josania Lima Portela; ARAUJO, Francisco Antonio Machado (orgs.). Caminhos da pós -graduação em educação no nordeste do Brasil: avaliação, financiamento, redes e produção científica. Teresina: EDUPI, 2016.
VILLELA, Marcos. Estética da professoralidade: um estudo crítico sobre a formação do professor. 1. ed. Santa Maria: EdUFSM, 2013. 248p
SANTOS, A. I. dos; CERVI, G. M. Diversidade e diferença: movimentos do currículo nos murais de uma escola. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 10, p. e019003, 2019. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7059. Disponível em: <https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7059>. Acesso em: 1 jun. 2021.
SILVA, Ana Lúcia Gomes da; COSTA, Váldina Gonçalves da; PEREIRA, Diego Carlos. (Orgs) Ateliês de Pesquisa: formação de professores (as)-pesquisadores (as) e métodos de pesquisa em educação. Salvador: Eduneb, 2020. p.193.
SILVA, Ana Lúcia Gomes da; RIOS, Ádina Nunes; DA SILVA, Fabrício Oliveira. Profissão docente em contextos de diversidade na Bahia. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, v. 2, n. 3, p. 318-342, jan./mar. 2021. Disponível em: < https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/8099>. Acesso em 9 abr. 2021.
SILVA, Ana Lúcia Gomes da; ABREU, Laís Oliveira; SOUZA, Vaneza Oliveira de. Diários de aula virtual e a (auto) formação na pesquisa em redes colaborativas. Interfaces Científicas-Educação, v. 10, n. 2, p. 110-123, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Diálogos e Diversidade (RDD) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da RDD sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a RDD como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, adaptar, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, dando o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, distribuindo as suas contribuições sob a mesma licença que o original, não podendo aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.