A precariedade humana em tempos de pandemia: meditações insólidas sobre a finitude da vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n18.p740-756

Palavras-chave:

Pandemia da Covid-19, Finitude humana, Critérios bioéticos, Sagrado e secularização

Resumo

Nos primeiros meses de 2020 a humanidade foi surpreendida por um vírus desconhecido, o SARS-CoV-2, que logo se mostrou extremamente agressivo e letal. Em um mundo socialmente desigual, a doença denominada de Covid-19 se alastrou por todo o globo terrestre. Os avanços científicos, que nos trouxeram grandes benefícios, foram paralisados diante de um microrganismo. Assim, uma pandemia igualou todos os seres humanos à precariedade da condição humana e da medicina. Nesse contexto, a medicina se confrontou com problemas que aparentemente estavam superados, como “quem merece viver e quem merece morrer?” De que modo a medicina precisaria passar por um processo de formação de competência moral? Em que medida os profissionais médicos deveriam assumir a sua humanidade? Diante do esgotamento dos recursos médicos, tomou-se consciência de que o desamparo e a finitude humanas são reais. O projeto do homo sapiens “amortal” foi interrompido pela banalidade de um vírus potente. A utopia da saúde perfeita foi redimensionada para questões simples que dizem respeito à solidariedade, à empatia, e ao cuidado àquele que sofre. Este artigo propõe trazer reflexões sobre a morte e o morrer, o cuidado para com a solidão dos moribundos. Acima de tudo, a ciência médica é uma atividade humana, e não pode reivindicar para si uma escatologia de um admirável mundo novo.

   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Euler Renato Westphal, Univille, Joinville, SC

Doutor em Teologia pelo Instituto Ecumênico de Pós-Graduação na Escola Superior de Teologia em São Leopoldo (RS) (Faculdades EST). Professor da Universidade da Região de Joinville (Univille). Professor na Faculdade Luterana de Teologia (FLT), São Bento do Sul (SC).

   

Referências

BARIFOUSE, Rafael. ‘Escolhemos quem terá mais chances’: a difícil decisão de quem terá acesso a UTI com saúde em colapso. BBC News Brasil, São Paulo, 19 mai. 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-52717493. Acesso em: 17 jun. 2020.

BATEMAN, Simone; GAYON, Jean. The Concept and Practices of Human Enhancement. In: BATEMAN, Simone; GAYON, Jean; MARZANO, Michela et alli. Inquiring into Human Enhancement: Interdisciplinary and International Perspectives. Basingstoke, Hampshire: Palgrave Macmillan, 2015. p. 19-37.

BÍBLIA SAGRADA. João Ferreira de Almeida. Edição revista e atualizada. Rio de Janeiro: Sociedade Bíblica do Brasil, 1976.

BOULOS, Marcos. Relação médico-paciente: o ponto de vista clínico. In: MARCONDES, Eduardo; GONÇALVES LIMA, Ernesto (Coord.). Educação Médica. São Paulo: Sar vier, 1998. p. 50-57.

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA. RESOLUÇÃO CFM Nº 2.1 56/2016. Brasília: DOU Diário Oficial da União. Publicada no D.O.U. de 17 de novembro de 2016, Seção I, p. 138-139. Disponível em: https://sistemas.cfm.org.br/normas/visualizar/resolucoes/ BR/2016/2156. Acesso em: 17 jun. 2020.

COVID-19. Senado aprova decreto que reconhece estado de calamidade pública. Consultor Jurídico. 20 março 2020. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2020-mar-20/senado-aprova-decreto-reconhece-estado-calamidade-publica. Acesso em: 15 jul. 2020.

DAMÁSIO, António. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. Trad. Dora Vicente; Georgina Segurado. São Paulo: Companhia das letras, 1996.

DINI, Patrícia Skolaude. BATISTA, Nilo Alves. Graduação e prática médica: expectativas e concepções de estudantes de medicina do 1. Ao 6. Ano. Revista Brasileira de Educação Médica. v. 28, n. 3, p. 198-203, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/jPcSDLF4BShyDwL3BHwgHtS/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 30 ago. 2021.

DYSON, Freeman. Mundos Imaginados: conferências Jerusalém-Harvard. Trad. Cláudio Weber Abramo. São Paulo: Companhia das Letras, 1998

ELIAS, Norbert. A solidão dos moribundos. Trad. Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 2001.

FEUERWERKER, Laura C.M. Gestão dos Processos de mudança na graduação em medicina. In: MARINS, João José Neves; REGO, Sergio, LAMPERT, Jadete Barbosa; ARAÚJO, José Guido Corrêa (Orgs). Educação Médica em transformação: Instrumentos para a construção de novas realidades. São Paulo: HUCITEC; Associação Brasileira de Educação Médica, 2004. p. 17-39.

GEERTZ, Clifford. The Interpretation of Cultures. New York: Basic Books, Inc., Publishers, 1973.

GOOD, Byron J. Medicine, rationality, and experience. New York: Cambridge University Press, 1994.

HARARI, Yuval Noah. Homo Deus: uma breve história do amanhã. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

HARARI, Yuval Noah. Sapiens: Uma breve história da humanidade. 19. Ed. Trad. Janaína Marcoantonio. Porto Alegre: L&PM, 2017.

HUXLEY, Aldous. Admirável Mundo Novo. 24. Ed. São Paulo: Globo, 1998.

JACOB, François. Of flies, mice, and men. Transl. Giselle Weiss. Cambridge, Massachusetts, London: Harvard University Press. 1998.

JASPERS, Karl. Was ist Philosophie? Ein Lesebuch. Zürich: Ex Libris, 1975.

KEHL, Maria Rita. Sobre ética e psicanálise. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

KLEINMAN, Arthur. Writing at the Margin: Discourse between Anthropology and Medicine. Berkeley; Los Angeles; London: University of California Press, 1995,

KNOEPFFLER, Nikolaus; WESTPHAL, Euler R. Genome Editing mit CRISPR/Cas9 – Homo Deus? In: RANISCH, Robert; MÜLLER, Albrecht M.; HÜBNER, Christian; KNOEPFFLER, Nikolaus. Kritisches Jahrbuch der Philosophie. Würzburg: Königshausen & Neumann, 2017. v18. p. 153-160.

KRETZER, Lara et al. Recomendações da AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira), ABRAMEDE (Associação Brasileira de Medicina de Emergência, SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia) e ANCP (Academia Nacional de Cuidados Paliativos) de alocação de recursos em esgotamento durante a pandemia por COVID-19. AMIB, 01 mai. 2020. Disponível em: https://www.amib.org.br/noticia/nid/recomendacoes-da-amib-abramede-sbgg-e-ancp-de-alocacao-de-recursos-em-esgotamento-durante-a-pandemia-por-covid-19/ Acesso em: 16 jun. 2020.

LAMPERT, Jadete Barbosa. Tendências de mudanças na formação médica no Brasil: Tipologia das escolas. 2. Ed. São Paulo: HUCITEC; Associação Brasileira de Educação Médica, 2009.

LAPLANTINE, François. Antropologia da Doença. São Paulo: Martins Fontes. 1991.

LE GOFF, Jacques. História e memória. 5. Ed. Trad. Irene Ferreira, Bernardo Leitão. Suzana Ferreira Borges. Campinas: Unicamp, 2003.

LOWN, Bernard. A arte perdida de curar. Trad. Wilson Velloso. São Paulo: Editora Peirópolis, 2008.

MA, Hong; MARTI-GUTIERREZ, Nuria; MITALIPOV, Shoukhrat. Correction of a pathogenic gene mutation in human embryos. Nature. Vol. 548, p. 413-419, 24 ago. 2017. Disponível em: <https://www.nature.com/articles/nature23305> Acesso em: 13 set. 2018.

MARCUCCI, Fernando Cesar Iwamoto et al. Tendências nos locais de óbito no Brasil e análise dos fatores associados em idosos de 2002 a 2013. Scientific Journal Of Sociedade Brasileira De Geriatria E Gerontologia. Vol. 11, p. 10-17, 2017. Disponível em: http://www.ggaging.com/Details/411/Pt-Br. Acesso em: 15 jul. 2020.

MARQUES, Luiz. A pandemia incide no ano mais importante da história da humanidade. Serão as próximas zoonoses gestadas no Brasil? UNICAMP. 05 mai. 2020. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2020/05/05/ pandemia-incide-no-ano-mais-importante-da-historia-da-humanidade-serao-proximas?fbclid=IwAR3Py0rCKbqDbVb-cv1SObkbGBPUNWCPG-qIc9fi4flU5OEiVeT3zHIDZKE Acesso em: 15 jun. 2020.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Médicos: esses deuses com pés de barro. In: LAMPERT, Jadete Barbosa. Tendências de mudanças na formação médica no Brasil: tipologia das escolas. 2. Ed. Ver. Ampl. São Paulo: HUCITEC; ABEM, 2009. p. 9-16.

MORIN, Edgar. Cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 10ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

ORGANIZAÇÃO Mundial da Saúde declara pandemia do novo Coronavírus. UNA-SUS, Brasília, 11 mar. 2020. Disponível em: https://www.unasus.gov.br/noticia/organizacao-mundial-de-saude-declara-pandemia-de-coronavirus. Acesso em: 20 jun. 2020.

REGO, Sergio; SCHILLINGER-AGATI. ‘Desenvolvimento moral e ambiente de ensino-aprendizagem nas escolas médicas’. In: MARINS, João José Neves; REGO, Sergio. Educação médica: gestão, cuidado, avaliação. São Paulo; Rio de Janeiro: HUCITEC; ABEM, 2011, p. 114-173.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Trad. Alain François et al. Campinas: Unicamp, 2007.

SFEZ, Lucien. A Saúde Perfeita: Crítica de uma nova utopia. São Paulo: Loyola. 1996.

VERGANO, M. et al. Clinical Ethics Recommendations for the Allocation of Intensive Care Treatments in exceptional, resource-limited circumstances. SIAARTI. N.1, 16 mar. 2020. Disponível em: http://www.siaarti.it/SiteAssets/News/COVID19 %20-%20documenti%20SIAARTI/ SIAARTI%20-%20Covid-19%20 %20Clinical%20Ethics%20Reccomendations.pdf. Acesso em: 25 mar. 2020.

WESTPHAL, Euler Renato. A Bioética no processo de humanização da medicina: uma abordagem interdisciplinar. In: ANGOTTI NETO, Hélio (org.). Mirabilia Medicinæ 3. V.2, p.75-94, Jul-Dez. 2014. Disponível em: https://www.revistamirabilia.com/sites/default/files/medicinae/pdfs/med2014-02-06.pdf. Acesso em: 30 ago. 2021.

WESTPHAL, Euler Renato. Brincando no Paraíso Perdido: as estruturas religiosas da ciência. São Bento do Sul: União Cristã, 2006.

WESTPHAL, Euler Renato. Imortalidade do ser-humano: doutrina filosófica ou ensino bíblico? Vox Scripturae, V. 16. n. 2 p. 29-37, 2008. Disponível em: https://docplayer.com.br/29314609-Imortalidade-do-ser-humano-doutrina-filosofica-ou-ensino-biblico.html. Acesso em: 30 ago. 2021.

WESTPHAL, Euler Renato. Secularization, Cultural Heritage and the Spirituality of the Secular State: Between Sacredness and Secularization. Paderborn: BrillFerdinand Schöningh, 2019. Disponível em: https://brill.com/view/title/53648. Acesso em: 16 abr. 2020.

WHITE, Douglas B; LO, Bernard. A Framework for Rationing Ventilators and Critical Care Beds During the COVID-19 Pandemic. JAMA, 27 mar. 2020. Disponível em: https://jamanetwork.com/journals/jama/fullarticle/2763953. Acesso em: 20 jun. 2020.

Downloads

Publicado

2021-09-07

Como Citar

WESTPHAL, E. R. A precariedade humana em tempos de pandemia: meditações insólidas sobre a finitude da vida. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 6, n. 18, p. 740–756, 2021. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n18.p740-756. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9210. Acesso em: 3 dez. 2024.