Poéticas da memória. Christine Delory-Momberger e fotografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p224-234

Palavras-chave:

Delory-Momberger, Pesquisa (auto)biográfica, Automedialidade, Fotografia

Resumo

Os estudos realizados por Christine Delory-Momberger sobre pesquisa (auto)biográfica têm despertado atenção de inúmeros pesquisadores de universidades no Brasil, incluindo a área das artes. A concepção (auto)biográfica desenvolvida pela professora tem se demonstrado aberta e favorece a aproximação de pesquisadores do campo artístico, interessados nas relações entre os saberes. Em Minas Gerais, por exemplo, as duas principais universidades públicas de formação superior em Arte, a Escola Guignard da Universidade do Estado de Minas Gerais, e a Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, abrigam pesquisas e práticas docentes de artistas-professores em diálogo com a pesquisa de Delory-Momberger. O diferencial dessa abordagem talvez esteja no conceito desenvolvido pela professora sobre Automedialidad, um diálogo entre arte e processo (auto)biográfico; criação, memória, fotografia e narrativas de si. É sobre essa particularidade construída por Delory-Momberger que se desenvolve a escrita deste artigo, com a intenção de que este possa contribuir com as reflexões sobre pesquisa (auto)biográfica e sua relação com a pesquisa e formação em arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Clemente de Oliveira, Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG

Gabriela Clemente de Oliveira possui mestrado em Arte pelo Programa de Pós Graduação em Artes da Universidade do Estado de Minas Gerais (bolsista CAPES de 09/2018 a 09/2019). Estudante de Artes Plásticas na Escola Guignard da Universidade do Estado de Minas Gerais. Bacharel e Licenciada em História pela Pontifícia Universidade de Minas Gerais (2001). Pesquisadora nas seguintes áreas: Artes Visuais, Ensino de Arte, História da Arte, Patrimônio. Foco de estudo em: Ensino de Arte, Metodologias de Artistas-Professores, História do Ensino de Arte no Brasil, Teoria da Recepção - Arte e YouTube.

Referências

DELORY-MOMBERGER, C. Fotobiografia e formação de si. IN: SOUZA, Elizeu C. de; ABRAHÃO, Maria Helena M.B. (Orgs.). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006. Edição do Kindle.

AGENCE RÉVÉLATEUR. Disponível em: < https://www.agencerevelateur.fr/>. Acesso em: 7 nov. 2019.

AUTOMÉDIALITÉ. Disponível em: < https://automedialiteetfabriquedesoi.wordpress.com/>. Acesso em: 12 nov. 2019.

Carte blanche à Christine Delory-Momberger: La photographie, une épreuve de soi à travers le temps, la mémoire, l’Histoire. 9Lives-Maga Zine. La Rédaction on 5 février 2019. Disponível em: <https://www.9lives-magazine.com/49154/2019/02/05/carte-blanche-a-christine-delory-momberger-photographie-epreuve-de-soi-a-travers-temps-memoire-lhistoire/>. Acesso em: 9 nov. 2019.

CENTRE DE RECHERCHE INTERUNIVERSITAIRE EXPERICE. A pesquisa biográfica em situações de diálogos. Colóquio internacional. 16 a 18 de outubro de 2019. Maison des Sciences de l’Homme Paris Nord. Disponível em: < http://grifars.ce.ufrn.br/wp-content/uploads/2019/04/Colo%CC%81quio-International-da-Pesquisa-Bioga%CC%81fica-em-Educac%CC%A7a%CC%83o-Paris-out_2019-1-1.pdf>. Acesso em: 11 nov. 2019.

Christine Delory-Momberger- Exiles/Reminiscences. The eye of photography. Disponível em: < https://loeildelaphotographie.com/en/christine-delory-momberger-exiles-reminiscences/>. Acesso em: 25 nov. 2019.

Dans le souffle du labyrinthe de Christine Delory-Momberger. 9Lives-Maga Zine. By, Pascoal Therme, on 14 déc. 2018. Disponível em: https://www.9lives-magazine.com/40000/2018/06/06/souffle-labyrinthe-christine-delory-momberger/. Acesso em: 14 nov. 2019.

DELORY-MOMBERGER, C. A criação compartilhada: Uma biografização coletiva. IN: MARTINS, R.; TOURINHO, I.; SOUZA, E.C. (Orgs.). Pesquisa narrativa. Interfaces entre histórias de vida, arte e educação. Santa Maria: Editora UFSM, 2017. Edição do Kindle.

DELORY-MOMBERGER, C. A condição biográfica: ensaios sobre a narrativa de si na modernidade avançada. Tradução de Carlos Galvão Braga, Maria da Conceição Passeggi e Nelson Patriota. Natal: EDUFRN, 2012.

Femme photo graphes. Le geste automédial em photographie: une fabrique de soi? 2018. Disponível em: < http://igressier.wixsite.com/femmesphotographes/single-post/2018/05/31/Le-geste-autom%C3%A9dial-en-photographie-une-fabrique-de-soi->. Acesso em: 11 nov. 2019.

José Leonilson. “O desejo é um lago azul”. BLISS. Disponível em: <http://blissnaotembis.com/cgi-sys/suspendedpage.cgi>. Acesso em: 22 nov. 2019.

Les fleurs d’Auschwitz de Christine Delory-Momberger. 9Lives-Maga Zine. By, Pascoal Therme, on 14 déc. 2018. Disponível em: <https://www.9lives-magazine.com/47938/2018/12/14/fleurs-dauschwitz-de-christine-delory-momberger/>. Acesso em: 14 nov. 2019.

Downloads

Publicado

2021-05-31

Como Citar

DE OLIVEIRA, G. C. Poéticas da memória. Christine Delory-Momberger e fotografia. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 6, n. 17, p. 224–234, 2021. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p224-234. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9107. Acesso em: 18 abr. 2024.