Educação política das sensibilidades e arquitetura escolar
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p859-873Palavras-chave:
Arquitetura escolar, Educação política das sensibilidades, História da EducaçãoResumo
Este artigo aborda a relação entre educação política das sensibilidades na modernidade e a arquitetura escolar do início do século XX no Brasil. Toma-se como mote para esse exercício o prédio onde atualmente funciona o Colégio Marcelino Champagnat, em Londrina (PR). Dialogamos com documentos referentes ao edifício que abriga tal colégio, inserindo-os no cenário cultural dessa construção. Partiu-se do pressuposto de que os edifícios da escola moderna foram construídos de forma a dar visibilidade à modernidade e fixar no espaço urbano as novas formas de civilização. A arquitetura escolar faz parte do esforço para mobilizar a sociedade em favor da educação, pois para a elite dominante era necessário difundir novas atitudes e valores, entre os quais o de identidade nacional. Por isso a importância de compreendermos os edifícios escolares como elementos de uma estratégia para a constituição diária das sensibilidades.
Downloads
Referências
ADUM, Sonia Maria Sperandio Lopes. Historiografia norte paranaense: alguns apontamentos. In: ALEGRO, Regina Célia et al. Temas e questões para o ensino de história do Paraná. Londrina (PR): Eduel, 2008. p. 1-26.
BAKTHIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
BENCOSTTA, Marcus Levy Albino. Arquitetura e espaço escolar: reflexões acerca do processo de implantação dos primeiros grupos escolares de Curitiba (1903-1928). Educar, Curitiba, UFPR, nº 18, 2001, p. 103-141. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/n18/n18a08.pdf.>. Acesso em: 17 jul. 2017.
BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994. [Obras Escolhidas, v. 1]
BENJAMIN, Walter. Rua de Mão Única. Tradução de Rubens Rodrigues Torres Filho e José Carlos Martins Barbosa. 5ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1995. (Obras Escolhidas, v. 2)
BENJAMIN, Walter. Passagens. Willi Bolle (Org. edição brasileira). Tradução de Irene Aron e Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte: Editora da UFMG/São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2006.
BERTUCCI, Liane Maria; FARIA FILHO, Luciano Mendes; OLIVEIRA, Marcos Aurélio Taborda de. E. P. Thompson: história e formação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
BRUAND, Yves. Arquitetura contemporânea no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1981.
BUENO, Maria de Fátima Guimarães. A história da educação: a cidade, a arquitetura escolar e o corpo. Cadernos do CEOM, Chapecó, Unochapecó, a. 21, nº 28, p. 243-278, jun. 2008. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/rcc/article/view/164/72. Acesso em: 1 mar. 2020.
CASTRO, Elizabeth Amorin; IMAGUIRE, Marialba Rocha Gaspar. Colégios e educandários. Curitiba: Edição das autoras, 2006.
CAUQUELIN, Anne. Essai de Philosophie Urbaine. Presses Universitaires de France, 1982.
CERTEAU, Michel De. A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes, 2012.
CERTEAU, Michel De. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1982.
FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Dos Pardieiros aos Palácios: cultura escolar e urbana em Belo Horizonte na Primeira República. Passo Fundo: UPF, 2000.
FARIA FILHO, Luciano Mendes de; BERTUCCI, Liane Maria. Experiência e cultura: contribuições de E. P. Thompson para uma história social da escolarização. Currículo sem Fronteiras, Pelotas, UFel, v. 9, nº 1, p. 10-24, jan./jun., 2009. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol9iss1articles/1-fariafilho-bertucci.pdf. Acesso em: 19 jul. 2017.
FARIA FILHO, Luciano Mendes de; VIDAL, Diana Gomes. Os tempos e os espaços escolares no processo de institucionalização da escola primária no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, ANPEd, nº 14, p. 19-34, mai./ago. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782000000200003&script=sci_abstract&tlng=pt Acesso em: 15 jan. 2020.
FORTUNA, Cláudia Prado. Memórias e Esquecimentos sobre a Cidade. In: Simpósio Nacional de história - Conhecimento Histórico e Diálogo Social, XXVII. Natal-RN. Anais... Natal, UFRN, 2013, p.1-8. Disponível em http://www.snh2013.anpuh.org/resources/anais/27/1371331791_ARQUIVO__Claudia_Fortuna_anpuh.pdf. Acesso em: 1 fev. 2019.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.
GALZERANI, Maria Carolina Bovério. O Almanaque, a locomotiva da cidade moderna: Campinas, décadas de 1870 e 1880. Campinas/São Paulo: UNICAMP/CMU Publicações, 2016.
GALZERANI, Maria Carolina Bovério. Escola e conhecimento de História e Geografia: uma disciplina acadêmica e a educação das sensibilidades. Antíteses, Londrina, UEL, v. 6, nº 12, p. 126-147, dez. 2013. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/13345/13556>. Acesso em: 5 mai. 2020.
GARCIA, Patrícia Melasso. Pedagogias invisíveis do espaço escolar. 2016. 402f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
GAY, Peter. A Experiência Burguesa: da Rainha Vitória a Freud - A Educação dos Sentidos. São Paulo: Cia das Letras, 1988.
GONDRA, José G. Medicina, higiene e educação escolar. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes e VEIGA, Cynthia Greive (Orgs.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 519-551.
GRIMALDI, Lucas C. Na sensibilidade da memória estudantil: prédios e espaços escolares nas narrativas de estudantes de Porto Alegre/RS (1920-1980). 2016. 120f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.
GRIMALDI, Lucas Costa e ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Narrativas do espaço habitado: sensibilidades no estudo dos prédios escolares de Porto Alegre/RS (1940/1980). Revista História da Educação, Porto Alegre, ASPHE, v. 24: e99641, jan./abr. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/heduc/v24/2236-3459-heduc-24-e99641.pdf Acesso em: 15 jan. 2020.
HADLER, Maria Sílvia Duarte. Trilhos da Modernidade: memórias e educação urbana dos sentidos. 2007. 326 f. Tese (Doutorado em Educação) Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP, 2007.
NOGUEIRA, Amelia Tozzetti. De Norte a norte: uma trajetória de “contadini”. Londrina: Edição da Autora, 2004.
OLIVEIRA, Marcus Aurelio Taborda de. Educação dos sentidos e das sensibilidades: entre a moda acadêmica e a possibilidade de renovação no âmbito das pesquisas em História da Educação. Revista História da Educação, Porto Alegre, ASPHE, v. 22 nº 55, p. 116-133, maio/ago. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/heduc/v22n55/pt_2236-3459-heduc-22-55-00116.pdf . Acesso em: 15 jan. 2020.
GAY, Peter. A Experiência Burguesa: da Rainha Vitória a Freud - A Educação dos Sentidos. São Paulo: Cia das Letras, 1988.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Unicamp, 2007.
ROCHA NETO, José Pedro. 50 Anos depois: elaborado com vista ao cinquentenário dos formandos da turma ginasial de 1956, do antigo Colégio Estadual de Londrina. Londrina: edição do autor, 2006.
SANTOS, Tauany Rodrigues Nascimento dos. Apontamentos da História e Arquitetura do Colégio Estadual Marcelino Champagnat. 2012. 50 f. Trabalho De Conclusão de Curso (Graduação Em Pedagogia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012.
SILVA, Fábio Luiz da; MUZARDO, Fabiane Tais. Escola pública em Londrina: civilização e barbárie. Curitiba: CRV, 2017.
SILVA, Fábio Luiz da. A arquitetura escolar como fonte para a história da educação. In: XIV Semana da Educação. Pedagogia 50 anos: da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras à Universidade Estadual de Londrina, 2012, Londrina. In: Anais... Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2012. v. único. p. s/p. Disponível em: <http://www.uel.br/eventos/semanadaeducacao/pages/arquivos/anais/2012/anais/aescola/aarquiteturaescolar.pdf> Acesso em: 15 mai. 2020.
THOMPSON, Edward Palmer. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
THOMPSON, Edward Palmer. Os Românticos: a Inglaterra na era revolucionária. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
VEIGA, Cynthia Greive. Educação estética para o povo. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes e VEIGA, Cynthia Greive (Orgs). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 349-422.
VIÑAO FRAGO, Antonio. Historia de la educación y historia cultural. Posibilidades, problemas, cuestiones. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: ANPEd, n. 0, p. 63-82, Set./Dez. 1995. Disponível em: <http://www.anped.org.br/sites/default/files/rbe/files/rbe_0.pdf> Acesso em: 15 dez. 2019.