Narrativas e memórias sobre a condição negra em Paris

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p627-647

Palavras-chave:

Paris, Negros, Memória, Narrativa, Identidade

Resumo

Este artigo é resultado do projeto de pesquisa desenvolvido em um estágio pós-doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) que propôs uma reflexão sobre a “condição negra” em Paris. Foram registrados 21 depoimentos de negros e negras radicados em Paris. Os depoimentos foram gravados em áudio e conduzidos por um roteiro semiestruturado de perguntas sobre origem e experiências de trânsito espacial, social e cultural, dados pessoais, profissão, relatos sobre experiências de conotação racista, sobre práticas sociais e culturais que determinam uma “condição negra”, sobre estratégias de mobilidade e inserção social mais ampla, recorrentes em contexto brasileiro, tais como a música, o esporte e os relacionamentos sexoafetivos inter-raciais. Apenas as narrativas e trajetórias de três sujeitos serão citadas e discutidas. Antes disso, será qualificada a apropriação das categorias analíticas narrativa, memória e patrimônio. Em seguida, será situado o debate sobre universalismo republicano, “condição negra” e identidade étnico-racial em contexto francês. As narrativas desses sujeitos revelam trajetórias que se cruzam no modo como elaboram memória, identidade racial e patrimônio. Do mesmo modo, contrariam os princípios republicanos de igualdade, fraternidade e liberdade. Suas trajetórias pessoais os colocam em um ponto de tangenciamento com trajetórias e configuração de memória, de identidade racial e patrimônio de sujeitos negros radicados em outros contextos nacionais tal qual o Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ari Lima, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (2003). Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Bahia (1990). Atualmente é Professor Pleno da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural e líder do Grupo de Pesquisa Núcleo das Tradições Orais e Patrimônio Imaterial (NUTOPIA) da UNEB. Realizou Estágio Pós-Doutoral entre julho de 2018 a julho 2019 na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) vinculado ao Laboratório Institut des Mondes Africains (IMAF). Atua na área da Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, com ênfase nos seguintes temas: culturas afro-brasileiras, relações étnico-raciais, patrimônio imaterial. Autor do livro Uma crítica cultural sobre o pagode baiano. Música que se ouve, se dança e se observa pela Editora Pinaúna (2016) e do livro O que fazer com o cabelo de Marly? Estudos sobre música e relações raciais pela editora EDUNEB (2017). Possui também diversos trabalhos publicados no Brasil e no exterior sobre as temáticas mencionadas acima.

Referências

APPIAH, Kwame Anthony. A invenção da África. In: APPIAH, Kwame Anthony. Na casa do meu pai: a África na filosofia da cultura. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997. p. 19-51.

BARRETO, Afonso Henriques Lima. Recordações do escrivão Isaías Caminha. São Paulo: Ática, 1984.

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nicolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia, técnica e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas. São Paulo: Brasiliense, v. 1, 7 ed., 1994. p. 197-221.

BATAILLE, Philippe. Le Racisme au travail. Paris: La Découverte, 1999.

COSTA, Edil Silva. Ensaios de malandragem e preguiça. Curitiba: Appris, 2015.

ELIAS, Norbert. O processo civilizador: uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994, v. I.

ELLISON, Ralph. Homem invisível. Rio de Janeiro: José Olympio, 2013.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.

FASSIN, Didier et FASSIN, Éric. Introduction: à l´ombre des émeutes. In: FASSIN, Didier et FASSIN, Éric. De la question sociale à la question raciale? Représenter la société française. Paris: Édition La Découverte, 2006. p. 5-16.

FASSIN, Didier. Du déni à la dénégation: psychologie politique de la représentation des discriminations. In: FASSIN, Didier et FASSIN, Éric. De la question sociale à la question raciale? Représenter la société française. Paris: Édition La Découverte, 2006. p. 141-165.

FERNANDES, Florestan. A Integração do negro na sociedade de classes. v. 1 e 2. São Paulo: Editora Ática, 1978.

FERREIRA, Jerusa Pires. Cultura é memória. In: FERREIRA, Jerusa Pires. Armadilhas da memória e outros ensaios. Cotia: Ateliê Editorial, 2003. p. 69-87.

GILROY, Paul. O Atlântico negro: modernidade e dupla consciência. São Paulo/Rio de Janeiro: Ed. 34/Universidade Cândido Mendes, Centro de Estudos Afro-Asiáticos, 2001.

GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. Racismo e anti-racismo no Brasil. São Paulo: Ed. 34, 1999.

GONÇALVES, José Reginaldo Santos. Ressonância, materialidade e subjetividade: As culturas como patrimônio. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, nº 23, ano 11, p. 15-36, jan/jun 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71832005000100002. Acesso em: 10 jan. 2020.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. 2ª edição. São Paulo: Edições Vértice. Editora Revista dos Tribunais, 1990.

INSTITUT NATIONAL DE LA STATISTIQUE ET DES ÉTUDES ÉCONOMIQUES (INSEE). Disponível em: https://www.insee.fr/fr/accueil. Acesso em: 17 jan. 2020.

LANGDON, Ester Jean. A fixação da narrativa: do mito para a poética de literatura oral. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, nº 12, ano 5, p. 13-36, dezembro de 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ha/v5n12/0104-7183-ha-5-12-0013.pdf. Acesso em: 10 jan. 2020.

LIMA, Ari. A legitimação do intelectual negro no meio acadêmico brasileiro: negação da inferioridade, confronto ou assimilação intelectual? Afro-Ásia, Salvador, CEAO/FFCH/UFBA, nº 25-26, p. 281-312, 2001.Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/21015. Aceso em: 10 jan. 2020.

LIMA, Ari. O que fazer com o cabelo de Marly? Estudos sobre relações raciais e música negra. Salvador: EDUNEB, 2017.

MBEMBE, Achille. Critique de la raison nègre. Paris: Éditions La Découverte, 2013.

NDIAYE, Pap. La Condition noire: essai sur une minorité française. Paris: Éditions Calmann-Lévy, 2008.

NOIRIEL, Gérard. « Color blindness » et construction des identités dans l´éspace public français. In: FASSIN, Didier et FASSIN, Éric. De la question sociale à la question raciale? Représenter la société française. Paris: Édition La Découverte, 2009. p. 166-182.

POLLAK, Michel. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, nº 3, v. 2, p. 3-15, 1989a. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2278/1417. Acesso em: 10 jan. 2020.

POLLAK, Michel. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, nº 3, vol. 2, p. 200-212,1989b. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/1941/1080. Acesso em: 10 jan. 2020.

SAADA, Emmanuelle. Les Enfants de la colonie: les métis de l´Empire français entre sujétion et citoyenneté. Paris: Éditions La Découverte, 2007.

SANSONE, Livio. O Olhar Forasteiro: Seduções e ambigüidades das relações raciais no Brasil. In: BACELAR, Jeferson e CAROSO, Carlos. Brasil: um país de negros? Rio de Janeiro/Salvador: Pallas/CEAO, 1999. p.15-33.

SANTOS, Cecília Rodrigues dos Santos. Novas fronteiras e novos pactos para o patrimônio cultural. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, nº 2, v.15, p. 43-48, abr-jun 2001. Disponivel em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-88392001000200007&script=sci_arttext&tlng=es. Acesso em: 10 jan. 2020.

WIEVIORKA, Michel. La France raciste. Paris: Éditions Du Seuil, 1992.

FILMOGRAFIA

GERBER, Raquel (Direção). Ori: cabeça e consciência negra. NASCIMENTO, Beatriz (Texto e narração). MOREIRA, Renato Neiva (Edição). PENNA, Hermano (Fotografia). NASCIMENTO, Beatriz (Elenco). Rio de Janeiro: 1989.

GÉLAS, Juan (Direção). Noirs de France. BLANCHARD, Pascal e GÉLAS, Juan (Argumento). TUBAUT, Françoise (Edição). ELECTON, Bob (Fotografia). DIBANGO, Manu; DÉSIR, Harlem; NDIAYE, Pap; TAUBIRA, Christiane; VERGÈS, Françoise etc. (Elenco). Paris: 2012.

PECK, Raoul (Direção). Eu não sou seu negro. STRAUSS, Alexandra (Edição). BILL, Henry Adebonojo e ROSS, Turner (Fotografia) Elenco: BALDWIN, James ; JACKSON, Samuel L. ; KING, Martin Luther. Nova York: 2017.

Downloads

Publicado

2020-06-29

Como Citar

LIMA, A. Narrativas e memórias sobre a condição negra em Paris. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 5, n. 14, p. 627–647, 2020. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p627-647. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7960. Acesso em: 28 mar. 2024.