O método (auto)biográfico como dispositivo de formação na iniciação científica

Palavras-chave: Experiência. Formação. (Auto)Biográfica. Iniciação Científica. TCC.

Resumo

Este artigo traz as compreensões sobre o processo formativo de ex-estudantes do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), que participaram da Iniciação Científica (IC) no Edital UESB nº 031/2016 promovida pelo grupo de estudos e pesquisa Narrativas, formação e experiência (Naforme) no projeto A travessia da formação em Jornalismo: narrativas de vida e experiência em curso. Esta investigação objetiva compreender no que participar da IC imbrica no processo formativo do estudante e na escolha do tema e no desenvolvimento do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Para tanto, utilizamos o método (auto)biográfico e como técnica de pesquisa a entrevista aberta com quatro ex-estudantes que participaram da IC e já concluíram seus TCCs. Assim, ao final, esta pesquisa possibilitou compreender a importância que o participar da IC e de grupo de estudo e pesquisa tem, na formação profissional/humana dos estudantes e o quanto isso influencia nas escolhas futuras; tanto no âmbito acadêmico, como o tema e desenvolvimento do TCC, quanto para à ampliação de seus horizontes formativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Nogueira Macena, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduanda em Jornalismo na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Integrante do projeto de pesquisa Narrativas, Formação e Experiência (Naforme). 

Élica Luiza Paiva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Doutora em Educação pela Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora adjunta do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Coordenadora do projeto de pesquisa Narrativas, Formação e Experiência (Naforme).

Referências

CABRERO, Rodrigo de Castro; COSTA, Maria da Piedade Resende da. Elementos e sujeitos que constituem a experiência da iniciação científica. In: MASSI, Luciana; QUEIROZ, Salete (orgs.) Iniciação Científica: aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior. São Paulo: Editora UNESP, p. 109-129, 2015. Disponível em: http://books.scielo.org/id/s3ny4/pdf/massi-9788568334577-06.pdf. Acesso em: 16 mai. 2020.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e educação: figuras do indivíduo-projeto. Prefácio Pierre Dominicé; Tradução de Maria da Conceição Passeggi, João Gomes da Silva Neto, Luis Passeggi. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.

FERRAROTTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias. (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010. p. 33-57.

FINGER, Matthias. (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Tradução de Flávio Paulo Meurer. 3ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

GENETTE, Gérard. Nouveau discours du récit. Paris: Seuil, 1983.

HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. Trad.: de Laurent Léon Schaffter. São Paulo: Edições Vértice, 1990.

JOSSO, Marie-Christine. Experiência de vida e formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan./fev./mar./abr., 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Acesso em: 10 ago. 2018.

NÓVOA, António. Prefácio. In: JOSSO, Marie-Christine. Experiência de vida e formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010. p. 07-17.

PAIVA, Élica. Narrativas de histórias de vida como formação de si: um jogo com adolescentes do povoado do Maracujá. Lisboa: Chiado Editora, 2018.

____________. A travessia da formação em Jornalismo: narrativas de vida e experiência em curso. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Uesb. Resolução CONSEPE nº. 031/2016.

PASSEGGI, Maria da Conceição. A Experiência em Formação. Educação, Porto Alegre, PUCRS, v. 34, nº 2, p. 147-156, maio/ago., 2011. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/viewFile/8697/6351. Acesso em: 4 jun. 2019.

SOUZA, Elizeu Clementino. (Auto)biografia, histórias de vida e práticas de formação. Salvador: Edufba, 2007.

Publicado
2020-06-29
Métricas
  • Visualizações do Artigo 734
  • PDF downloads: 459
Como Citar
MACENA, F. N.; PAIVA, ÉLICA L. O método (auto)biográfico como dispositivo de formação na iniciação científica. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 5, n. 14, p. 815-828, 29 jun. 2020.