O método (auto)biográfico como dispositivo de formação na iniciação científica
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p815-828Palavras-chave:
Experiência. Formação. (Auto)Biográfica. Iniciação Científica. TCC.Resumo
Este artigo traz as compreensões sobre o processo formativo de ex-estudantes do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), que participaram da Iniciação Científica (IC) no Edital UESB nº 031/2016 promovida pelo grupo de estudos e pesquisa Narrativas, formação e experiência (Naforme) no projeto A travessia da formação em Jornalismo: narrativas de vida e experiência em curso. Esta investigação objetiva compreender no que participar da IC imbrica no processo formativo do estudante e na escolha do tema e no desenvolvimento do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Para tanto, utilizamos o método (auto)biográfico e como técnica de pesquisa a entrevista aberta com quatro ex-estudantes que participaram da IC e já concluíram seus TCCs. Assim, ao final, esta pesquisa possibilitou compreender a importância que o participar da IC e de grupo de estudo e pesquisa tem, na formação profissional/humana dos estudantes e o quanto isso influencia nas escolhas futuras; tanto no âmbito acadêmico, como o tema e desenvolvimento do TCC, quanto para à ampliação de seus horizontes formativos.
Downloads
Referências
CABRERO, Rodrigo de Castro; COSTA, Maria da Piedade Resende da. Elementos e sujeitos que constituem a experiência da iniciação científica. In: MASSI, Luciana; QUEIROZ, Salete (orgs.) Iniciação Científica: aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior. São Paulo: Editora UNESP, p. 109-129, 2015. Disponível em: http://books.scielo.org/id/s3ny4/pdf/massi-9788568334577-06.pdf. Acesso em: 16 mai. 2020.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e educação: figuras do indivíduo-projeto. Prefácio Pierre Dominicé; Tradução de Maria da Conceição Passeggi, João Gomes da Silva Neto, Luis Passeggi. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.
FERRAROTTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias. (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010. p. 33-57.
FINGER, Matthias. (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Tradução de Flávio Paulo Meurer. 3ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
GENETTE, Gérard. Nouveau discours du récit. Paris: Seuil, 1983.
HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. Trad.: de Laurent Léon Schaffter. São Paulo: Edições Vértice, 1990.
JOSSO, Marie-Christine. Experiência de vida e formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan./fev./mar./abr., 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Acesso em: 10 ago. 2018.
NÓVOA, António. Prefácio. In: JOSSO, Marie-Christine. Experiência de vida e formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010. p. 07-17.
PAIVA, Élica. Narrativas de histórias de vida como formação de si: um jogo com adolescentes do povoado do Maracujá. Lisboa: Chiado Editora, 2018.
____________. A travessia da formação em Jornalismo: narrativas de vida e experiência em curso. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Uesb. Resolução CONSEPE nº. 031/2016.
PASSEGGI, Maria da Conceição. A Experiência em Formação. Educação, Porto Alegre, PUCRS, v. 34, nº 2, p. 147-156, maio/ago., 2011. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/viewFile/8697/6351. Acesso em: 4 jun. 2019.
SOUZA, Elizeu Clementino. (Auto)biografia, histórias de vida e práticas de formação. Salvador: Edufba, 2007.