AS CRIANÇAS NA ESCOLA, SEUS ENREDOS E NARRATIVAS

Autores

  • Gianine Maria de Souza Pierro

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n4.p205-219

Palavras-chave:

Cultura da escola, Cultura da infância, Roda de Conversa, Pesquisa Narrativ, Reflexividade

Resumo

Refletir sobre a cultura escolar e a cultura da infância, a partir das narrativas do que dizem as crianças sobre a escola é o desafio que trazemos neste texto. Para tanto, dialogamos com Bruner (1997; 2001), Passeggi (2011), Pino (2005), Ricoeur (1997), Vigotski (1998) e Wulf (2016), e como metodologia desenvolvemos rodas de conversas (PASSEGGI, 2011), realizadas em uma escola pública na cidade de Niterói, com alunos de Ensino Fundamental com idade entre 6 e 8 anos, tendo, como parceiros, personagens e autores dos livros de histórias. Esta pesquisa, ancorada nos princípios e métodos da pesquisa (auto)biográfica em Educação, apresenta como objetivo dar visibilidade à voz da criança, destacando o seu modo de refletir, para melhor pensar o papel da escola no acolhimento institucional da infância. Como resultado possibilitou: (a)olhar a criança pelo que é, o que pensa e diz e não pelo que poderá ser; (b) reafirmar a pertinência da abordagem em rodas de conversa, contribuindo e ampliando o repertório de práticas de investigação e análise da voz da criança, e (c) desvelar a possibilidade da criança alternar entre o lugar de espectadora e personagem dos fatos e situações narrados, a partir da experiência de ser criança em diferentes tempos e espaços.

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Publicado

2017-04-29

Como Citar

PIERRO, G. M. de S. AS CRIANÇAS NA ESCOLA, SEUS ENREDOS E NARRATIVAS. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 205–219, 2017. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n4.p205-219. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3606. Acesso em: 22 dez. 2024.