Chamada de artigos Dossiê Histórias de vida e (auto)biografias de intelectuais e educadores/as sociais v. 5, n. 13 - Jan./Abr. 2020
Dossiê Histórias de vida e (auto)biografias de intelectuais e educadores/as sociais
v. 5, n. 13 – Jan./Abr. 2020
As Histórias de Vida, conhecidas como uma das possibilidades metodológicas no âmbito das pesquisas narrativas (auto)biográficas em educação, são, igualmente, produto de estudos que tematizam trajetórias vivenciais, em suas tramas singulares/plurais, tecidas no tríplice presente que envolve passado, presente e futuro. São, portanto, uma construção fruto de um processo peculiar de intercâmbio entre pesquisador/a e narrador/a que implica um círculo virtuoso entre a enunciação e a escuta atenta e sensível, visando a partilha de uma história que se faz em movimento. Além das narrativas enunciadas oralmente ou, até mesmo por escrito, se fazem úteis outras fontes como as documentais e imagéticas que, em diálogo com os referenciais epistemológicos e teórico-metodológicos do/a pesquisador/a, muito auxiliam na interpretação e significação de uma vida para os partícipes dessa aventura (auto)biográfica. A significação do vivido pelos sujeitos históricos da educação, em passado distante ou não tão distante, mostra-se crucial na atualidade, razão pela qual se fazem no Brasil e no exterior estudos cada vez mais voltados para produções que dão a ver novas histórias e versões que na contemporaneidade lhes proporcionem o indagar sobre si mesmo e sobre o outro, no âmbito do que se pode denominar de surgimento de uma política-vida. Conscientes da significação das Histórias de Vida de intelectuais e educadores(as) sociais – de qualquer área, acadêmicos ou exteriores à academia, atuantes em sistemas educacionais formais ou informais – para a tessitura dessa política-vida nos tempos hodiernos, o Dossiê abre-se para contribuições, mediante textos que compartilhem uma história de vida ou narrativas (auto)biográficas, bem como para artigos relativos à discussão do método e possíveis desenvolvimentos teórico-metodológicos em pesquisas dessa natureza.
Coordenação:
Maria Helena Menna Barreto Abrahão (UFPel)
Inês Ferreira de Souza Bragança (UNICAMP)
Submissão de textos: até 30 de setembro de 2019
Informações sobre as normas de publicação e diretrizes de submissão de trabalhos encontram-se na plataforma SEER, no seguinte endereço: http://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/
Outras informações através do e-mail: biographassociacao@gmail.com
Conselho Editorial da RBPAB