O corpo da página

saberes decoloniais em três publicações de dramaturgia

Autores

  • Ligia Souza de Oliveira Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.30620/pdi.v13n3.p125

Palavras-chave:

Publicação de dramaturgia, Decolonização do saber, Pós-livro, Oralitura

Resumo

O estudo pretende refletir sobre a possibilidade de decolonização do livro a partir das reflexões construídas por Françoise Vergès, Leda Maria Martins e Hélène Cixous, articulando noções como pós-museu, oralitura e escrita das mulheres. As reflexões se apresentam como base para análise de três publicações de dramaturgia: Vaga Carne de Grace Passô, MÃE ou Eu também não Gozei de Letícia Bassit e Manifesto Transpofágico de Renata Carvalho. Ressaltando a inscrição do corpo nas páginas das dramaturgias, o artigo sugere a proposição de um pós-livro para contemplar as criações dessas artistas.

[Recebido em: 15 jul. 2023 – Aceito em: 25 out. 2023]

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Biografia do Autor

Ligia Souza de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Pesquisadora, dramaturga e professora. Pesquisadora de pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas no Programa de Pós Graduação em Artes do Corpo. Doutora em Teatro pela Universidade de São Paulo (BR) com período de intercâmbio na Universidade de Paris 8 – Saint-Denis na França. Mestre em Letras pela Universidade Federal do Paraná e Bacharel em Artes Cênicas pela Faculdade de Letras do Paraná. Esta pesquisa é financiada pela FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (processo nº 2021/04837-9).

Referências

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Publicado

2023-12-12

Como Citar

OLIVEIRA, L. S. de. O corpo da página: saberes decoloniais em três publicações de dramaturgia. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 13, n. 3, p. 125–148, 2023. DOI: 10.30620/pdi.v13n3.p125. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/v13n3p125. Acesso em: 28 dez. 2024.