Cultura militar no CPM/Alagoinhas

apontamentos sobre disciplina, gênero e “raça” no cotidiano escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/pdi.v11n1.p103

Palavras-chave:

Cultura militar, Disciplina, Raça, Sexualidade e gênero

Resumo

Esse estudo visa socializar a memória de um professor civil que conviveu no mundo militar em diversas frentes, desde o alistamento e a prestação do serviço militar à docência em um sistema militar de ensino. Para tanto, lançamos mão do histórico do Exército brasileiro evidenciando a criação do primeiro Colégio Militar que estimulou a criação do Sistema Colégio Militar do Brasil, resultando em vários colégios militares espalhados pelo país. No meu caso relatei as experiências pedagógicas vividas durante 20 anos no âmbito do Colégio Militar de Salvador. Destacando desde a sua criação, passando pelo processo de seleção de novos alunos para ingressar no sistema de ensino, pela definição do comportamento e disciplina do corpo discente a partir de um regimento específico para os colégios militares, pelo aspecto competitivo e individualista cultuados na instituição soteropolitana, pela diversificação do corpo docente tanto na forma de ingresso, quanto na formação acadêmica, pela análise da proposta pedagógica adotada no colégio, até o patrulhamento pedagógico executado por agentes militares ocupantes de cargos estratégicos na gestão da educação militar, mesmo tendo esses agentes, formação acadêmica frágil ou alheia à educação. Na tentativa de cumprir essa tarefa, apresentei uma narrativa (auto)biográfica dessas impressões enquanto professor desse sistema educacional. Esse estudo contou também com procedimentos metodológicos sustentados na pesquisa qualitativa a partir da análise e interpretação de documentos e textos científicos publicados sobre o sistema educacional militar, visando descrever os fenômenos e compreender as atitudes, motivações e comportamentos vivenciados, especificamente, no Colégio Militar de Salvador. A abordagem (auto)biográfica como caminho investigativo e reflexivo do fazer pedagógico, foi uma ferramenta importante na pesquisa. Desta forma, esse estudo teve como objetivo a descrição dos relatos (auto)biográficos e pesquisa bibliográfica sobre os aspectos pedagógicos do Colégio Militar de Salvador e outras peculiaridades que tomamos conhecimento por ocasião de 20 anos de trabalho como professor civil nessa instituição de ensino.

[Recebido em: 21 mai. 2021 – Aceito em: 18 jun. 2021]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Célio de Souza Mota, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutorando do Programa de História da UFBA.

Referências

BAHIA, Decreto nº 16.765, de 9 de abril de 1957.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente.

BRASIL. Lei nº 9.786, de 8 de fevereiro de 1999. Dispõe sobre o Ensino no Exército Brasileiro e dá outras providências.

CARTA CAPITAL. “Militarizar as escolas é a solução para a educação? 23 de abril de 2019.” Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/educacao/militarizar-as-escolas-e-asolucao-para-a-educacao-2. Acesso em: 24 abr. 2019.

DIÁRIO OFICIAL nº 7148 e 7149, de 17/18 /07/1965.

EXÉRCITO BRASILEIRO. Portaria nº 079-EME, de 13 de julho de 2000. Manual de Campanha C 22-5 – Ordem Unida, 3ª Edição, 2000.

EXÉRCITO BRASILEIRO. Regulamento dos Colégios Militares (R-69). Portaria nº 042, de 6 de fevereiro de 2008.

EXÉRCITO BRASILEIRO/CSM. Manual do candidato. Disponível em: https://www.pciconcursos.com.br/concurso/colegio-militar-de-salvador-ba-40-vagas. Acesso em: 27 jun. 2019.

FERRAZ, Ricardo. “Entrevista com Mário Sérgio Cortella: 'Quem não gostaria de ver excelência de escolas militares em todo o ensino?'”, 18 novembro 2018. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-46158479?fbclid=IwAR383oRvlWMFnETZKPHCQqWvLwJjw1v0g9lyPEKWsZSrFT5C2IQfrVrY9rs. Acesso em: 21 nov. 2018.

FERREIRA, Sônia Maria Moraes. O Protagonismo de Jovens no Ensino Médio do Colégio Militar de Salvador: compreendendo “atos de currículo” em experiências socioculturais de formação. Tese (doutorado) – Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador, 2012.

FOCAULT, Michael. Vigiar e Punir. Nascimento da prisão. Trad. de Raquel Ramalhete. Petrópolis, RJ: Vozes, 1987.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: OLHO D’água, 1997.

IFBA. Edital de abertura de inscrição do processo seletivo IFBA 2019 - Cursos Técnicos – Forma Integrada. Disponível em: https://portal.ifba.edu.br/processoseletivo2019/arquivos/pdfs/integrado/edital_prosel-2019_forma-integradarev03.pdf. Acesso em: 26 Jun. 2019.

JESUS, Andrea Reis de. O Colégio da Polícia Militar da Bahia e a Força das Tradições (1957-1972), XXIX Simpósio de História Nacional. Contra os preconceitos: História e democracia. Disponível em: https://www.snh2017.anpuh.org/resources/anais/54/1502742388_ARQUIVO_ColegiodaPoliciaMilitardaBahia.pdf. Acesso em: 18 ago. 2018.

JESUS, Andréa Reis de. Colégio Estadual da Polícia Militar da Bahia: formando brasileiros e soldados (1957-1972). Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2011. Jesus 2017

JULIA, Dominique. “A Cultura Escolar como Objeto Histórico”. Revista brasileira de história da educação. São Paulo, n. 1, p. 9-39, janeiro/jun, 2001.

JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Heterossexismo e vigilância de gênero no cotidiano escolar: a pedagogia do armário. In: SILVA, Fabiane Ferreira da & MELLO, Elena Maria Billig (Org.). Corpos, gêneros, sexualidades e relações étnico-raciais na Educação. Uruguaiana, RS: UNIPAMPA, 2011.

LAVELBERG, Catarina. Violência na escola: O currículo pode ser um recurso potente para encarar esse tema difícil e promover ações concretas com os alunos. Nova Escola. 1 de agosto de 2012. Disponível em: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/317/violencia-na-escola. Acesso em: 21 Jun. 2019.

LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2018.

LIBÂNEO, José Carlos. “As Teorias Pedagógicas Modernas Resignificadas pelo debate Contemporâneo na Educação”. Disponível em: https://www.fclar.unesp.br/Home/Graduacao/Espacodoaluno/PETprogramadeEducacaoTutorial/Pedagogia/capitulo-libaneo.pdf. Acesso em: 13 Mar. 2019.

LIMA, Maria Nazaré Mota de (Org.). Escola plural: a diversidade está na sala: formação de professores/as em história e cultura afro-brasileira e africana. 3. ed, São Paulo: Cortez; Brasília: UNICEF, 2012.

LOURO, Guacira Lopes (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.

LOURO, Guacira Lopes. Segredos e mentiras do currículo. Sexualidade e gênero nas práticas escolares. In: LOURO, Guacira Lopes. Currículo, Gênero e Sexualidade. Porto: Porto editora LDA, 2000.

LUCHETTI, Maria Salute Rossi. O ensino no exército brasileiro: histórico, quadro atual e reforma. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2006.

MACEDO, Roberto Sidnei. A etnopesquisa crítica e multirreferencial nas ciências humanas e na educação. Salvador: EDUFBA, 2000.

MENEZES, Denise Brasil. A Importância da Disciplina existente no Colégio Militar em Goiás como fator de redução da Violação dos Direitos Humanos. Proposta do Pré-projeto de pesquisa-intervenção (monografia) – Universidade de Brasília, EF, 2015.

MÉSZAROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo Editorial, 2008.

MILANEZ, Milton. “A disciplinaridade dos corpos: o sentido em revista” In: SARGENTIN, Vanice e NAVARRO-BARBOSA, Pedro. Foucault e os domínios da Linguagem: discurso, poder, subjetividade. São Carlos, SP: Claraluz, 2004. p. 183-200.

NOGUEIRA, Jefferson Gomes. Educação Militar no Brasil: Um breve histórico. Revista CAMINE: Caminhos da Educação, Franca, v. 6, n. 1, 2014. Disponível em: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/1052. Acesso em: 1 dez. 2017.

OLIVEIRA. Ana Flávia Ferreira de Brito. Orientações do Componente Curricular Instrução Militar. Salvador: PMBA/CPM, 2018.

PMBA. Diretriz Educacional Nº 001, de 15 de janeiro de 2016. Aprova o Regimento Escolar dos Colégios da Polícia Militar da Bahia e dá outras providências. Disponível em: http://www.pm.ba.gov.br/images/files/REGIMENTO%20INTERNO%20DOS%20CPM.pdf. Acesso em: 20 dez. 2020.

PMBA. Regulamento Disciplinar da Rede CPM. Disponível em: http://www.pm.ba.gov.br/index.php?view=article&catid=192%3Ainstitucional&id=2552%3Ardcpm&format=pdf&option=com_content&Itemid=714. Acesso em: 30 Mai 2019.

PUTTI, Alexandre. “Ele não”, protesta aluna de colégio militar homenageada pelo governo. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/politica/elenao-protesta-aluna-de-colegio-militar-homenageada-pelo-governo. Acesso em: 26 jun. 2019.

QUEIROZ, Cássia. “As mulheres na Policia Militar da Bahia: nossa história e estória!” In: NETO, Jaime Pinto Ramalho (Org.). Mulheres na SSP-BA: 60 anos de história e trajetória. Salvador: Assembleia Legislativa da Bahia, 2017.

Redação Se liga Alagoinhas com Alta Pressão. “Com integração do Polivalente, CPM Alagoinhas abre 480 vagas novas vagas para 2018.” 18 jan. 18. Disponível em: https://www.seligaalagoinhas.com.br/2018/01/18/com-integracaodopolivalente-cpm-alagoinhas-abre-480-novas-vagas-para-2018. Acesso em: 13 Jun. 19.

SANTOS, Raimunda Delfino dos. A Genealogia dos Regimentos Internos do Colégio da Polícia Militar de Goiânia. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Letras, 2010.

SEC/BA. Portaria nº 5.872, de 15 de julho de 2011. Regimento Escolar das unidades escolares integrantes do Sistema Público Estadual de Ensino e dá outras providências. 2011.

SEC/NTE-26/ Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia. Carta Aberta. Disponível em: https://www.aplbsindicato.org.br/wpcontent/uploads/2019/04/Carta-Aberta.29.03.pdf. Acesso em: 5 jun. 2019.

SEC/PMBA. Edital de Abertura de Inscrições n.º 001 - SEC/PM/2016-2017. Disponível em: http://editalcpm2016-2017completo.pdf. Acesso em: 9 out. 2021.

SILVA, Fabiane F. da; MELLO, Elena M. B. (Org.). Corpos, gêneros, sexualidades e relações étnico-raciais na Educação. Uruguaiana, RS: UNIPAMPA, 2011.

VEIGA, João M. “Militarização” da escola pública. Solução? entrevista com a Profa. Virginia Maria Pereira de Melo coordenadora do FEE-Goiás.” 03 Ago. 2015. Disponível em: http://www.anped.org.br/news/militarizacao-deescolas-publicas-solucao. Acesso em: 26 Jun. 2019.

Publicado

2021-07-26

Como Citar

MOTA, C. de S. Cultura militar no CPM/Alagoinhas: apontamentos sobre disciplina, gênero e “raça” no cotidiano escolar. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 11, n. 1, p. 103–132, 2021. DOI: 10.30620/pdi.v11n1.p103. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/14242. Acesso em: 30 nov. 2024.