As Mimosas da Praça Tiradentes

estratégias, poéticas e estéticas queer para um teatro musical brasileiro de mercado

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.30620/pdi.v13n3.p91

Mots-clés :

Teatro Musical, Musical, Queer, Subjetividades

Résumé

Este artigo apresenta uma breve contextualização do teatro musical e seu poder transformador, do gênero revista – identificado como um gênero de cunho popular, discriminado pela “elite intelectual”, porém de forte estabelecimento na produção nacional brasileira. Assim, nos debruçamos nas formas e representações pelas quais a produção queer no teatro musical brasileiro, pode transcender aos marcadores paradigmáticos de gênero e sexualidade estabelecidos, e servir como espaço de reflexão crítica, local de identificação, produção e reconhecimento para os sujeitos dissidentes. Buscamos refletir, mesmo que preliminarmente, sobre o alcance e as limitações das póeticas e estéticas queerness no espetáculo As Mimosas da Praça Tiradentes, enquanto estratégia de mudança social, visibilidade, potencial mercadológico e estimulador de saberes, sensibilidades e afetos.

[Recebido em: 15 jul. 2023 – Aceito em: 25 out. 2023]

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Marcelo Nogueira, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutorando em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com Bolsa de Pesquisa da PAPESB. Mestre em Musicologia (UFRJ). Ator, cantor e produtor cultural.

Références

BRANDÃO, Tânia. Em busca de um teatro musical carioca (Introdução) Imprensa Oficial. São Paulo, 2010, p. 11-40.

BRANDÃO, Tânia. A irresistível arte de ser livre: As Mimosas da Praça Tiradentes. Folias Teatrais. Letra, cenas, imagens e carioquices. 27 de janeiro de 2012. Disponível em: https://foliasteatrais.com.br/2012/01. Acesso em: 3 de março de 2023.

BUTLER, Judith. O problema de gênero: feminismo e subversão de identidade. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 2003.

BUTLER, Judith. Corpos em Aliança e a política das ruas: notas para uma teoria performativa de assembleia. 4ª edição. – Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2019.

CARRILHO, Paulo. Teatro Musical – uma breve exposição. Volume 2. Editora Chiado. Portugal. 2016.

CAUDWELL, Jayne. Introduction. In: CAUDWELL, J. (Ed.). Sport, sexualities and Queer/Theory. New York: Routledge, p. 1-9, 2006.

DAVINO, Leonardo. As Mimosas da Praça Tiradentes. Mirar & ver. Disponível em: http://medindodias.blogspot.com/2012/01. Acesso em: 3 de março de 2023.

DEL RÍO, Elena. Deleuze and the cinemas of performance: powers of affection. Edinburg: Edinburg University Press, 2008.

DIAS, José. Teatros do Rio de Janeiro: do Século XVIII ao Século XX. Rio de Janeiro: Fundação Nacional de Artes. FUNARTE, 2012, p. 44-45.

FISCHER, Lionel. As Mimosas da Praça Tiradentes. Teatro/crítica. 12 de março de 2012. Disponível em: http://lionel-fischer.blogspot.com/search?q=mimosas+da+pra%C3%A7a. Acesso em: 5 de março de 2023.

GARCÍA, Paulo César; THÜRLER, Djalma. Os aprisionamentos culturais sem grades e os enfretamentos de corpos livres. Revista Língua & Literatura, v. 35, n. 20, p. 17-30, 2018.

GREEN, James N. Além do carnaval: a homossexualidade masculina no Brasil do Século XX. 2. Ed. São Paulo: Editora Unesp, 2019.

GASPARANI, Gustavo; RIECHE, Eduardo. As Mimosas da Praça Tiradentes – Musical. Rio de Janeiro, 2012.

HALBERSTAM, Jack. El arte queer del fracaso. Madrid: Egales, 2018.

HELIODORA, Bárbara. Musical não faz jus às glórias da Praça Tiradentes. Jornal O Globo. Segundo Caderno. p. 2. 17 de janeiro de 2012.

HERZOG, Amy. Dreams of difference, songs of the same: the musical moment in film. Minnesota: University of Minnesota Press, 2010.

LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre a sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

NASCIMENTO, Letícia Carolina Pereira do. Transfeminismo. São Paulo: Jandaíra, 2021. Feminismos Plurais.

PICON-VALLIN, Béatrice. A Cena em Ensaios. São Paulo: Perspectiva, 2008.

PRADO, Arthur. Como ser gay, o novo livro de David Halperin. Revista CULT, 2017. Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/como-ser-gay-uma-resenha. Acesso em: 07 de junho de 2023.

PRECIADO, Paul. Multidões queer: notas para uma política dos “anormais”. Estudos Feministas, Florianópolis. V. 19, n. 1, jan/abr. 2011.

PRECIADO, Paul. Manifesto Contrassexual: práticas subversivas de identidade sexual. São Paulo: n-1 edições, 2014.

PRECIADO, Paul. Testo Junkie: sexo, drogas e biopolítica na era farmocopornográfica. São Paulo: n-1 edições, 2018.

RAIA, Claudia. Sempre Raia um novo dia. Rio de Janeiro: Harper Collins Brasil, 2020. p. 137.

ROLNIK, Suely. Geopolítica da cafetinagem. In: Fazendo Rizoma: pensamentos contemporâneos. São Paulo: Hedra, 2008, p. 25-44.

ROUBINE, Jean-Jacques. Introdução às grandes teorias do teatro. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. p. 156.

THÜRLER, Djalma. And tell sad stories of the death of queens: o camp e a metáfora da vida como teatro. Revista Brasileira de Literatura Comparada, v. 23, p. 177-191, 2021.

THÜRLER, Djalma. Os aprisionamentos culturais sem grades e os enfrentamentos de corpos livre. Revista Língua & Literatura, v. 35, n. 20, p. 17-30, jan./jun. 2018.

THÜRLER, Djalma. Os efeitos marginalizadores da heteronormatividade em “The boys in the band”. Revista Apotheke 6.3 (2020).

TINKCOM, Matthew. Working like a homosexual: camp visual codes and the labor of gay subjects in the MGM Freed Unit. In: COHAN, Steven (ed.). Hollywood musicals, the film reader. London & New York: Routledge, 2002.

TREVISAN, João Silvério. Devassos no Paraíso. A homossexualidade no Brasil, da colônia até à atualidade. 4° ed. rev., atual. e amp. Rio de Janeiro: Objetiva, 2018.

VENEZIANO, Neyde. O teatro de revista no Brasil: dramaturgia e convenções. São Paulo: Editora UNICAMP, 1991.

TRAGTENBERG, Livio. Música de cena: dramaturgia sonora. São Paulo: Perspectiva, 2008, p. 114-117.

WLIAN, Luiz Fernando. Canções desviantes: momento musical e utopia no cinema queer contemporâneo. Revista Brasileira de Música, v. 33, N. I, Jan-jun. 2020 PPGM –UFRJ.

ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. São Paulo: Hucitec: EDUC, 1997. p. 157.

Vídeos

VENEZIANO, Neyde. Mamãe quero ser vedete (2019). Documentário. Disponível em: https://vimeo.com/274061081/6eb670361b. Acesso em: 03 de maio de 2023.

Podcast

SALA TUSP #21: O Teatro de Revista, com Neyde Veneziano. 5 de fevereiro de 2021. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/7b08tYHlVyA4r5JCuRmu4D?si=a434e10c28974244. Acesso em: 2 de maio de 2023.

Canções citadas

RESENDE, Paulinho; PERALVA, Juninho. Para uso exclusivo da casa. In: RIBEIRO, Dhi. Manual da mulher. Rio de janeiro: Universal Music, 2009. CD. Faixa 1.

Publié-e

2023-12-12

Comment citer

NOGUEIRA, M. As Mimosas da Praça Tiradentes: estratégias, poéticas e estéticas queer para um teatro musical brasileiro de mercado. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 13, n. 3, p. 91–110, 2023. DOI: 10.30620/pdi.v13n3.p91. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/v13n3p91. Acesso em: 22 nov. 2024.