A monstruosa normalidade em “A desafortunada história do romance de Julieta e Romeu”
DOI :
https://doi.org/10.30620/pdi.v13n3.p149Mots-clés :
ATeliê voadOR Teatro, Dramaturgia monstruosa, Monster studies, Teatro contemporâneoRésumé
Neste artigo, a peça teatral “A desafortunada história do romance de Julieta e Romeu”, encenada pela ATeliê voadOR Teatro, em 2022, é lida sob a perspectiva da monstruosidade, cuja característica principal consiste na reunião de vários elementos por justaposição, tornando a peça, não apenas a soma desses elementos, mas algo novo, desconhecido, ainda sem nome e resistente à descrição. A partir de “A cultura dos monstros: sete teses (2000), de Jerome Cohen – não o primeiro esforço, mas uma espécie de fundação para a criação do monster studies – procuramos pensar que a dramaturgia monstruosa, pode ser entendida como um método empírico interdisciplinar de produção dramatúrgica decolonial e contrahistórica que questiona estruturas e papéis sociais percebidos não apenas como normais, mas como forças naturais da vida.
[Recebido em: 15 jul. 2023 – Aceito em: 25 out. 2023]
Téléchargements
Références
ARDENNE, Paul. L’image corps. Figures de l’humain dans l’art du 20 siècle. Paris: Éditions du Regard, 384, 2010.
ARISTÓTELES. Poética. Disponível em: https://bityli.com/WnI8kE. Acesso em: 11 mar 2023.
ALIGHIERI, Dante. A divina comédia. Disponível em: https://bityli.com/tAHO14. Acesso em: 08 fev 2023.
COHEN, Jeffrey Jerome. A cultura dos monstros: sete teses. In: Pedagogia dos monstros – os prazeres e os perigos da confusão de fronteiras. SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
DERRIDA, Jacques. Passages – From Traumatism to Promise (Interview with Elisabeth Weber). In: Jacques Derrida, Elisabeth Weber, Peggy Kamuf: Points... Interviews, 1974-1994, Stanford, 1995, p. 372-395.
DUARTE, Eduardo de Assis; FONSECA, M. N. S. (org.). Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. Belo Horizonte: Editora UFMG, v. 4, História, teoria, polêmica, 2011.
FERNANDES, Juliana Assunção. Texto narrativo/texto dramático: uma análise de “A Rosa do Adro”. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2007.
GARCIA, Gérad. Roméo et Juliette: l’amour, la haine; l’amour, la mort. Academie Du Var, 2013. Disponível em: https://bityli.com/UD0RfV. Acesso em: 15 mar 2023.
GIL, José. Metafenomenologia da monstruosidade: o devir-monstro. In: Pedagogia dos monstros – os prazeres e os perigos da confusão de fronteiras. SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
HADDOCK LOBO, Rafael. Para um pensamento úmido: a filosofia a partir de Jacques. Tese. Doutorado em Filosofia. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
HADDOCK LOBO, Rafael. Sonho meu (ou a festa que Derrida me deu). In: MEDEIROS, Claudio; GALDINO, Victor. Experimentos de Filosofia pós-colonial. São Paulo: Ed. Filosófica Politeia, 2020.
HOISEL, Evelyne. Fronteiras do gênero dramático. In: LOPES, Cássia; LEÃO, Raimundo Matos (Org.). Tempos de dramaturgia. Salvador: EDUFBA, 2014.
LA CHANCE, Michaël. La monstruese normalité. Dans Palmiéri, C. (dir.) De la monstruosité: expression des passions. Québec: L’Instant même et Montréal: Jaune-Fusain, 55, 2000.
PEIXOTO JÚNIOR, Carlos Augusto. Sobre corpos e monstros: algumas reflexões contemporâneas a partir da filosofia da diferença. Psicologia em Estudo, Maringá, vol. 15, n. 1, p. 179-187, jan./mar. 2010.
RAMA, Ángel. Transculturación narrativa en América Latina. Panoramas. 2ª ed. Buenos Aires: Ediciones Andariego, 2008.
ROLNIK, Suely. “Geopolítica da cafetinagem”, in: FURTADO, B.; LINS, D. Fazendo rizoma – pensamentos contemporâneos. São Paulo: Hedra, 2008, p. 25-44.
RUFINO, Luiz. Pedagogia das encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.
RUFINO, Luiz. Vence-demanda: educação e descolonização. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2021.
SANTOS, Josué Leite. A (tecno)cena: Arte como política de subjetivação. Tese em Cultura e Sociedade. Universidade Federal da Bahia. Salvador: UFBA, 2019.
SHAKESPEARE, William. The Tragedy of Romeo and Juliet. Disponível em: https://bityli.com/92WkoP. Acesso em: 16 mar 2023.
SIMAS, Luiz Antonio; RUFINO, Luiz. A ciência encantada das macumbas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2018.
SIMAS, Luiz Antonio. O corpo encantado das ruas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019.
THÜRLER, Djalma. “Sabedoria é desaprender – notas para a construção de uma política cultural das margens”. In: SILVA, G. Alfabetização política, relações de poder e cidadania: perspectivas interdisciplinares. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2018, pp. 14-26.
THÜRLER, Djalma. Sexualidade e políticas de subjetivação no campo das artes. Salvador: UFBA, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências; Superintendência de Educação a Distância, 2019.
THÜRLER, Djalma. Dramaturgia monstruosa: teatro contemporâneo e outras políticas de subjetivação. Salvador: Projeto de Pesquisa Sênior, CNPQ, 2022.
THÜRLER, Djalma. A desafortunada história do romance de Julieta e Romeu. Salvador: mimeo, 2022b.
VASCONCELOS, Filomena. Ensaio sobre a inevitabilidade. In: SHAKESPEARE, Willian. Romeu e Julieta. Lisboa: Relógio D’água Editores, 2013.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural 2023
Cette œuvre est protégée sous licence Creative Commons Attribution - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Pontos de Interrogação o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.